Identificação dos fios do vidro elétrico, travas elétricas e alarme.

Avatar do usuário
Admin
Site Admin
Mensagens: 952
Registrado em: 02 Out 2015, 07:26

Re: Identificação dos fios do vidro elétrico, travas elétricas e alarme.

Mensagempor Admin » 29 Out 2020, 10:59

A conversa está muito enriquecedora. Fico feliz em ler.

A saber:

Tenho uma suprema 3.0 e uma 4.1, Anos 93 e 94/5 , respectivamente.

Na 3.0 os botoes dos vidros tem comportamento diferente da 4.1. Em um fica apagado, e em outro fica aceso por um tempo.

antonio_carlos_sr
Omegueiro iniciante
Mensagens: 41
Registrado em: 22 Set 2020, 00:06

Re: Identificação dos fios do vidro elétrico, travas elétricas e alarme.

Mensagempor antonio_carlos_sr » 29 Out 2020, 19:37

Admin escreveu:A conversa está muito enriquecedora. Fico feliz em ler.

A saber:

Tenho uma suprema 3.0 e uma 4.1, Anos 93 e 94/5 , respectivamente.

Na 3.0 os botoes dos vidros tem comportamento diferente da 4.1. Em um fica apagado, e em outro fica aceso por um tempo.


Bom, pelo que o Danrmp explicou, o comportamento correto é dos botões ficarem acessos por um tempo. No meu caso, a plaquinha responsável por deixar os led´s acessos está com defeito (transistores queimados) e por isso andaram trocando ligações de fiação para que funcionasse "meia boca" rsrs. Agora estou recuperando para testar e postar resultados.

antonio_carlos_sr
Omegueiro iniciante
Mensagens: 41
Registrado em: 22 Set 2020, 00:06

Re: Identificação dos fios do vidro elétrico, travas elétricas e alarme.

Mensagempor antonio_carlos_sr » 02 Nov 2020, 21:10

Boa noite meu caro Danrmp. Novamente preciso de seu auxilio técnico. Troquei os transistores da plaquinha, mas não surtiu efeito. Ainda o positron fica bloqueado, pois medindo no fio CZ;BR na plaquinha está presente 12 v mesmo com chave desligada. Na luz de cortesia ja fizeram uma salada. Somente está ligado o fio cinza em TK e o 30. Chegam lá dois pares de fios que tem um CZ e outro PR/BR, não consegui identificar naquele esquema que baixei na internet (CIRCUITOS ELETRICOS ILUSTRADOS). Os fios 15 e 31 que deveriam estar ligados na luz de cortesia estão desligados da placa de cortesia mas estão ligados nos fios que citei da seguinte forma. Os dois fios cinzas estão ligados no fio preto (linha 15) e os dois fios preto/branco estão ligados no marrom (linha 31). Não entendi se esses 2 pares de fio que citei fazem parte do circuito do carro ou foram colocados, e pode ser a causa de estar "travando" o fio CZ/BR da plaquinha dos vidros. O que você acha ? Desculpe... preciso de uma luz..
Editado pela última vez por antonio_carlos_sr em 03 Nov 2020, 10:45, em um total de 2 vezes.

antonio_carlos_sr
Omegueiro iniciante
Mensagens: 41
Registrado em: 22 Set 2020, 00:06

Re: Identificação dos fios do vidro elétrico, travas elétricas e alarme.

Mensagempor antonio_carlos_sr » 02 Nov 2020, 21:12

Quando eu desligo a linha 30 que vai para a plaquinha, dai o positron consegue funcionar, travam as portas mas só sobem os vidros traseiros e o fio CZ/BR da plaquinha fica sem tensão. Se ligar a linha 30, o fio CZ/BR fica com 12 volts direto, mesmo com chave desligada.

Desculpe... ultima forma.. retirei o interruptor da porta motorista e descobri que trocaram por um interruptor simples. Um dos fios está desligado. Também verifiquei que se eu desligar o fio CZ/BR da plaquinha dos vidros, o ckt funciona e sobe os vidros com linha 15 desligada. Mas algo ainda não está certo, pq me parece que o funcionamento não está muito como você comentou. Já comprei o interruptor correto (duplo) para trocar. Depois postarei resultado.
Editado pela última vez por antonio_carlos_sr em 03 Nov 2020, 10:41, em um total de 2 vezes.

danrmp
Omegueiro profissional
Mensagens: 462
Registrado em: 02 Dez 2015, 23:53

Re: Identificação dos fios do vidro elétrico, travas elétricas e alarme.

Mensagempor danrmp » 04 Nov 2020, 14:07

Cara bem difícil essa de entender sem ver.. Mas o Cinza/Branco deve ter 12v com a porta do motorista fechada, com ela aberta o interruptor deve aterrar esse fio.. não sei se é o que está acontecendo..

Na luz de cortesia vão Preto, Marrom, Cinza e Vermelho.. Desconheço algum preto com branco na região.

antonio_carlos_sr
Omegueiro iniciante
Mensagens: 41
Registrado em: 22 Set 2020, 00:06

Re: Identificação dos fios do vidro elétrico, travas elétricas e alarme.

Mensagempor antonio_carlos_sr » 05 Nov 2020, 00:39

danrmp escreveu:Cara bem difícil essa de entender sem ver.. Mas o Cinza/Branco deve ter 12v com a porta do motorista fechada, com ela aberta o interruptor deve aterrar esse fio.. não sei se é o que está acontecendo..

Na luz de cortesia vão Preto, Marrom, Cinza e Vermelho.. Desconheço algum preto com branco na região.


