Omega CD 4.1 , 1995 [Falhas]

Joel Júnior
Omegueiro iniciante
Mensagens: 8
Registrado em: 26 Fev 2024, 21:27

Omega CD 4.1 , 1995 [Falhas]

Mensagempor Joel Júnior » 27 Fev 2024, 14:34

Olá , me chamo Joel e acho que é por aqui que me apresento ...
Recentemente comprei um ômega para meu filho , ele queria um Chevette e pesquisando achei um ômega com o preço de um Chevette , então eu disse cara não é melhor ?
Ele disse claro .
Porém nada mais caro que um ômega barato ...
Não me levem a mal
Estou amando o carro coisa que meu filho desprezou o ômega depois de ele ter deixado na mão .
Motivo bomba de combustível.
Depois veio os b.o .
Troquei duas vezes a bomba ,
Troquei cabos de vela
Velas
Sensor de rotação que faz leitura do painel digital
E por aí o carrão não parou de falhar , encontrei um cara que só meche com ômega , e ele deu um grau , o carro saiu legal , porém duas semanas depois apresentou um novo problema
Em 1 marcha ele corta em 17 km/h
Passo a 2 marcha ele corta a 27 km/h
Passo a 3 ele corta a 38 km/h
Passo 4 ele corta aos 48 km/h
E assim vai a 5 marcha também ...se eu acelerar ele não faz , só quando eu ando normal e é tipo uns socos que sente no motor .
Alguém já pegou isso ?

Avatar do usuário
Admin
Site Admin
Mensagens: 961
Registrado em: 02 Out 2015, 07:26

Re: Omega CD 4.1 , 1995 [Falhas]

Mensagempor Admin » 27 Fev 2024, 14:55

Joel, algumas perguntas:

Sem marcha alguma, carro parado, entendo que o giro do motor sobe certinho, isso esta correto?

Ao andar com o carro, o "corte" é corte de giro mesmo?

Quantos RPM tem ocorrido isso?

O motor falha ou apaga?

A luz da injeção funciona? ela acende com os erros?

Dado o historico da bomba de combustivel, eu diria que é falta de pressao de combustivel na admissao. Podem ser algumas coisas nesse circuito, vamos diagnosticar.

danrmp
Omegueiro profissional
Mensagens: 467
Registrado em: 02 Dez 2015, 23:53

Re: Omega CD 4.1 , 1995 [Falhas]

Mensagempor danrmp » 28 Fev 2024, 11:57

Eu tbm imagino que seja falta de combustível. como estão os injetores desse carro?

Tem alguns testes que podem apontara direção da falha. Pode ser feito com multímetro, mas melhor mesmo é com scanner.

- Tensão de MAF: veja se acompanha a carga e o giro do motor. Por exemplo, com pé embaixo, após subir para uns 2V, ele vai subir linearmente a medida que o motor acelera.

- Tensão de sonda: com pé embaixo a tensão deve ficar próximo de 1V, se fica mais baixo significa que a mistura está pobre por falta de combustível. Pode ser problema de alimentação (bomba, regulador, bico) ou de cálculo da carga (MAF)

Joel Júnior
Omegueiro iniciante
Mensagens: 8
Registrado em: 26 Fev 2024, 21:27

Re: Omega CD 4.1 , 1995 [Falhas]

Mensagempor Joel Júnior » 28 Fev 2024, 12:13

Opa , o mecânico me falou que esse carro estava com bomba flex e que os bicos eram flex também , mais foi substituído a bomba e um bico , feito limpeza também , ele também disse que estava muito sujo não sei o nome da peça , uma que ver ou mede o fluxo de ar .
Aqui na região já fui a várias oficina e ninguém tem scaner para o carro .
Há a luz da injeção funciona , quando ele ficou no caminho ela ficou acesa direto , e após o mecânico resolver o problema ficou tudo apagado .
Só a luz do ABS , pois os sensores das rosas traseiras estão quebrados .
Quando a luz da injeção estava acesa ele não pegava de primeira .
Hj ele pega de primeira.
Vou tentar fazer os testes .
Não atentei para o rpm .
Só para a velocidade.
Ele não dá defeito se eu sair acelerando , ele vai de boa .

Avatar do usuário
Admin
Site Admin
Mensagens: 961
Registrado em: 02 Out 2015, 07:26

Re: Omega CD 4.1 , 1995 [Falhas]

Mensagempor Admin » 28 Fev 2024, 15:27

Fala Joel!
interessante, vamos destrinchar mais!

0 4.1 usa bicos especificos, entao "bicos flex" podem dar falta de combustivel, ou um comportamento inesperado. se voce conseguir tirar uma foto, ou saber o numero/modelo, ou descrever ele bem, da pra ter ideia...

