Apresentação de novo membro

Matheus
Omegueiro iniciante
Mensagens: 19
Registrado em: 20 Jan 2023, 16:27

Re: Apresentação de novo membro

Mensagempor Matheus » 26 Jan 2023, 14:02

Admin escreveu:Matheus,

sabe fazer o teste de diagnostico das "piscadas" ? talvez algum erro armazenado incomum conte algo mais..

mas vamos debatendo sim. É bem util .

ok, então entendo que eventualmente o carro parece falhar em todos os cilindros de uma vez, como se tivesse muito rico ou com centelha fraca (caracteristica de queima ruim) . mas acontece totalmente eventual.

Certa vez em meu 4100 aconteceu algo parecido. Era o relé principal, que fica no cofre do motor. as vezes ele dava mal-contato internamente nele, e a alimentação para o carro (nesse caso, modulo de injeção) ficava comprometida. O carro ficava falhando ou fraco.

só descobri por ter um 3.0, e troquei o relé de um com o outro, e o problema trocou de veículo, mas demorou a aparecer.

:)


Ta aí mais uma ótima dica.

Vou conferir hoje mesmo os relés do cofre, até porque meu carro dorme na rua e talvez em razão das chuvas eles tenham oxidado.

Quanto ao teste das "piscadas" acho que no meu carro não vai dar certo. Porque o antigo dono adaptou o painel digital nele e várias luzes ficam acessas o tempo inteiro. Luz de óleo, check engine, e mais algumas. Segundo ele foi um erro na adaptação que fez as luzes ficarem acessas. Então acredito que isso inviabilize esse tipo de diagnóstico.
Omegueiro/opaleiro apaixonados pelos GM TT.

Avatar do usuário
marcosvl
Omegueiro de plantão
Mensagens: 553
Registrado em: 08 Out 2015, 14:30

Re: Apresentação de novo membro

Mensagempor marcosvl » 30 Jan 2023, 15:30

Amigo, aqui no fórum tem o procedimento para a adaptação do painel digital, ele e bem completo, eu substitui o meu analógico pelo digital com todas a funções, estuda o processo e e faz a correção na sua instalação.

Tem que verificar sonda Lambda, sensor de fase, pressão da bomba de combustível, sensor de temperatura do arrefecimento.

O 4.1 é danado para dar entrada falsa de ar pela junta do coletor de admissão e as buchas onde os bicos são encaixados, tem um entrada de vácuo embaixo do capacetão que fica na frente do atuador da marcha lente, essa mangueira vem das portinholas do motor de ar forçado que embaixo da capa dos limpadores do para-brisa, da uma verificada ali tbm.

Faz um limpeza em todos dos conectores que vai ali no cofre do motor, pode ser algum mau contato provocado pela vibração do motor, por isso hora da problema, hora não.

Quando o defeito aparece vc sente algum cheiro de combustível ou nota alguma fumaça no escapamento?
Omega Prata Huet 4.1 98/98
Simplesmente Absoluto!!!
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

danrmp
Omegueiro profissional
Mensagens: 470
Registrado em: 02 Dez 2015, 23:53

Re: Apresentação de novo membro

Mensagempor danrmp » 31 Jan 2023, 08:57

Não ficou muito claro o problema, mas eu faria da seguinte forma:

- Coletar os códigos de falha, apaga-los, rodar com o carro ate o sintoma ocorrer e notar se gera código de falha;

- Se gerar código, pegar a descrição dele e estudar as condições para gravação dele.

- Se não houver código de falha, analisar os fuel trims em lenta e com aceleração total. Verificar também se o MAF tem uma resposta de acordo (linear acompanhando a rotação em plena carga). Anexado um exemplo do meu 4.1 com tensão de sonda (note que ela deve ficar rica com pé embaixo) TPS, RPM e MAF.
Para uma explicação sobre os fuel trims recomendo estes videos:
https://www.youtube.com/watch?v=iYmOnXPBrB0
https://www.youtube.com/watch?v=wZc-zCr2QnE&t=3639s
https://www.youtube.com/watch?v=ILm8sJr ... 8y6Ho8clqp

OBS: Nos GM desta época, curto prazo (short term) é chamado integrador O2 e longo prazo (long term) é o BLM O2. 128 é 0%, acima são valores positivos, abaixo valores negativos.

