Identificação dos fios do vidro elétrico, travas elétricas e alarme.

antonio_carlos_sr
Omegueiro iniciante
Mensagens: 41
Registrado em: 22 Set 2020, 00:06

Re: Identificação dos fios do vidro elétrico, travas elétricas e alarme.

Mensagempor antonio_carlos_sr » 07 Nov 2020, 00:34

Boa noite caro Danrmp. Segue abaixo o esquema revisado, faltava uma ligação. Depois eu farei o esquema em software próprio (protheus ou algum outro) para ficar melhor. Também dei código aos componentes e fiz um esboço da placa com componentes e seus códigos. Ainda farei testes colocando a plaquinha no veículo novamente.
Quando comentou - "Só não consegui enxergar como T1 e T2 continuam conduzindo após desligar o fio preto." provavelmente porque aparece 12 V no fio CZ/BR conforme minhas anotações na SITUAÇÃO 4, mas observando que circulará corrente via linha 30 -> D3 -> R1 -> D8. Como CZ/BR está com o interruptor aberto, consegue-se medir 12 V.
Não achei muito boa a lógica dessa placa. Instalei um levantador de vidros em um Ford KA de minha esposa. Neste, quando se sai do veículo, os botões permanecem energizados por um tempo. Só se tem a função 1-toque se a linha 15 está ativada do contrario os vidros se comportam sem esta função. Talvez eu ainda pensei em projetar algo assim.
Ainda preciso levantar esquema e problema na luz cortesia que não está temporizando. Abraços.

PLACA CONTROLE BOTÕES VIDROS ELÉTRICOS COM ANOTAÇÕES - v2.jpg

PLACA CONTROLE BOTÕES VIDROS ELÉTRICOS DISPOSICAO COMPONENTES.jpg

danrmp
Omegueiro profissional
Mensagens: 462
Registrado em: 02 Dez 2015, 23:53

Re: Identificação dos fios do vidro elétrico, travas elétricas e alarme.

Mensagempor danrmp » 07 Nov 2020, 23:08

é possível, mas nesse caso, para o CZ é necessário a presença da lâmpada de teto ou a cigarra dos faróis para ter tensão no CZ/BR. Também temos os diodos à direita do esquema que impediriam a circulação de corrente nesse sentido.

na lampada de teto, na maioria das vezes basta trocar os dois eletrolíticos de 22uF x 50V que ela volta a funcionar com a temporização.

De qualquer forma se precisar de alguns testes em alguma placa aqui só me avisar.

antonio_carlos_sr
Omegueiro iniciante
Mensagens: 41
Registrado em: 22 Set 2020, 00:06

Re: Identificação dos fios do vidro elétrico, travas elétricas e alarme.

Mensagempor antonio_carlos_sr » 08 Nov 2020, 02:17

danrmp escreveu:é possível, mas nesse caso, para o CZ é necessário a presença da lâmpada de teto ou a cigarra dos faróis para ter tensão no CZ/BR. Também temos os diodos à direita do esquema que impediriam a circulação de corrente nesse sentido.

na lampada de teto, na maioria das vezes basta trocar os dois eletrolíticos de 22uF x 50V que ela volta a funcionar com a temporização.

De qualquer forma se precisar de alguns testes em alguma placa aqui só me avisar.


Entendi seu raciocínio. Mas como eu estava testando em bancada, o fio CZ ficou numa condição parecida quando temos um circuito de coletor aberto.
Como eu disse, achei o gato nas ligações. A plaquinha funcionou maravilhosamente bem, fiquei até entusiasmado com ela e não vou trocar. Fiz manutenção da placa da luz cortesia e tinha um 22 uF com defeito (medindo 180 pF). Troquei e funcionou perfeitamente, porém troquei depois por um de 47uF para ficar com uma temporização mairo. Ficou com 20 s. Dai a cigarra alarme farol voltou a funcionar.
Aqueles fios que citei anteriormente que estavam lá na luz de cortesia foi uma adaptação (ou emenda) para a luz do quebra-sol do passageiro. Voltei a ligá-los na linha 15. Enfim agora ficou tudo certinho como deveria. Muito obrigado pela sua colaboração e precisando de algo é só chamar também. Quando eu tiver um tempinho e passar o esquema "a limpo" no proteus, lhe envio uma cópia. Grande abraço.