Roberto Francesco - Omega CD 4.1 1996 / 1996 - 2.ª geração.

Avatar do usuário
Roberto Francesco
Omegueiro de plantão
Mensagens: 865
Registrado em: 09 Out 2015, 01:51

Re: Roberto Francesco - Omega CD 4.1 1996 / 1996 - 2.ª geração.

Mensagempor Roberto Francesco » 24 Set 2017, 02:55

6 voltas ao mundo!Imagem

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk
Omega CD 4.1 1996 - cinza monet: viewtopic.php?f=56&t=51

Omega Diamond 3.0 1994 - azul strauss: viewtopic.php?f=56&t=76

Avatar do usuário
marcosvl
Omegueiro de plantão
Mensagens: 551
Registrado em: 08 Out 2015, 14:30

Re: Roberto Francesco - Omega CD 4.1 1996 / 1996 - 2.ª geração.

Mensagempor marcosvl » 24 Set 2017, 08:20

O numero que me chamou atenção foi o 74....rsrsrsrs
Omega Prata Huet 4.1 98/98
Simplesmente Absoluto!!!
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Avatar do usuário
Roberto Francesco
Omegueiro de plantão
Mensagens: 865
Registrado em: 09 Out 2015, 01:51

Re: Roberto Francesco - Omega CD 4.1 1996 / 1996 - 2.ª geração.

Mensagempor Roberto Francesco » 14 Dez 2017, 20:06

Bem, essa semana o motor fez 50.000 Km rodados após a retífica, durante uma viagem de cerca de 3.000 Km a trabalho.

Ao retornar para casa, senti o carro bem quadrado, acredito que devido a gasolina de qualidade duvidosa que encontrei rodando pelo estado do RJ.

Resolvi fazer a revisão da i.e. em casa mesmo, e aproveitei para sanar alguns outros defeitos no motor. Foi feito:

Troca das velas (GM).
Troca dos cabos de vela (NGK).
Troca da bobina (Bosch).
Troca da sonda lambda (GM).
Troca do regulador de pressão de combustível (Bosch).
Limpeza dos bicos, e substituição dos seus reparos.
Troca da junta da tampa de válvulas (não sei a marca...).
Troca das juntas da admissão (não sei a marca, mas as juntas são feitas do papelão hidráulico da marca Teadit, que utilizo no trabalho. Comprei por causa disso).
Reparo das mangueiras de combustível da flauta dos bicos injetores.
Troca do chicote dos bicos (Idehiro me cedeu um).

Fiz a troca do refil do MAF, por um da marca E-Klass, mas deixo esse assunto para um outro tópico.

Ao retirar as velas do motor, 1 delas estava com aspecto esbranquiçado (sintoma de falta de combustível), e 2 com carbonização seca (sintoma de excesso de combustível).

Ao levar os bicos para testes, foram constatados 2 bicos com vazão acima do normal, e 1 bico com vazão menor, o que bate com o diagnóstico visual das velas. Os bicos foram limpos, e seus reparos trocados (inclusive, aquelas telas pequenas na entrada de combustível). Nos bicos que apresentavam vazão maior que o normal, as telas estavam rasgadas, e no bico com vazão menor, a tela estava parcialmente entupida. Após limpeza e troca doa reparos, os bicos ficaram 100%.

Sobre as mangueiras de combustível, a mangueira de retorno já havia vazado pela união prensada entre a parte de borracha e a parte metálica, e estava com um "artifício técnico" para não vazar. Tentei comprar essas mangueiras novas, mas não achei ambas (só achei a que não vazava, e estava custando R$ 290,00), portanto desisti de comprar novas. Como queria solucionar em definitivo, peguei um par reserva que tenho no estoque e levei em uma loja na cidade chamada Hidra-Port, que faz manutenção em equipamentos para o porto. O serviço de troca das mangueiras, e prensagem (utilizam a parte metálica da mangueira original), ficou R$ 60,00 por mangueira.

O resto, foi desmonta, limpa e monta denovo. Seguem algumas fotos:ImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagem

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk
Omega CD 4.1 1996 - cinza monet: viewtopic.php?f=56&t=51

Omega Diamond 3.0 1994 - azul strauss: viewtopic.php?f=56&t=76

danrmp
Omegueiro profissional
Mensagens: 462
Registrado em: 02 Dez 2015, 23:53

Re: Roberto Francesco - Omega CD 4.1 1996 / 1996 - 2.ª geração.

