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12/5, mileage of the beast
Do AC, retirei um pouco de gás (umas 4 esguichadas rápidas no registro). Feedback de todos que andam no carro: Tem como desligar o ar?
Pelo menos no inverno brasiliense (por volta de 26°C) dificilmente passo da velocidade 2.
Viscosa: Tirei e coloquei silicone, descobri que o treco é muito sensível e tb tem a dificuldade que mesmo girando na furadeira, as vezes não tem rotação suficiente pra acomodar o silicone e leva a resultados falsos.
Descobri tbem que há uma diferença na altura dos pinos de acionamento da válvula da viscosa.
2.0 = 11mm
3.0 = 10,7mm
Quanto menor, mais cedo ela aciona. Cheguei a comprar uma barra de latão para fazer um pino com 10,8mm mas percebi que faz mais efeito mudando a quantidade de fluido.
Ela está montada com um pouco a menos, está acionando mais tarde, mas ainda assim muito presa na estrada.
Fiz uma mão que estava pendente a muito tempo, a troca dos retentores de válvulas. É perfeitamente possível fazer no lugar mas MUITO CHATO. A ferramenta de compressão fica sem curso na maior parte das válvulas por interferir com o coletor de admissão ou com a corta fogo. A GM instrui a usar uma ferramenta de compressão parafusada no prisioneiro, e fiz uma semelhante com ferro chato, que não é muito resistente mas deu pro gasto.
A junta utilizada foi uma de borracha que na minha opinião dá um acabamento muito melhor que a de cortiça. Torcendo para não vazar.
Foi feito a recuperação do chicote do motor (o que conecta bateria, arranque, alternador, sensores de óleo). Usei o chicote novo como gabarito para refazer a fita com as derivações nas posições corretas. O conduíte que envolve os fios do sensor de nivel de óleo foi trocado pois já estava completamente rígido e quebradiço. A fixação do chicote às chapinhas da tampa de válvulas foi feita com as hellerman de encaixe e com a presilha embutida no chicote pela fina, no mesmo padrão de fábrica.
Agora que, em tese, não tem mais o óleo descendo pelas válvulas, parti pra futucar no
VAF. O sintoma era consumo excessivo e desempenho um pouco aquém.
Li dois textos que descrevem em detalhes o funcionamento:
https://mdac.com.au/2018/02/26/classic- ... meter-6-0/ http://www.itinerant-air-cooled.com/vie ... 835622ad14O problema já começa que são contraditórios no que diz respeito à atuação do ajuste da mola e do Wiper. Um diz que a mola faz o ajuste dinâmico (mais a altas cargas) e o wiper linear (toda a faixa). O outro diz exatamente o contrário. Outra dificuldade é que estes ajustes foram feitos em carros com injeção sem feedback, i.e., sem sonda, que não tem a intervenção da ECU fazendo ajustes.
Mesmo assim, resolvi apertar a mola uns 4 dentes pois pela lógica a mola "cansa" com o tempo fazendo a aleta mover mais que o correto, aumentando a carga e o tempo de injeção.
verificando pelo parâmetro BLM O2 aceleração parcial, vi que o motor passou a trabalhar pobre, pois ele estava topando no máximo de 154 passos (O meio da escala é 128 passos). Na marcha lenta, o BLM estava bem negativo (por volta de 60 se nao me engano). Ou seja, estava com comportamento totalmente maluco.
Tentei mover o wiper para a posição mínima, mas isso fez a marcha lenta não ficar muito legal.
Resolvi inverter, voltei o wiper mais ou menos na posição original e folguei a mola 2 dentes em relação ao ajuste original. O BLM parcial diminuiu e o de marcha lenta subiu. Aumentei gradualmente para 3 e depois 4 dentes quando numa volta rápida consegui um BLM parcial de 129.
Ontem rodei um trecho maior, com rodovia cheia de lombadas, pequenos trechos bem livre, alguns andando na manha outros pisando mais forte. A resposta parece que melhorou bastante. Consumo ficou na casa de 7, que pelo tanto de acelerar e freia por conta dessas M* de lombada eu acho que não está fora.