Danrmp - Omega CD 3.0 1994.

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Re: Danrmp - Omega CD 3.0 1994.

Mensagempor Admin » 18 Abr 2023, 13:46

curioso para saber os diganosticosss

danrmp
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Re: Danrmp - Omega CD 3.0 1994.

Mensagempor danrmp » 18 Abr 2023, 15:36

Voltando de onde parei.

Naquelas buscas aleatórias no ML, encontrei uma viscosa de 3.0 aparentemente boa num precinho excelente. A que eu usava no carro era de 2.0, então resolvi testar. Aparentemente a construção das duas são iguais, o que muda é a calibração da chapinha bimetalica.

Estava descarregada. Fiz a carga com silicone 7.500, acho que passou um pouco da quantidade, mas como eventualmente ele irá vazar, sem muitos problemas.
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3.0 com a de 2.0 original e as paralelas de 3.0 e 4.1

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Diferença na altura da 2.0, creio que está amassada para fora.

No meu fornecedor, fui atrás de um evaporador de cobre, para ver se tem maior eficiência mesmo como dizem. Além disso, é menos suscetível a furos por corrosão.

Não sei se os de cobre saíram nos primeiros ou nos últimos. Lá tinha um 92 chassis baixo que tinha sido vendido completo a pouco. Num 2.0 também 982, depois de me f*der inteiro pra acessar o porta luvas, descobri que era AC adaptado...

Lá na prateleira achei um único evaporador, e era de cobre. Comprei regateando o preço, já que estava muito feio. Depois que eu lavei, descobri que estava mais feio ainda.

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Esse Zennith foi o Piasentin que me recomendou e é muito bom, rende bem.

O problema do evaporador em questão é que as aletas estavam meio corroídas e estava quase impossível acertá-las. Como a caixa R12 já tem a fama de ter menos vento que a caixa R134, deiei ele de lado e vamos partir para outra solução.

Como não consegui alugar um cilindro de nitrogênio em nenhum lugar, fui numa loja de AC que sei que o cara trabalha assim e pedi para diagnosticar.

O cara ficou meio assim que eu quem fiz o ar, me encheu de pergunta "pra me testar" e tal. De fato tinha um vazamento grande, e era muito idiota. Na porca da conexão do filtro acumulador, que estava solta. ô vergonha da porra. Mas depois de apertar e pressurizar novamente, ainda tinha um vazamento, menor mas tinha. Não identificamos nas conexões visíveis, e existe a possibilidade de ser na junção dos tubos de alumínio com as conexões de cobre do evaporador.

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Oleo com constraste para completar a nova carga

A algumas mensagens eu havia dito que tinha comprado um radiador de ar quente por conta do gotejamento. Bom, como ia mexer no evaporador, resolvi trocar ele logo.

Por mais que o vazamento fosse pequeno, me incomodava a possibilidade daquele treco estourar no meio do nada (e pior, podendo queimar o pé do passageiro)

Analisei tudo em volta ali e cheguei a conclusão que se apenas soltasse o tabelier, teria espaço para pucar o radiador.

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(desculpem a falta de foco)

Ao puxar o radiador, de fato não estava maluco ao sentir cheiro de aditivo ao mudar para ar quente.. Tinha um vazamento interno nele e a caixa estava melecada por dentro. Uma pena pois ele estava com aspecto muito novo.

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Comparando as duas peças, não poderia ser diferente. Uma baita diferença na espessura da peça. Na caixa, ficava mais folgada que bombacha de palhaço. Tive que fazer várias camadas de fita elastomérica para preencher o espaço.

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Agora os próximos passos serão fazer uma cobertura para isolar o calor dos canos de ar quente e trocar o evaporador.

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Re: Danrmp - Omega CD 3.0 1994.

Mensagempor Admin » 20 Abr 2023, 14:19

Rapaz... so de ver o tabelier solto ja me dá um treco. O coisa minuciosa.... com a idade dos omegas A , tudo que envolve o tabelier é de cristal... uff.

kkkk a porca solta kkkkk

Pensando sobre a emenda dos canos cobre x aluminio... penso que tera que fazer a emenda, e "encapar" com a cola de ar condicionado. Compprei uma para testar, e é animal. segura pressão e tração .