Boa noite meu caro Danrmp. Quanto à luz de cortesia entendi perfeitamente. Aqueles fios devem ter sido "plantados" por alguém por algum motivo e depois descobrirei onde eles estão sendo ligados.
Retirei novamente a plaquinha para entender funcionamente e para conferir componentes e estão todos OK. Levantei o esquema eletrônico da plaquinha para tentar entender o funcionamento (segue abaixo). O funcionamento parece estat invertido para o alarme, ou seja, quando a porta está aberta, o alarme trava portas e levanta vidros. Se fechar a porta, o alarme é bloqueado e não trava portas e nem sobe vidros e nem dá sinal de entrar em operação. Anteriormente eu havia comentado sobre alguém ter colocado um relá para interrupção da linha 30 que vai para os botões . Possivelmente este relé foi instalado para que o alarme externo funcionasse, pois percebi que quando há 12 V no fio CZ/BR que também é ligado no CZ/BR (que é o fio de comando do levantamento dos vidros por pulso negativo) o alarme externo (positron) não funciona. Por isso comentei no post anterior que desligando o fio CZ/BR da plaquinha o alarme consegue funcionar.
Bom, tentei ver no esquema elétrico que tenho, no que você mandou e no seu vídeo, a cor dos fios que váo até a plaquinha mas não há nenhuma indicação. Só numa ultima tentativa de deixar mais original possível, se for possível e se você tiver anotado, veja se a posição dos fios está correta na plaquinha, pois tinha sinal de que alguém havia retirado anteriormente. Se não funcionar, possivelmente farei algum ckt temporizado para funcionamento (habilitação dos vidros na linha MA/BR). Muito obrigado e desculpe o incomodo.
PLACA CONTROLE BOTÕES VIDROS ELÉTRICOS COM ANOTAÇÕES.jpg

PLACA CONTROLE BOTÕES VIDROS ELÉTRICOS.2.jpg

danrmp
Omegueiro profissional
Mensagens: 462
Registrado em: 02 Dez 2015, 23:53

Re: Identificação dos fios do vidro elétrico, travas elétricas e alarme.

Mensagempor danrmp » 05 Nov 2020, 11:30

Muito obrigado pelo esquema, eu tinha começado a desenhá-lo mas acabei deixando pela metade. Só não consegui enxergar como T1 e T2 continuam conduzindo após desligar o fio preto. Já a abertura das portas de passageiro, beleza, massa no fio cinza, aterra a base de t2 através do resistor de 1k5.

Olhei no conjunto de botões que retirei do omega prata do video e a sequencia dos fios está correta.

Eu acho que essa ligação do cz/br com o pino Z (levantamento central) que está errada e influenciando este comportamento no positron, não? Se vc remover esse alarme paralelo e começar do zero?

antonio_carlos_sr
Omegueiro iniciante
Mensagens: 41
Registrado em: 22 Set 2020, 00:06

Re: Identificação dos fios do vidro elétrico, travas elétricas e alarme.

Mensagempor antonio_carlos_sr » 05 Nov 2020, 12:10

danrmp escreveu:Muito obrigado pelo esquema, eu tinha começado a desenhá-lo mas acabei deixando pela metade. Só não consegui enxergar como T1 e T2 continuam conduzindo após desligar o fio preto. Já a abertura das portas de passageiro, beleza, massa no fio cinza, aterra a base de t2 através do resistor de 1k5.

Olhei no conjunto de botões que retirei do omega prata do video e a sequencia dos fios está correta.

Eu acho que essa ligação do cz/br com o pino Z (levantamento central) que está errada e influenciando este comportamento no positron, não? Se vc remover esse alarme paralelo e começar do zero?


Vou dar mais uma revisada no esquema. Também achei meio estranho a configuração t1/t2 sem uma ligação/polarização para massa a não ser que o faça via D9 e D10 com a ligação pelos interruptores de portas. Vou aproveitar que a plaquinha está na bancada e estou simulando as situações.
Estava aqui observando e estou confundindo cores.. No esquema ilustrado eu tenho que MR/PR (subida vidros) está ligado com MR/BR, sendo que este último é ligado em microinterruptor das fechaduras portas dianteiras. Esses microinterruptores são para levantar os vidros quando se fechava as portas com a chave (me corrija se não for isso). Realmente o CZ/BR não tem que estar ligado com MR/PR, vou confirmar pois deve ter mais um gato ai.
Mas vou desligar o positron provisoriamente para testes. Meu veículo está sem o alarme original.

antonio_carlos_sr
Omegueiro iniciante
Mensagens: 41
Registrado em: 22 Set 2020, 00:06

Re: Identificação dos fios do vidro elétrico, travas elétricas e alarme.

Mensagempor antonio_carlos_sr » 05 Nov 2020, 12:20

Esquema ilustrado - MR/BR ligação com MR/PR - Acionamento elétrico dos vidros.
Páginas extraídas de circuitos-eletricos-ilustrado-3-0-2-0jpg_Page1.jpg

danrmp
Omegueiro profissional
Mensagens: 462
Registrado em: 02 Dez 2015, 23:53

Re: Identificação dos fios do vidro elétrico, travas elétricas e alarme.

Mensagempor danrmp » 06 Nov 2020, 10:41

Ah bom. Agora começamos a desfazer a confusão.

No caso são dois MR/BR distintos. Este que vc circulou, fica dentro das portas e sim, serve para subir os vidros pela chave na fechadura.

Passando do conector das portas (X20 e X21) ele vira MR/PT.

No caso, não tem nenhuma relação com o MR/BR que habilita os vidros.