Adriel Sarkis - Omega 4.4 aspro.
Enviado: 22 Dez 2015, 14:29
Vamos lá, apresentando o meu Omega, já conhecido de muitos por aí... CD 1996 Prata, comprado em 2010, passei cerca de um ano e meio com ele usando todos os dias, no meio de 2011 parei pra trocar suspensão e fazer o motor que estava há muito tempo com uns probleminhas.
Como tinha uma outra carroceria completa de um GLS 1995 que havia comprado no mesmo período, tinha um estoque razoável de peças que facilitaram bastante o processo.
Na retífica descobri que o comando não prestava mais e na imensa dificuldade de conseguir outro, optei logo pelo primeiro upgrade, um Comp Cams 280h... a oficina que havia levado era conhecida pelos campeonatos de arrancada, não demorou para o mecânico aparecer com um jogo de pistões maiores, nem pro preparador vir com milhares de ideias que me levariam outros milhares de reais.
Depois de longos meses de espera, em janeiro de 2012 ligo finalmente o novo motor, já 4.4, bicos aumentados, bomba externa, cabeçote homemade, e usando injeção MegaSquirt e embreagem de 750lbs. Não demorou para ter problemas de cabeçote com serviços mal feitos, depois do segundo ir pro lixo comprei um Paula Faria de um ex omega turbo, trabalhado e roletado... Alguem tempo depois troquei os bicos por Siemens 80lbs (excelentes!). Nessa configuração principal fiquei por bastante tempo, adotei a relação do 3.0 no diferencial, tive problemas com bobinas, bolachas do cardan, bomba de combustível e principalmente câmbio, o original não mais dava conta do carro na pista e me forçou a partir pro forjado, na época a única opção viável era o Sapinho. Muitos dos problemas eram inéditos e me forçaram a desenvolver soluções, com muito mais gasto que o normal pra um carro comum.
Tinha um belo sistema multimídia com um carpc que além do entretenimento tinha conexão direta com a Megasquirt, um dashboard completo do motor e ajustes em tempo real, realmente um destaque único que me trouxe muitas alegrias.
Depois de superados os problemas o carro atingiu 332cv no dino, e andei por um bom tempo assim, desde 2013 já não usava o carro no dia a dia.
Em 2014 troquei a admissão original pelas TBI's individuais, foi um belo upgrade de potência e baixou bastante o tempo de pista, mas não cheguei a medir o quanto aumentou em CV.
Esse ano, resolvi chutar o balde em algumas coisas, arranquei o a/c, abs, som, e tudo mais que achasse peso desnecessário, vendi o Comp Cams, os Siemens, a MegaSquirt, e outras coisas, pensavam até que eu estava desfazendo o projeto e vendendo o carro em partes, mas no lugar deles vieram um comando Iskenderian mecânico, tuchos Crower, bobinas individuais, bicos bosch 160lbs e a Ft500. O ano inteiro o carro ficou parado até que conseguisse trazer um técnico de SP para fazer a parte elétrica da injeção e ignição sequencial e agora estamos em acertos para o próximo ano vir com tudo, um pequeno contratempo de uma junta queimada que está sendo tratado.
Bom, em resumo é por aí, espero que dê uma boa noção do histórico do carro, abaixo a ficha da preparação atual:
Cabeçote Paula Faria
Válvulas Admissão Manley Street 1.94
Válvulas Escape Manley Street 1.60
Balanceiros Crower Roletados 1.75
Molas Duplas Procomp 6005
Pratos Procomp
Prisioneiros ARP
Tampa de válvulas e suporte de bobinas em alumínio polido
Conexões de respiro FTX
Reservatório 2lts Ihmor
Bloco aberto 4400
Pistões 4" KS
Comando Isky 595-A
Bielas 5.7 Opala
Tuchos Crower Mecânicos
Bomba de Óleo Melling Alto Volume
Parafusos de Biela ARP
Prisioneiros de Mancal ARP
Admissão Throttle Bodies Argentinas 44mm
Cornetas em Alumínio Polido
Coletores de admissão Engine
Coletores de escape Binho 6x2 Curtos com Thermotape
2 JK intermediários 2.5"
Abadafor final General Escapamentos
Injeção Fueltech FT500
6 Bicos Bosch 160lbs
Chicote Cris Eletric Power
2 Sondas 4.2 Bosch
2 Leitores Wideband Fueltech
Shift-Light ODG
2 Sensores PS10-b para oléo e combustível
2 Sensores de velocidade hall Fueltech
Bomba Mercedes 12Bar
Regulador de pressão Bosch 3bar
Filtros Metalhorse 150micron e 30micron
Sensor de Fase hall
Ignição Spark Pro 6
6 Bobinas Punto T-jet
Velas NGK grau 7
Cambio Sapinho Forjado
Disco Embreagem Aerotetic 8 Pastilhas
Plato Ceramic Power 900lbs
Acoplamentos do cardan AJ Buchas Especiais
Diferencial 3.70 omega 3.0 blocado
Line-Lock B&M
Suspensão Amortecedores BN Suspen
Molas Traseiras Suprema GNV
Buchas AJ Buchas Especiais e Impacto
Pneus Diant. Goodyear excellence 195/65
Tras. Yokohama Advan DB 205/60
Editado em 03/02/2016 - Atualizando configuração das peças
Como tinha uma outra carroceria completa de um GLS 1995 que havia comprado no mesmo período, tinha um estoque razoável de peças que facilitaram bastante o processo.
Na retífica descobri que o comando não prestava mais e na imensa dificuldade de conseguir outro, optei logo pelo primeiro upgrade, um Comp Cams 280h... a oficina que havia levado era conhecida pelos campeonatos de arrancada, não demorou para o mecânico aparecer com um jogo de pistões maiores, nem pro preparador vir com milhares de ideias que me levariam outros milhares de reais.
Depois de longos meses de espera, em janeiro de 2012 ligo finalmente o novo motor, já 4.4, bicos aumentados, bomba externa, cabeçote homemade, e usando injeção MegaSquirt e embreagem de 750lbs. Não demorou para ter problemas de cabeçote com serviços mal feitos, depois do segundo ir pro lixo comprei um Paula Faria de um ex omega turbo, trabalhado e roletado... Alguem tempo depois troquei os bicos por Siemens 80lbs (excelentes!). Nessa configuração principal fiquei por bastante tempo, adotei a relação do 3.0 no diferencial, tive problemas com bobinas, bolachas do cardan, bomba de combustível e principalmente câmbio, o original não mais dava conta do carro na pista e me forçou a partir pro forjado, na época a única opção viável era o Sapinho. Muitos dos problemas eram inéditos e me forçaram a desenvolver soluções, com muito mais gasto que o normal pra um carro comum.
Tinha um belo sistema multimídia com um carpc que além do entretenimento tinha conexão direta com a Megasquirt, um dashboard completo do motor e ajustes em tempo real, realmente um destaque único que me trouxe muitas alegrias.
Depois de superados os problemas o carro atingiu 332cv no dino, e andei por um bom tempo assim, desde 2013 já não usava o carro no dia a dia.
Em 2014 troquei a admissão original pelas TBI's individuais, foi um belo upgrade de potência e baixou bastante o tempo de pista, mas não cheguei a medir o quanto aumentou em CV.
Esse ano, resolvi chutar o balde em algumas coisas, arranquei o a/c, abs, som, e tudo mais que achasse peso desnecessário, vendi o Comp Cams, os Siemens, a MegaSquirt, e outras coisas, pensavam até que eu estava desfazendo o projeto e vendendo o carro em partes, mas no lugar deles vieram um comando Iskenderian mecânico, tuchos Crower, bobinas individuais, bicos bosch 160lbs e a Ft500. O ano inteiro o carro ficou parado até que conseguisse trazer um técnico de SP para fazer a parte elétrica da injeção e ignição sequencial e agora estamos em acertos para o próximo ano vir com tudo, um pequeno contratempo de uma junta queimada que está sendo tratado.
Bom, em resumo é por aí, espero que dê uma boa noção do histórico do carro, abaixo a ficha da preparação atual:
Cabeçote Paula Faria
Válvulas Admissão Manley Street 1.94
Válvulas Escape Manley Street 1.60
Balanceiros Crower Roletados 1.75
Molas Duplas Procomp 6005
Pratos Procomp
Prisioneiros ARP
Tampa de válvulas e suporte de bobinas em alumínio polido
Conexões de respiro FTX
Reservatório 2lts Ihmor
Bloco aberto 4400
Pistões 4" KS
Comando Isky 595-A
Bielas 5.7 Opala
Tuchos Crower Mecânicos
Bomba de Óleo Melling Alto Volume
Parafusos de Biela ARP
Prisioneiros de Mancal ARP
Admissão Throttle Bodies Argentinas 44mm
Cornetas em Alumínio Polido
Coletores de admissão Engine
Coletores de escape Binho 6x2 Curtos com Thermotape
2 JK intermediários 2.5"
Abadafor final General Escapamentos
Injeção Fueltech FT500
6 Bicos Bosch 160lbs
Chicote Cris Eletric Power
2 Sondas 4.2 Bosch
2 Leitores Wideband Fueltech
Shift-Light ODG
2 Sensores PS10-b para oléo e combustível
2 Sensores de velocidade hall Fueltech
Bomba Mercedes 12Bar
Regulador de pressão Bosch 3bar
Filtros Metalhorse 150micron e 30micron
Sensor de Fase hall
Ignição Spark Pro 6
6 Bobinas Punto T-jet
Velas NGK grau 7
Cambio Sapinho Forjado
Disco Embreagem Aerotetic 8 Pastilhas
Plato Ceramic Power 900lbs
Acoplamentos do cardan AJ Buchas Especiais
Diferencial 3.70 omega 3.0 blocado
Line-Lock B&M
Suspensão Amortecedores BN Suspen
Molas Traseiras Suprema GNV
Buchas AJ Buchas Especiais e Impacto
Pneus Diant. Goodyear excellence 195/65
Tras. Yokohama Advan DB 205/60
Editado em 03/02/2016 - Atualizando configuração das peças