Omega 4.1 GLS _ Diamante Negro =P

Avatar do usuário
Alex A. M. Jr.
Omegueiro semi-profissional
Mensagens: 247
Registrado em: 29 Dez 2015, 00:02

Re: Omega 4.1 GLS _ Diamante Negro =P

Mensagempor Alex A. M. Jr. » 19 Jan 2016, 22:47

Sobre a luta que é ajeitar um Omega, agora eu estou nela meu amigo hahahaha
E não falta tão pouco quanto vc pensa. Os antigos donos maltrataram taaaanto o coitado.

Já deve ter 2 anos que Deus me abençoou com ele. Um conhecido nosso que vive fazendo negócio (aqueles caras que tão sempre comprando carro, dão uma ajeitadinha +- e vendem p comprar outro) apareceu com ele na nossa oficina p ver a suspensão, mas nem queria fazer tudo, só queria dar um "jeitinho" ¬_¬

Quando vi comentei: -Poooo agora sim, ISSO é um carro!
Daí o cara: -Ih Junior... to de saco cheio dessa merda! Essa ****** só dá problema, nunca fica bom. TO VENDENDO, se alguém aparecer perguntando é R$ 14000,00 mas até por 12 eu faço.

O mais engraçado é que eu desdenhei do carro. Na época eu não sabia nada do 4.1 e pensava que só o 3.0 prestava. Isso até que eu sentei no banco do motorista e pisei no acelerador a primeira vez *¬*
Ps.: No final saiu por R$ 8000,00 graças à Deus 8-)

Colho alegremente as consequências daqueles dias até hoje :lol: ...tentando desfazer anos de maus tratos

O pretão veio vazando todos os fluidos possíveis (água, óleo do motor, da direção, do freio, da caixa de marcha e até a gasolina);
Estourando no gás ao ponto de soltar as mangueiras do coletor e arrebentar a caixa do filtro de ar;
Funcionando mal na gasolina;
Sem os auto-falantes originais (inclusive quebraram o forro da porta do motorista p tirar o som, tive que aparafusar ¬¬);
Bolachão arrebentando;
Suspensão precisando de bucha e de amortecedor traseiro;
Na dianteira só tinha lampada nos piscas e no farol principal;

E mais um monte de coisinha que se eu for ficar falando uma por uma vai ficar gigante isso.
Já perdi a conta de quantas vezes ele ficou parado p fazer serviços.

Essa ultima agora foi pra trocar a junta elástica da coluna de direção, daí como eu estava fazendo auto-escola p tirar a minha primeira habilitação (olha só, nem isso eu tinha) e como era ritmo de fim de ano + crise, o omega ficou parado meses.

Acabei trocando a junta elástica, um retentor da caixa de direção, 3 das 4 mangueiras da direção (encontra-se as 4 na net), barra central da direção (TRW), junta da tampa de válvulas, palhetas. Também desmontei a coluna de direção e dei uma GERAL.

Pra instalar ainda, já tenho aqui as 4 coifas das homocinéticas (interna - Albarus Spicer, externa -Esqueci a marca, uma xing ling, mas que valeu a tentativa pelo preço), coxim do diferencial (GM), par de kit dos amortecedores dianteiros (Axios) e os 4 pneus (traseiros: 245/35 r20, novos Ling Long e dianteiros 225/35 r20 usados :mrgreen:)

Domingo nós colocamos o coletor no lugar e as barras de direção. Coloquei a coluna de direção provisoriamente no lugar e fizemos a sangria da direção. Quando ouvi o som do motor depois de meses de silencio... chegou a ser emocionante.

