Danrmp - Omega CD 3.0 1994.
Re: Danrmp - Omega CD 3.0 1994.
aewwwww
Re: Danrmp - Omega CD 3.0 1994.
Dahora demais seu post!
Atualizações em detalhes do omegão desde 2015!
Eu cheguei no fórum a pouco tempo mas segue postando que eu sigo acompanhando
Atualizações em detalhes do omegão desde 2015!
Eu cheguei no fórum a pouco tempo mas segue postando que eu sigo acompanhando
Omegueiro/opaleiro apaixonados pelos GM TT.
Re: Danrmp - Omega CD 3.0 1994.
O carro a um bom tempo tinha um sintoma de deficiência de troca térmica. Mesmo com a viscosa funcionando, era muito comum a ventoinha elétrica armar (aos 95°C). Todo o sistema já tinha sido mexido, com exceção do radiador.
Começou também uma pequena trinca no tubo do reservatório que vai para o radiador, que gerava um pequeno vazamento.
Para aliviar o bolso, a minha ideia seria usar o reservatório GM que tirei do outro omega até poder comprar um novo.
Na esperança de resolver de vez o problema e na falta de uma camera térmica para fazer o diagnóstico sem desmontar, retirei o radiador e mandei varetar e trocar a caixa lateral direita, que tinha seu suporte do defletor da hélice cortado.
No lugar que eu faço serviço, não tinha em estoque a caixa direita. Então mandei apenas fazer o serviço de varetagem. Ao montar, identificaram um ponto de vazamento justamente no ponto que o suporte foi cortado da caixa. Pediram uma de Goiânia e em 2 dias já pude pegar ele de novo.
Porém, peça paralela sempre da um probleminha e dessa vez não foi diferente, o ponto de injeção do molde impedia de montar o radiador de óleo corretamente. Dremel com disco de corte resolveu o problema em 30 segundos.
Durante a montagem o outro tubo do reservatório abriu o bico, literalmente. Como já ia ser trocado mesmo...
Sistema montado, primeiras voltas e encontro um vazamento na conexão superior do trocador de calor do câmbio. Mesmo apertando mais, continuava a gotejar. Analisando, cheguei a conclusão que a nova caixa deixou menos rosca para fora e a porca topou no seu limite antes de fazer o selo do tubo.
Para solucionar o problema, a melhor alternativa que encontrei foi fazer um colar de arame entre a bolsa do tubo e a porca, assim ganhando 1mm e conseguindo vedar o tubo de óleo.
Percebi que o carro consegue trabalhar bem mais tempo apenas com a viscosa. Em uma ou outra situação a elétrica ainda liga, mas bem menos. Vou rodar com o Scanner ligado para ter uma noção melhor da temperatura, já que o painel em barrinhas não dá uma ideia muito boa.
Como o escapamento já estava completamente podre e quase caindo, comprei um conjunto novo. Os intermediários são Scapex e o traseiro Tuper. Notei que as soldas dos tubos no tuper é muito mais bem feita. O intermediário direito deveria ter a flange soldada em alguns poucos graus, pois os suportes de coxins ficaram rotacionados e um forçando muito mais que o outro. O silencio ficou muito bom agora. De pendencia, só um vazamento na abraçadeira entre intermediários e final quando frio. Talvez um aperto na abraçadeira resolva.
O Ar condicionado eu notava que perdia eficiencia muito rápido. Como fui alterando a quantidade de gás para achar um meio termo, ja nao tinha noção. Mas se eu fizesse a reposição, o sistema voltava.
Passei a procurar vazamento nas linha sali no motor com o compressor ligado e agua com sabão. Não encontrei nada e a conclusão que cheguei é que seria um problema no evaporador ou o vazamento só se maniifestaria com pressão muito mais alta.
Por acaso, conferindo se o ar quente tinha parado de vazar, vi que a conexão de baixa do evaporador estava toda melecada de óleo. Então o vazamento só poderia estar ali.
Não dava pra ter certeza se era uma trinca no tubo ou no evaporador ou apenas o oring. Resolvi trocar apenas o oring para testar. Evacuei novamente o sistema por 45min e desta vez coloquei 1kg de refrigerante, seguindo a tabela de conversão de 1,25kg de R12 para 1kg de R134a.
O sistema ficou bom, talvez ficaria melhor com um pouco menos, pois reparei que em certos momentos ele gela mais, em outros menos.
Até o momento não identifiquei vazamento mas vou continuar monitorando.
Começou também uma pequena trinca no tubo do reservatório que vai para o radiador, que gerava um pequeno vazamento.
Para aliviar o bolso, a minha ideia seria usar o reservatório GM que tirei do outro omega até poder comprar um novo.
Na esperança de resolver de vez o problema e na falta de uma camera térmica para fazer o diagnóstico sem desmontar, retirei o radiador e mandei varetar e trocar a caixa lateral direita, que tinha seu suporte do defletor da hélice cortado.
No lugar que eu faço serviço, não tinha em estoque a caixa direita. Então mandei apenas fazer o serviço de varetagem. Ao montar, identificaram um ponto de vazamento justamente no ponto que o suporte foi cortado da caixa. Pediram uma de Goiânia e em 2 dias já pude pegar ele de novo.