Com isso vc já deve ter uma base se é alimentação ou cálculo de combustível.
Anexos
Captura de tela 2023-01-31 085046.jpg

Matheus
Omegueiro iniciante
Mensagens: 19
Registrado em: 20 Jan 2023, 16:27

Re: Apresentação de novo membro

Mensagempor Matheus » 31 Jan 2023, 09:06

marcosvl escreveu:Amigo, aqui no fórum tem o procedimento para a adaptação do painel digital, ele e bem completo, eu substitui o meu analógico pelo digital com todas a funções, estuda o processo e e faz a correção na sua instalação.

Tem que verificar sonda Lambda, sensor de fase, pressão da bomba de combustível, sensor de temperatura do arrefecimento.

O 4.1 é danado para dar entrada falsa de ar pela junta do coletor de admissão e as buchas onde os bicos são encaixados, tem um entrada de vácuo embaixo do capacetão que fica na frente do atuador da marcha lente, essa mangueira vem das portinholas do motor de ar forçado que embaixo da capa dos limpadores do para-brisa, da uma verificada ali tbm.

Faz um limpeza em todos dos conectores que vai ali no cofre do motor, pode ser algum mau contato provocado pela vibração do motor, por isso hora da problema, hora não.

Quando o defeito aparece vc sente algum cheiro de combustível ou nota alguma fumaça no escapamento?


Show de bola, amigo!
Vou conferir o post da adaptação do painel sim!

Quanto a falha do motor, não aparece cheiro de gasolina nem fumaça.

Um outro problema que o carro começou a apresentar é quando eu ligo ele. Parece que ele pega com algum bico travado aberto, ou com a injeção interpretando 100% de TPS. Porque ele fica super gordo, querendo morrer, e no computador de bordo acusa consumo de +/- 5lts/hora. Mas depois de 1 minutinho ele se corrige. O a lenta fica lisinha e com o consumo de +/- 2.5lts/hora.
Acredito que isso seja em decorrência do mesmo problema que afeta a aceleração do carro em determinados momentos.

Semana passada comprei no ML o scaner OPCom, ele deve chegar essa semana.
Estou torcendo para que ele acuse falha de algum sensor.
Omegueiro/opaleiro apaixonados pelos GM TT.

Matheus
Omegueiro iniciante
Mensagens: 19
Registrado em: 20 Jan 2023, 16:27

Re: Apresentação de novo membro

Mensagempor Matheus » 31 Jan 2023, 09:32

danrmp escreveu:Não ficou muito claro o problema, mas eu faria da seguinte forma:

- Coletar os códigos de falha, apaga-los, rodar com o carro ate o sintoma ocorrer e notar se gera código de falha;

- Se gerar código, pegar a descrição dele e estudar as condições para gravação dele.

- Se não houver código de falha, analisar os fuel trims em lenta e com aceleração total. Verificar também se o MAF tem uma resposta de acordo (linear acompanhando a rotação em plena carga). Anexado um exemplo do meu 4.1 com tensão de sonda (note que ela deve ficar rica com pé embaixo) TPS, RPM e MAF.
Para uma explicação sobre os fuel trims recomendo estes videos:
https://www.youtube.com/watch?v=iYmOnXPBrB0
https://www.youtube.com/watch?v=wZc-zCr2QnE&t=3639s
https://www.youtube.com/watch?v=ILm8sJr ... 8y6Ho8clqp

OBS: Nos GM desta época, curto prazo (short term) é chamado integrador O2 e longo prazo (long term) é o BLM O2. 128 é 0%, acima são valores positivos, abaixo valores negativos.

Com isso vc já deve ter uma base se é alimentação ou cálculo de combustível.


Entendi!
Vou assistir os vídeos para entender melhor sobre as sondas.

Seu gráfico vai ajudar bastante na hora de eu interpretar meu carro.
Esse gráfico você visualizou através de qual aparelho? Será que com o OPCom, com os valores fora do gráfico, (porque o opcom não apresenta gráfico), eu consigo fazer esse tipo de leitura? Estou receoso dele não comunicar com a central do 4.1.
Omegueiro/opaleiro apaixonados pelos GM TT.