Scanner para o carro: um scanner TECH-1 eh algo muito raro mesmo. Mas nao precisamos de um, o carro conta pra gente. Tem uma ligação que deve ser feita no conector "do scanner" lá no cofre do motor, e o sistema vai te dizer os codigos através da luz da injeção no painel. Ta nesse topico aqui, bem explicado.. viewtopic.php?f=30&t=295&hilit=aldl

Luz do ABS acesa, mas motivo já descoberto, entao ok;

Luz da injeção acesa direto, dificuldade de partida: sensor de ar ou sensor de rotação, inicialmente.. teria que investigar. Mas como já esta pegando de primeira, vamos entender que esta OK a partida.

Limpeza do sensor de ar, la perto do filtro: tem um topico com bastante informação sobre isso, aqui oh.. la pro fim do post. viewtopic.php?f=56&t=120&p=7584&hilit=vaf#p7584

mas basicamente é um "potenciometro" com uma borboleta, a borboleta abre conforme puxa o ar pro motor, e dentro da caixinha preta tem umas agulhas que correm em trilhas. as vezes essas trilhas estao gastas, ou a agulha nao esta encostando, ou precisa de limpeza.

Conta como ta indo!

Joel Júnior
Omegueiro iniciante
Mensagens: 8
Registrado em: 26 Fev 2024, 21:27

Re: Omega CD 4.1 , 1995 [Falhas]

Mensagempor Joel Júnior » 29 Fev 2024, 12:59

Estamos na peleja , hj dia 29 sai para almoçar e o carro agora falha na baixa como estivesse com um cilindro a menos , mas quando acelera engatado (andando) dispara normal .
Os bicos são de astra flex .
Os cortes eram exatamente a 1500 rpm .
Mas agora está falhando na baixa .
Irei olhar os tópicos .
Vou também tirar os cabos de velas de um por um , para testar os cilindros .
Eu trabalho no Rio de Janeiro e estava pensando em descer para Maceió com ele , acho que ele não quer ir kkkk

Avatar do usuário
Admin
Site Admin
Mensagens: 961
Registrado em: 02 Out 2015, 07:26

Re: Omega CD 4.1 , 1995 [Falhas]

Mensagempor Admin » 29 Fev 2024, 15:09

kkkkk
talvez pense que ainda nao ta bao pra passear...
Eu , pessoalmente, acredito em ser o VAF (sensor de ar)... o testes das piscadas ajuda bem a saber qual o circuito que ta dando problema , o "conjunto de sensores" mais provavel.

danrmp
Omegueiro profissional
Mensagens: 467
Registrado em: 02 Dez 2015, 23:53

Re: Omega CD 4.1 , 1995 [Falhas]

Mensagempor danrmp » 01 Mar 2024, 16:44

No caso do 4.1 que usa MAF em vez de VAF, dependendo de como limparam pode danificar.

os bicos de Astra podem ser que atendam. Tem que ver o volume deles. Os próprios de 4.1 final 975 não existem mais e no lugar é utilizado bicos de Vectra final 821 ou 822.

Falha a 1500RPM costuma ser falta de sinal de fase ou chicote de bicos ligados fora de ordem.

Joel Júnior
Omegueiro iniciante
Mensagens: 8
Registrado em: 26 Fev 2024, 21:27

Re: Omega CD 4.1 , 1995 [Falhas]

Mensagempor Joel Júnior » 01 Mar 2024, 21:34

Mais uma para a saga do meu primeiro ômega , acho até lega, estou aprendendo , mas quem não curte é a esposa , hahaha , descobri que o 4 cilindro não está funcionando, agora a bobina foi para o espaço, o que estou pensando é porque elas queimam ?, porque segundo o mecânico já substitui uma que estava com o sexto cilindro sem sentelha , e agora a que ele colocou (usada) foi para o espaço também .
Qual a marca devo comprar ?
Encontrei aqui no Rio 1060,00 Bosch.
Mas fica a quase de ida e volta até onde eu moro 3 horas de carro .

Avatar do usuário
Admin
Site Admin
Mensagens: 961
Registrado em: 02 Out 2015, 07:26

Re: Omega CD 4.1 , 1995 [Falhas]

Mensagempor Admin » 04 Mar 2024, 07:42

Cara, eh comum acontecer por fuga no cabo, dai a centelha com frequencia sai para o "aterramento" do carro e a carga na bobina sobe, e com algum tempo acaba queimando aquela saida.

As saidas da bobina sao de duas em duas, apesar de internamente terem enrolamentos individuais.

A outra coisa que pode ocorrer , pelo que me lembro, é uma trinca/fissura nela, e com isso permite entrada de umidade, que tambem danifica a bobina. e como esse motor esquenta uma barbaridade, a trinca eventualmente acontece.

entendo que o ideal é colocar a bobina original, mas ja vi adaptações simples utilizando 3 bobinas de uno ou gol, que tem duas saidas. A bobina da ranger / explorer v4 4.0 é muito semelhante, mas precisaria adaptar o conector.. e o preço acho que é parecido , entao nao sei se convem.

No mercadolivre achei a bobina , bem mais em conta... https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 8077a6b874

Mas é aquilo, nao é a original , MTE-Thompson ou bosch...