Dá trabalho ter carro velho, intendo quem prefere ter um inferior, porém mais novo. Mas p mim... VALE A PENA!
Anexos
20160113_205030.jpg
Meu irmão me flagrou regulando o Hidrovácuo (cervo-freio), troço chato de colocar e de tirar do lugar. Felizmente consegui regular por dentro com uma chave 10 de boca
IMG_20160117_160210929.jpg
Meu coletor estava sem aquele parafuso que fica em baixo do "Chevrolet", daí comprei esse (não achei o preto de aço) e usei essa bucha de bieleta no lugar da que deveria haver ali
IMG_20160117_171001579.jpg
Comparando a Barra Central GM com a nova TRW
IMG_20160117_171013533.jpg
IMG_20160117_171032939_HDR.jpg
Da pra ver que a original era superior
IMG_20160117_140248308.jpg
Depois vou lavar, como fiz com a tampa de válvulas
IMG_20160117_155643745.jpg
20160113_194748.jpg
Caixa de direção no lugar Graças à Deus, que trabalho que deu. Detalhe: Veio escrito "Omega 3.0" em uma das mangueiras. Sendo que é bem diferente
IMG_20160117_140010119.jpg
Mesa de instrumentos
Omega Gls 4.1 - 1995 - Preto Lizst



"Direi do SENHOR: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei."

Avatar do usuário
marcosvl
Omegueiro de plantão
Mensagens: 551
Registrado em: 08 Out 2015, 14:30

Re: Omega 4.1 GLS _ Diamante Negro =P

Mensagempor marcosvl » 20 Jan 2016, 06:13

Parabens amigo pelo cuidado, da trabalho mas depois e so alegria...
Boa sorte com a maquina
Omega Prata Huet 4.1 98/98
Simplesmente Absoluto!!!
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

José
Omegueiro de plantão
Mensagens: 755
Registrado em: 05 Dez 2015, 12:00

Re: Omega 4.1 GLS _ Diamante Negro =P

Mensagempor José » 20 Jan 2016, 10:27

Parabéns nobre....estou numa saga parecida...

Avatar do usuário
Roberto Francesco
Omegueiro de plantão
Mensagens: 865
Registrado em: 09 Out 2015, 01:51

Re: Omega 4.1 GLS _ Diamante Negro =P

Mensagempor Roberto Francesco » 20 Jan 2016, 17:57

Alex, parabéns pelos cuidados com o carro!
Omega CD 4.1 1996 - cinza monet: viewtopic.php?f=56&t=51

Omega Diamond 3.0 1994 - azul strauss: viewtopic.php?f=56&t=76

Avatar do usuário
diego rodrigues
Omegueiro iniciante
Mensagens: 43
Registrado em: 28 Dez 2015, 19:48

Re: Omega 4.1 GLS _ Diamante Negro =P

Mensagempor diego rodrigues » 20 Jan 2016, 18:18

parabéns! aos poucos vai zerando as coisas. o bom é que vai conhecer bem o carro.
BMW 540i E39 1996 Cosmos Black
Ex-Omega CD 4.1 1996 Cinza Monet (2008-2014)
YT: https://www.youtube.com/user/DIEGO4100

Avatar do usuário
Alex A. M. Jr.
Omegueiro semi-profissional
Mensagens: 247
Registrado em: 29 Dez 2015, 00:02

Re: Omega 4.1 GLS _ Diamante Negro =P

Mensagempor Alex A. M. Jr. » 24 Jan 2016, 14:54

Valeu gente. Algumas coisas são bem complicadas e chatinhas, mas eu tenho satisfação em mexer no carro. Tudo que posso eu faço.
Até os pneus fui eu que montei :P
Um dianteiro (e 2 traseiros no suprema do meu pai) no feriado, o outro dianteiro quarta-feira depois do expediente e os 2 traseiros hoje.

Depois vejo se posto algumas fotos.

Agora é só umas coisinhas na coluna de direção p ela ir pro lugar e dar um jeito no cabo do acelerador, daí o Omega já pode sair do seu local de repouso 8-)
Omega Gls 4.1 - 1995 - Preto Lizst



"Direi do SENHOR: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei."