Avatar do usuário
marcosvl
Omegueiro de plantão
Mensagens: 553
Registrado em: 08 Out 2015, 14:30

Re: Apresentação de novo membro

Mensagempor marcosvl » 31 Jan 2023, 16:22

Um outro problema que o carro começou a apresentar é quando eu ligo ele. Parece que ele pega com algum bico travado aberto, ou com a injeção interpretando 100% de TPS. Porque ele fica super gordo, querendo morrer, e no computador de bordo acusa consumo de +/- 5lts/hora. Mas depois de 1 minutinho ele se corrige. O a lenta fica lisinha e com o consumo de +/- 2.5lts/hora.


Com o motor frio e normal a mistura ficar rica, verifica como esta a estanqueidade dos bico e o formato do leque.
Omega Prata Huet 4.1 98/98
Simplesmente Absoluto!!!
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Avatar do usuário
Admin
Site Admin
Mensagens: 965
Registrado em: 02 Out 2015, 07:26

Re: Apresentação de novo membro

Mensagempor Admin » 31 Jan 2023, 18:15

ah!

fiz uma experiencia no 4100 domingo, que pode ajudar:

Restringi a entrada de ar da admissao. Achei um tarugo de nylon com 60% do diametro interno livre, que era usado para GNV. Coloquei na entrada do capacetao, depois do medidor de fluxo de ar.

A marcha lenta ficou gorda, bem gorda. quadrada, parece comando com grau. Mas ao acelerar, limpa na hora. nao faz fumaça, nao faz cheiro de gasolina. Mas fica assim na marcha lenta.

Com base nisso, penso se o medidor de fluxo de ar nao pode tá em algum momento mandando tudo errado.... Se voce passar por esse evento do carro se comportar mal , vai la e desconecta ele, ve o que acontece.

danrmp
Omegueiro profissional
Mensagens: 470
Registrado em: 02 Dez 2015, 23:53

Re: Apresentação de novo membro

Mensagempor danrmp » 31 Jan 2023, 21:09

Matheus escreveu:Esse gráfico você visualizou através de qual aparelho? Será que com o OPCom, com os valores fora do gráfico, (porque o opcom não apresenta gráfico), eu consigo fazer esse tipo de leitura? Estou receoso dele não comunicar com a central do 4.1.


Opcom utilizando o software da Vaux-com, que tem suporte a graficos. Eu nao lembro mais mas tem (ao menos tinha) uma manha pra fazer ele funciona.

Nao se preocupe que quase certo vc consegue falar com a motronic usando ele.

Matheus
Omegueiro iniciante
Mensagens: 19
Registrado em: 20 Jan 2023, 16:27

Re: Apresentação de novo membro

Mensagempor Matheus » 01 Fev 2023, 09:31

Admin escreveu:ah!

fiz uma experiencia no 4100 domingo, que pode ajudar:

Restringi a entrada de ar da admissao. Achei um tarugo de nylon com 60% do diametro interno livre, que era usado para GNV. Coloquei na entrada do capacetao, depois do medidor de fluxo de ar.

A marcha lenta ficou gorda, bem gorda. quadrada, parece comando com grau. Mas ao acelerar, limpa na hora. nao faz fumaça, nao faz cheiro de gasolina. Mas fica assim na marcha lenta.

Com base nisso, penso se o medidor de fluxo de ar nao pode tá em algum momento mandando tudo errado.... Se voce passar por esse evento do carro se comportar mal , vai la e desconecta ele, ve o que acontece.



Boa!
Esse teste de desplugar a MAF eu fiz uma vez, mas o carro não estava falhando tanto como agora. Vou repetir ele e reparar se ocorrerá alguma alteração no funcionamento.
Omegueiro/opaleiro apaixonados pelos GM TT.

Matheus
Omegueiro iniciante
Mensagens: 19
Registrado em: 20 Jan 2023, 16:27

Re: Apresentação de novo membro

Mensagempor Matheus » 01 Fev 2023, 09:36

danrmp escreveu:
Matheus escreveu:Esse gráfico você visualizou através de qual aparelho? Será que com o OPCom, com os valores fora do gráfico, (porque o opcom não apresenta gráfico), eu consigo fazer esse tipo de leitura? Estou receoso dele não comunicar com a central do 4.1.


Opcom utilizando o software da Vaux-com, que tem suporte a graficos. Eu nao lembro mais mas tem (ao menos tinha) uma manha pra fazer ele funciona.

Nao se preocupe que quase certo vc consegue falar com a motronic usando ele.


Show de bola!
O OPCom chega hoje e hoje mesmo vou começar os testes! :geek:
Omegueiro/opaleiro apaixonados pelos GM TT.