Porém, peça paralela sempre da um probleminha e dessa vez não foi diferente, o ponto de injeção do molde impedia de montar o radiador de óleo corretamente. Dremel com disco de corte resolveu o problema em 30 segundos.
Durante a montagem o outro tubo do reservatório abriu o bico, literalmente. Como já ia ser trocado mesmo...
Sistema montado, primeiras voltas e encontro um vazamento na conexão superior do trocador de calor do câmbio. Mesmo apertando mais, continuava a gotejar. Analisando, cheguei a conclusão que a nova caixa deixou menos rosca para fora e a porca topou no seu limite antes de fazer o selo do tubo.
Para solucionar o problema, a melhor alternativa que encontrei foi fazer um colar de arame entre a bolsa do tubo e a porca, assim ganhando 1mm e conseguindo vedar o tubo de óleo.
Percebi que o carro consegue trabalhar bem mais tempo apenas com a viscosa. Em uma ou outra situação a elétrica ainda liga, mas bem menos. Vou rodar com o Scanner ligado para ter uma noção melhor da temperatura, já que o painel em barrinhas não dá uma ideia muito boa.
Como o escapamento já estava completamente podre e quase caindo, comprei um conjunto novo. Os intermediários são Scapex e o traseiro Tuper. Notei que as soldas dos tubos no tuper é muito mais bem feita. O intermediário direito deveria ter a flange soldada em alguns poucos graus, pois os suportes de coxins ficaram rotacionados e um forçando muito mais que o outro. O silencio ficou muito bom agora. De pendencia, só um vazamento na abraçadeira entre intermediários e final quando frio. Talvez um aperto na abraçadeira resolva.
O Ar condicionado eu notava que perdia eficiencia muito rápido. Como fui alterando a quantidade de gás para achar um meio termo, ja nao tinha noção. Mas se eu fizesse a reposição, o sistema voltava.
Passei a procurar vazamento nas linha sali no motor com o compressor ligado e agua com sabão. Não encontrei nada e a conclusão que cheguei é que seria um problema no evaporador ou o vazamento só se maniifestaria com pressão muito mais alta.
Por acaso, conferindo se o ar quente tinha parado de vazar, vi que a conexão de baixa do evaporador estava toda melecada de óleo. Então o vazamento só poderia estar ali.
Não dava pra ter certeza se era uma trinca no tubo ou no evaporador ou apenas o oring. Resolvi trocar apenas o oring para testar. Evacuei novamente o sistema por 45min e desta vez coloquei 1kg de refrigerante, seguindo a tabela de conversão de 1,25kg de R12 para 1kg de R134a.
O sistema ficou bom, talvez ficaria melhor com um pouco menos, pois reparei que em certos momentos ele gela mais, em outros menos.
Até o momento não identifiquei vazamento mas vou continuar monitorando.
Re: Danrmp - Omega CD 3.0 1994.
CARAMBOLAS
que legal!!!
Mto legal Dan!! Parabens pelo capricho!
que legal!!!
Mto legal Dan!! Parabens pelo capricho!
Re: Danrmp - Omega CD 3.0 1994.
notícias, em questão de 2 semanas todo o refrigerante vazou. Atrás do aluguel de um cilindro de nitrogênio para diagnosticar. Tb já estou com um outro evaporador engatilhado.
Re: Danrmp - Omega CD 3.0 1994.
oxi
que coisa
Eu to com um problema em outro carro, no A/C , que a valvula de alta ta vazando. Mas parece que ela é de rosca... vou fuçar. é VW.
Mas Dan, que coisa esquisita isso. nao tem mancha do oleo em lugar nenhum?
que coisa
Eu to com um problema em outro carro, no A/C , que a valvula de alta ta vazando. Mas parece que ela é de rosca... vou fuçar. é VW.
Mas Dan, que coisa esquisita isso. nao tem mancha do oleo em lugar nenhum?
Re: Danrmp - Omega CD 3.0 1994.
Cara não achei... quando ainda tinha gás, bati espuma onde deu e não achei nada.
sobram tres lugares, condensador que não chequei direito, evaporador, ou na conexão da corta fogo, já que dei uma forçada ali pra trocar o oring.
sobram tres lugares, condensador que não chequei direito, evaporador, ou na conexão da corta fogo, já que dei uma forçada ali pra trocar o oring.
Re: Danrmp - Omega CD 3.0 1994.
danrmp escreveu:Cara não achei... quando ainda tinha gás, bati espuma onde deu e não achei nada.
sobram tres lugares, condensador que não chequei direito, evaporador, ou na conexão da corta fogo, já que dei uma forçada ali pra trocar o oring.
Dan, um teste que vc pode fazer é aplicar contraste junto com o gás, vc coloca um vasilha em baixo do carro onde cai a agua do evaporador, e com uma luz ultra violeta verifica se cor da agua muda, se mudar vc tem um vazamento no evaporador
Omega Prata Huet 4.1 98/98
Simplesmente Absoluto!!!
Simplesmente Absoluto!!!
Re: Danrmp - Omega CD 3.0 1994.
Sim, ja comprei o oleo com contraste UV para aplicar na nova carga.
O processo já começou. Notícias em breve.
O processo já começou. Notícias em breve.