José
Omegueiro de plantão
Mensagens: 755
Registrado em: 05 Dez 2015, 12:00

Re: Omega 4.1 GLS _ Diamante Negro =P

Mensagempor José » 24 Jan 2016, 15:20

logo vai estar novo... parabéns...

Avatar do usuário
leo_almeida
Omegueiro profissional
Mensagens: 433
Registrado em: 08 Out 2015, 14:27

Re: Omega 4.1 GLS _ Diamante Negro =P

Mensagempor leo_almeida » 24 Jan 2016, 23:43

Parabéns pelo carinho com o carro amigo....


Diz uma coisa, qual retentor da caixa trocou? A minha vaza desde sempre.... e tenho impressão ser naquele lá embaixo... vc trocou em casa, com ela no lugar? teve que tirar fora a caixa, conta aí hehe
Omega GLS 2.2 1996/1997 Prata Huet
Blazer Executive 4.3 V6 1999 Branco Mahler
Astra Wagon GLS 2.0 1995 Vermelho Goya

Conduzido por mim, guiado por Deus e cuidado por JC!

Avatar do usuário
Alex A. M. Jr.
Omegueiro semi-profissional
Mensagens: 247
Registrado em: 29 Dez 2015, 00:02

Re: Omega 4.1 GLS _ Diamante Negro =P

Mensagempor Alex A. M. Jr. » 26 Jan 2016, 19:17

Po Leo, que bom q tu perguntou, foi o seguinte:

O ultimo bolachão lixo que estourou no carro quebrou a flange que liga a caixa ao cardã. Eu até fiz um tópico falando sobre isso no fórum antigo.

Quando conseguimos soltar a porca que prende a flange na caixa (acho que é chave 30, e é MUITO RUIM DE SAIR, MUITOOOOO) notamos que o retentor que fica ali, o da saída da caixa mesmo, tava meio ruim.

Isso foi na nossa oficina, com o carro no elevador e meu pai me ajudando. Não tivemos que tirar a caixa (embora já tenhamos tirado uma vez pra trocar o disco de embreagem, o que me ocasionou um problemão com atuadores o que inclusive temo que esteja se repetindo x_x), como o retentor tava lá a 20 anos, tava bem ressecado mas não foi tão difícil assim de tirar. Fizemos um furo nele, enfiamos uma ferramenta lá qualquer, acho que uma chave de fenda, não lembro, e puxamos.

O problema todo é que se vc chega na auto-peças e pede um "Retentor da Caixa de Marchas do Omega", CLARO que ninguém tem, e o problema todo é que nele vem escrito 3 numerações. Uma é o código da peça original GM, outro é o código de "reposição" e o terceiro é a medida.

Quando furamos o retentor, estragamos logo o número do código de reposição. Sendo que NINGUÉM tinha a GM e infelizmente é difícil nos dias de hoje o vendedor se dar ao trabalho de olhar os catálogos em busca de peças.

Quando encontrei um cara disposto a usar o número com as medidas e caçar nos catálogos, depois de um tempinho de procura ele descobriu que é o mesmo retentor do diferencial! Inclusive, acho que do 3.0 e do 4.1 é diferente do dos 2.0 e 2.2.

Serviu perfeitamente e tá lá até hoje. Depois se quiser eu procuro o antigo que guardei em algum lugar e te digo a medida ;)
Omega Gls 4.1 - 1995 - Preto Lizst



"Direi do SENHOR: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei."

Avatar do usuário
Alex A. M. Jr.
Omegueiro semi-profissional
Mensagens: 247
Registrado em: 29 Dez 2015, 00:02

Re: Omega 4.1 GLS _ Diamante Negro =P

Mensagempor Alex A. M. Jr. » 26 Jan 2016, 19:18

Opa, espera... por acaso tu se refere ao retentor da caixa de DIREÇÃO?! xD
Omega Gls 4.1 - 1995 - Preto Lizst



"Direi do SENHOR: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei."