Omega 4.1 GLS _ Diamante Negro =P

José
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Re: Omega 4.1 GLS _ Diamante Negro =P

Mensagempor José » 11 Set 2016, 11:07

O meu é só elétrica, uma pequena parte do trabalho..

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Alex A. M. Jr.
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Re: Omega 4.1 GLS _ Diamante Negro =P

Mensagempor Alex A. M. Jr. » 13 Set 2016, 23:06

Bem... continuando.

Na época, após montar as coisas de novo (que foi pouco depois de eu parar de atualizar o tópico), o carro ficou juntando poeira por um tempo, até eu ter um tempo de leva-lo pra oficina pra montar as outras coisinhas que comprei durante o coma do Omega.

Ele recebeu na suspensão dianteira um par de kits completos dos amortecedores AXIOS e um par de pratos superiores originais GM. Logo depois um calso (coxim) do diferencial original GM, as 4 coifas das homocinéticas e uma das borrachas do escape, sendo que eu havia trocado todas pouco antes de parar o carro.

Uns dias depois instalei o amortecedor do motor COFAP. Eu comprei um par, mas só troquei o da esquerda, o outro original ainda estava ótimo.
Também comprei o acabamento da coluna esquerda do para-brisas dianteiro, outro pc de bordo (apesar de só precisar do chip), moldura central do painel, jogo de tapetes específicos pro Omega e um forro do capô. Mas não instalei nada disso ainda.

Fui comprar grafite pra lubrificar os vidros e me indicaram silicone spray, muitos dizem que é melhor, daí comprei pra experimentar. No frasco diria nitidamente para não deixa-lo dentro do carro por risco de explosão.
Mas um dia esqueci lá e com o carro PRETO no Sol. Até que veio uma senhora espantada perguntando se o dono daquele carro estava na oficina, porque fez um barulhão e soltava fumaça :shock:

Lógico que fiquei apavorado, mas tirando a sujeirada que fez a garrafinha de silicone spray quando estourou... tudo bem. Sim, foi uma droga, mas melhor do que o carro pegando fogo, como pensei que seria. hehe.

Lavando o carro na casa do meu tio identifiquei alguns problemas elétricos. E já são tantos que depois criarei um tópico só pra eles. :oops:

E assim fui indo, tranquilo. Alegremente montando o carro. Já estava caçando o cara que me vendeu pra poder legalizar o carro. Ainda não está no meu nome :mrgreen:

Mas na minha próxima postagem, onde já espero terminar essa "série de atualização", vou contar como o Omega foi ficar como ele está nesse exato momento... Desmontado nos cavaletes de novo.

Até a próxima :roll:
Anexos
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O mecânico de suspensão da nossa oficina montando os kits dos amortecedores pra mim.
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AXIOS é AXIOS!
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Comparando o Coxim novo com o antigo. Esse coxim havia sido instalado logo antes do cara me vender o carro. Devia ser marca vagabunda.
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Par de pratos limitadores dos amortecedores dianteiros. Como só achei do Omega A de marca vagabunda, comprei esse importado de Omega 3.8 original, pra experimentar. rs
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Coxim do câmbio original GM de um lote antigo
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Aquela homocinética com a coifa pior estava muito suja e seca por dentro. Dei um trato nela. Só Omega mesmo pra ter uma homocinética tão resistente!
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Ele montou as coifas pra mim, deu um pouco de trabalho soltar a homocinética
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Essa foto é por cima daquela bucha grande do agregado traseiro. Esse espaço é normal? Alguém sabe?
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Aproveitando o quintal calçado do tio pra lavar o carro e dar uma olhada geral.
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Fiel companheiro, Manual de reparos. Peguei no clube antigo. Infelizmente a mulher da gráfica além de demorar pra imprimir, não imprimiu todo. Falta justamente da parte que fala do motor 4.1 em diante!!! ¬¬
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Volante bem ruim. Quero comprar um de couro de 4 pontos ou, se possível reformar esse e cobrir de couro.
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Painel semi-desmontado ainda. Mas tenho os acabamentos
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Gambiarra na luz. Nem sei como resolver. Depois vemos isso.
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Quebra-Sol do carona não fecha totalmente.
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Restos do frasco de Silicone Spray
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Descobri que tinha uma mola solta no apoio de mão do carona por que o pino tava quebrado. Decidi tentar resolver
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Nem lembro direito como eu fiz... mas deu bastante trabalho.
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Fiquei muito feliz de ter conseguido!
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Algum antigo dono trocou a ventoinha viscosa pelas elétricas.
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Também substituiu o par de ventoinhas auxiliares original do 4.1 95 por uma unica. E estava presa só em um parafuso, batendo por alí.
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Adaptação do caramba, tive que prender com abraçadeira de fita pra não ficar batendo. Depois preciso prender melhor e em um lugar melhor.
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Empoeirado de novo. Tirei a grade pra tentar descobrir o problema da ventoinha e pra recolar o friso cromado que saiu.
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O meu computador de bordo tá bom, mas não tem o Chip. Daí como não achei só o Chip, comprei esse por ser de um 4.1 manual. Mas o chip dele não tá funcionando também! ¬_¬
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Par de amortecedores do motor, da marca COFAP. Mesma fabricante dos originais GM
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O do lado direito estava bom ainda. Mas um vazamento naquele sensor perto, fez com que a bucha superior ficasse molenga.
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Alguém sabe que sensor é esse? Acho que é o de pressão do óleo. É só troca??!
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Decidi manter esse no mesmo lugar até resolver esse problema de vazamento. Depois vou pedir pro torneiro pôr uma bucha de PU nele e passar pro outro lado. O Poliuretano deve resistir melhor ao calor.
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Comparando o novo com o original
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O amortecedor do lado esquerdo do motor, olha o que o calor fez com a bucha superior dele!
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Este não tinha mais carga nenhuma
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A chapa defletora de calor que protege o amortecedor que fica perto do escapamento. A proteção de zinco já era. O flash da foto fez ele parecer mais brilhante, mas tava uma bosta.
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Decidi que ia pintar com tinta 600° (que na verdade só aguenta 300°) e tive a ideia de pintar a parte de fora de prata e a de dentro de preto. Na esperança de que assim proteja melhor o amortecedor. Bem... não custou tentar hehehe
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Chapa pintada toda de preto no dia seguinte, secando pra poder levar o prata por fora
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Chapa defletora pronta pra voltar pro lugar, junto com o amortecedor.
Omega Gls 4.1 - 1995 - Preto Lizst



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Re: Omega 4.1 GLS _ Diamante Negro =P

Mensagempor José » 13 Set 2016, 23:40

Cara. Parabéns... Vc é perfeccionistas... Me diz uma coisa, onde conseguiu os pratinhos originais?

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Re: Omega 4.1 GLS _ Diamante Negro =P

Mensagempor marcosvl » 14 Set 2016, 13:10

Cara Parabéns pelo trampo, definitivamente essa carro achou um dono, to precisando fazer algumas coisinhas no meu, principalmente trocad as coifas das homocinéticas.
Me explica o procedimento para remover elas... agradeço
Omega Prata Huet 4.1 98/98
Simplesmente Absoluto!!!
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

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Re: Omega 4.1 GLS _ Diamante Negro =P

Mensagempor Alex A. M. Jr. » 16 Set 2016, 08:04

Consegui os pratinhos no Mercado Livre, mas acho que é pro Omega 99.

Marcos, assim que eu tiver um tempinho vamos tentar te ajudar.

E obrigado pelos elogios. É bondade de vcs... hehehe. Sou apenas um principiante entusiasmado. Valeu mesmo, gente.
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Re: Omega 4.1 GLS _ Diamante Negro =P

Mensagempor Roberto Francesco » 16 Set 2016, 20:26

Alex, parabéns pelos cuidados com seu carro!

Como você comprou o par de amortecedores do motor, eu trocaria o que não foi trocado também, e esquecia isso.

Quando troquei esses amortecedores no meu carro, só o do lado do motorista parecia ruim.
Omega CD 4.1 1996 - cinza monet: viewtopic.php?f=56&t=51

Omega Diamond 3.0 1994 - azul strauss: viewtopic.php?f=56&t=76

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Re: Omega 4.1 GLS _ Diamante Negro =P

Mensagempor José » 16 Set 2016, 21:18

Alex A. M. Jr. escreveu:Consegui os pratinhos no Mercado Livre, mas acho que é pro Omega 99.

Marcos, assim que eu tiver um tempinho vamos tentar te ajudar.

E obrigado pelos elogios. É bondade de vcs... hehehe. Sou apenas um principiante entusiasmado. Valeu mesmo, gente.

Alex, acha estes pratinhos e manda o link?

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Re: Omega 4.1 GLS _ Diamante Negro =P

Mensagempor Alex A. M. Jr. » 17 Set 2016, 18:47

marcosvl escreveu:Cara Parabéns pelo trampo, definitivamente essa carro achou um dono, to precisando fazer algumas coisinhas no meu, principalmente trocad as coifas das homocinéticas.
Me explica o procedimento para remover elas... agradeço


Então... já fazem uns meses e eu praticamente só ajudei o mecânico. Mas não tem muito mistério.

Primeiramente, tirar os semi-eixos:
Anexos
Semi-eixo 1.png
Não precisa de ferramenta especial nenhuma. Só usar uma espátula.
semi eixo 2.png
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Re: Omega 4.1 GLS _ Diamante Negro =P

Mensagempor Alex A. M. Jr. » 17 Set 2016, 18:58

Pra trocar as coifas, ao menos uma homocinética tem que sair. Escolhemos a do lado de dentro (do diferencial). Eu não me lembro se ela tem um anel-trava que pode ser aberto com alicate pra liberar ou se tem que usar "persuasão". No caso da segunda, tem bastante risco de quebrar. Mas ao que parece, ao menos essa tem o anel pra soltar.

Em todo caso se vc der o azar da homocinética desmontar... FERROU. Mesmo se conseguir montar de novo, não fica bom, as peças já estão desgastadas de forma desigual, todas viciadas.

O ideal é limpar e depois lubrificar bem, antes de montar de novo.

O óleo do diferencial não vasa, o nível dele é mais baixo que o das pontas estriadas das homocinéticas.
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Re: Omega 4.1 GLS _ Diamante Negro =P

Mensagempor Alex A. M. Jr. » 17 Set 2016, 19:12

Chedid escreveu:
Alex A. M. Jr. escreveu:Consegui os pratinhos no Mercado Livre, mas acho que é pro Omega 99.

Marcos, assim que eu tiver um tempinho vamos tentar te ajudar.

E obrigado pelos elogios. É bondade de vcs... hehehe. Sou apenas um principiante entusiasmado. Valeu mesmo, gente.

Alex, acha estes pratinhos e manda o link?


http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... origin-_JM

Lembrando que é pro Omega 1999, ou seja, não é idêntico ao do Omega nacional. Comprei pela minha conta em risco e ainda está cedo pra dar algum veredicto.

Roberto Francesco escreveu:Alex, parabéns pelos cuidados com seu carro!

Como você comprou o par de amortecedores do motor, eu trocaria o que não foi trocado também, e esquecia isso.

Quando troquei esses amortecedores no meu carro, só o do lado do motorista parecia ruim.


De fato a norma pra troca de amortecedores, de um modo geral, é trocar o par. É assim nos da suspensão e em praticamente tudo. E faz todo o sentido

E realmente parece meio sem nexo eu comprar o par novo e não trocar ambos. O ideal é guardar o velho como reserva. Mas eu entendo que a função desses amortecedores é muito pouca. E que da direita só se desgastou por causa do calor excessivo do coletor de escape.

Normalmente com os coxins do motor acontece de um se desgastar mais, por ser mais exigido pela movimentação do motor. De fato eu tive que trocar o coxim do motor do mesmo lado. Ainda assim eu acredito que no caso do amortecedor a culpa seja do calor.

Mas talvez na verdade esse seja outro motivo pra eu seguir a sua ideia. Afinal o novo deve suportar melhor. Então vou pensar mais.

A dica foi válida. É bom te-lo de volta no fórum, amigo. ;)
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