Legal os updates Dan! Valeu!

danrmp
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Re: Danrmp - Omega CD 3.0 1994.

Mensagempor danrmp » 28 Abr 2023, 09:53

Evaporador removido, tinha alguns indícios de óleo na conexão da corta fogo. Como era muito pouco, acabou ficando inconclusivo se realmente estava vazando ou se a espuma que estava suja.
No evaporador a única coisa suspeita era uma sujeira no local de assentamento dos orings. O restante ele estava seco.
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Mas como já tinha comprado um evaporador novo, resolvi colocar ele (apesar de ser tão bonito que deu vontade de deixar na prateleira). Não conhecia essa marca (McQuay) e ele tem o desenho um pouco diferente, com a colmeia mais estreita e com mais tubos de cobre (30 contra 26 do cobre original)
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Tive bastante dificuldade de colocar ele dentro da caixa por conta da posição. A tampa também não ficou muito certa pois os tubos passam por ela e não estava deixando alinhar. Acabou ficando um pouco torta e vou ter que vedar ela com calafetação.

Os tubos de agua quente foram envoltos com fita elastomérica adesiva.

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Após a montagem, não estava segurando vácuo. Mas felizmente era apenas a conexão do manifold que está ruim.

Fiz a carga com cerca de 950g de refrigerante que é o indicado na etiqueta de retrofit da Opel e também adicionado 60ml de óleo PAG 150 conforme o fsm.

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O ar ficou bom. Vamos ver se não vaza mais.

O ar quente continuou vazando na conexão. Pelo que avaliei, a "chaveta" que tem dentro do radiador tem a posição/tamanho errado e não deixa o tubo assentar o oring corretamente. Drenei o arrefecimento novamente, limei com a dremel um tanto do plástico e montei novamente com um pouco mais de aperto.

Continua vazando... Vou tentar mais uma vez antes de partir para algo mais drástico.

Na montagem do painel eu dei uma desempenada ali na região da moldura central e ajeitei melhor os chicotes por baixo dos botões, pois ficava uma folga entre instrumentos e moldura, e moldura dos instrumentos e moldura central.

Do instrumento continuou com fresta, mas a central melhorou (e facilitou a montagem, antes ela ficava bem pressionada pra casar os furos dos parafusos.
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De errado só a luz do acendedor e do porta luvas que não funcionou.. a verificar.

Matheus
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Re: Danrmp - Omega CD 3.0 1994.

Mensagempor Matheus » 28 Abr 2023, 14:14

Baita trampo!
Parabéns pelo zelo nos serviços que você vem fazendo, está dahora demais de acompanhar!
Continue postando!
Omegueiro/opaleiro apaixonados pelos GM TT.

danrmp
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Re: Danrmp - Omega CD 3.0 1994.

Mensagempor danrmp » 03 Mai 2023, 09:46

Noticias apos uns 250km no feriado:

- Ar funcionando por enquanto. Parado na marcha lenta perde um tanto de eficiência mas andando gela bem, um momento chegou a congelar um pouco o evaporador antes de resfriar a cabine;

- Pelo bem da confiabilidade isolei o ar quente com a conexão U no motor. Tenho uns canos de agua quente extras aqui que estou pensando em colocar eles no lugar.

- Viscosa muito presa, a 3-4k RPM a sensação é que a hélice vai despedaçar. Vou tentar tirar um pouco de gel.

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Re: Danrmp - Omega CD 3.0 1994.

Mensagempor Admin » 03 Mai 2023, 21:56

Que legal que o ar tá bombando.... mto bom mto bomm!

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Re: Danrmp - Omega CD 3.0 1994.

Mensagempor danrmp » 10 Jul 2023, 10:06

Updates

12/5, mileage of the beast
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Do AC, retirei um pouco de gás (umas 4 esguichadas rápidas no registro). Feedback de todos que andam no carro: Tem como desligar o ar? :mrgreen:
Pelo menos no inverno brasiliense (por volta de 26°C) dificilmente passo da velocidade 2.

Viscosa: Tirei e coloquei silicone, descobri que o treco é muito sensível e tb tem a dificuldade que mesmo girando na furadeira, as vezes não tem rotação suficiente pra acomodar o silicone e leva a resultados falsos.
Descobri tbem que há uma diferença na altura dos pinos de acionamento da válvula da viscosa.

2.0 = 11mm
3.0 = 10,7mm

Quanto menor, mais cedo ela aciona. Cheguei a comprar uma barra de latão para fazer um pino com 10,8mm mas percebi que faz mais efeito mudando a quantidade de fluido.
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Ela está montada com um pouco a menos, está acionando mais tarde, mas ainda assim muito presa na estrada.


Fiz uma mão que estava pendente a muito tempo, a troca dos retentores de válvulas. É perfeitamente possível fazer no lugar mas MUITO CHATO. A ferramenta de compressão fica sem curso na maior parte das válvulas por interferir com o coletor de admissão ou com a corta fogo. A GM instrui a usar uma ferramenta de compressão parafusada no prisioneiro, e fiz uma semelhante com ferro chato, que não é muito resistente mas deu pro gasto.

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A junta utilizada foi uma de borracha que na minha opinião dá um acabamento muito melhor que a de cortiça. Torcendo para não vazar.

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Foi feito a recuperação do chicote do motor (o que conecta bateria, arranque, alternador, sensores de óleo). Usei o chicote novo como gabarito para refazer a fita com as derivações nas posições corretas. O conduíte que envolve os fios do sensor de nivel de óleo foi trocado pois já estava completamente rígido e quebradiço. A fixação do chicote às chapinhas da tampa de válvulas foi feita com as hellerman de encaixe e com a presilha embutida no chicote pela fina, no mesmo padrão de fábrica.

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Agora que, em tese, não tem mais o óleo descendo pelas válvulas, parti pra futucar no VAF. O sintoma era consumo excessivo e desempenho um pouco aquém.

Li dois textos que descrevem em detalhes o funcionamento:
https://mdac.com.au/2018/02/26/classic- ... meter-6-0/
http://www.itinerant-air-cooled.com/vie ... 835622ad14

O problema já começa que são contraditórios no que diz respeito à atuação do ajuste da mola e do Wiper. Um diz que a mola faz o ajuste dinâmico (mais a altas cargas) e o wiper linear (toda a faixa). O outro diz exatamente o contrário. Outra dificuldade é que estes ajustes foram feitos em carros com injeção sem feedback, i.e., sem sonda, que não tem a intervenção da ECU fazendo ajustes.

Mesmo assim, resolvi apertar a mola uns 4 dentes pois pela lógica a mola "cansa" com o tempo fazendo a aleta mover mais que o correto, aumentando a carga e o tempo de injeção.

verificando pelo parâmetro BLM O2 aceleração parcial, vi que o motor passou a trabalhar pobre, pois ele estava topando no máximo de 154 passos (O meio da escala é 128 passos). Na marcha lenta, o BLM estava bem negativo (por volta de 60 se nao me engano). Ou seja, estava com comportamento totalmente maluco.
Tentei mover o wiper para a posição mínima, mas isso fez a marcha lenta não ficar muito legal.

Resolvi inverter, voltei o wiper mais ou menos na posição original e folguei a mola 2 dentes em relação ao ajuste original. O BLM parcial diminuiu e o de marcha lenta subiu. Aumentei gradualmente para 3 e depois 4 dentes quando numa volta rápida consegui um BLM parcial de 129.

Ontem rodei um trecho maior, com rodovia cheia de lombadas, pequenos trechos bem livre, alguns andando na manha outros pisando mais forte. A resposta parece que melhorou bastante. Consumo ficou na casa de 7, que pelo tanto de acelerar e freia por conta dessas M* de lombada eu acho que não está fora.

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Re: Danrmp - Omega CD 3.0 1994.

Mensagempor Admin » 10 Jul 2023, 16:00

mileage of the beast kkkk top

Que daora... é bom demais ler os tech reports do dan... parabens viu !

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RodrigoJC
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Re: Danrmp - Omega CD 3.0 1994.

Mensagempor RodrigoJC » 15 Ago 2023, 11:00

Muito bom seu tópico, muito instrutivo e muito conteúdo técnico.
Vai servir muito como referência para a restauração do meu.
Parabéns pelo carro e pelo cuidado com ele.
Abraço
OMEGA 3.0 93 MONOCROMÁTICO