Mensagempor danrmp » 15 Dez 2017, 11:01

Os bicos são de Vectra?

Avatar do usuário
Roberto Francesco
Omegueiro de plantão
Mensagens: 865
Registrado em: 09 Out 2015, 01:51

Re: Roberto Francesco - Omega CD 4.1 1996 / 1996 - 2.ª geração.

Mensagempor Roberto Francesco » 23 Dez 2017, 13:53

danrmp escreveu:Os bicos são de Vectra?
São. Bicos Bosch, final 821.

A uns anos atrás os bicos do carro começaram a dar problemas, e os originais custavam uma fortuna (algo próximo de 500 reais cada). E também não queria comprar bicos usados.

Discutimos bastante isso no CO.net, e após várias consultas dos amigos chegamos a conclusão que esse bico substitui os originais do Omega 4.1 (vazão, impedância, leque e tamanhos compatíveis), além de serem sem emendas (que é onde os bicos originais costumam vazar).

Uso esses bicos desde 2012, e nada a reclamar.

Sei que outras pessoas também usam, nunca ouvi reclamações.

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk
Omega CD 4.1 1996 - cinza monet: viewtopic.php?f=56&t=51

Omega Diamond 3.0 1994 - azul strauss: viewtopic.php?f=56&t=76

danrmp
Omegueiro profissional
Mensagens: 462
Registrado em: 02 Dez 2015, 23:53

Re: Roberto Francesco - Omega CD 4.1 1996 / 1996 - 2.ª geração.

Mensagempor danrmp » 23 Dez 2017, 21:58

Acho que lembro da discussão. Se não me engano foi o Diego Rodrigues que foi o primeiro a experimentar.

Vendo agora a foto da lateral do bloco com a bobina que me toquei que realmente montei aquele parafuso da direita errado. Ali tem que ser o prisioneiro mesmo, para fixar a braçadeira do positivo da bateria com porca. Depois vou inverter o meu.

Avatar do usuário
leo_almeida
Omegueiro profissional
Mensagens: 433
Registrado em: 08 Out 2015, 14:27

Re: Roberto Francesco - Omega CD 4.1 1996 / 1996 - 2.ª geração.

Mensagempor leo_almeida » 25 Dez 2017, 22:05

Uso os 821 no omega 2.2 tb....

Só tive que fazer uma adaptação quanto ao valo de fixação pois a parte pra encaixar o grampo de travamento era ao contrário do que a minha flauta precisava....
Omega GLS 2.2 1996/1997 Prata Huet
Blazer Executive 4.3 V6 1999 Branco Mahler
Astra Wagon GLS 2.0 1995 Vermelho Goya

Conduzido por mim, guiado por Deus e cuidado por JC!

Avatar do usuário
Roberto Francesco
Omegueiro de plantão
Mensagens: 865
Registrado em: 09 Out 2015, 01:51

Re: Roberto Francesco - Omega CD 4.1 1996 / 1996 - 2.ª geração.

Mensagempor Roberto Francesco » 28 Dez 2017, 11:12

danrmp escreveu:Acho que lembro da discussão. Se não me engano foi o Diego Rodrigues que foi o primeiro a experimentar.

Vendo agora a foto da lateral do bloco com a bobina que me toquei que realmente montei aquele parafuso da direita errado. Ali tem que ser o prisioneiro mesmo, para fixar a braçadeira do positivo da bateria com porca. Depois vou inverter o meu.


Foi sim.

Depois do Diego, lembro que o Márcio (Last Warrior) comprou, inclusive, usou o final 822 em um dos omegas dele. E ficou bom também.

Eu comprei, salvo engano o Hagi comprou também. Que eu lembre de cabeça.

O Idehiro trocou os bicos do carro dele recentemente, e acho que foram os de final 821 também, vou confirmar com ele, mas sei que o carro está bom também.

Nada a reclamar nesses anos todos com os bicos.

Estão comercializando um outro modelo de bico Bosch (final 975, salvo engano), como compatíveis e adequados. Mas não conheço ninguém que fez essa substituição.

O Marcos usou um bico de BMW, salvo engano do modelo 328 E36 (motor M50...), e pode comentar sobre os resultados.
Omega CD 4.1 1996 - cinza monet: viewtopic.php?f=56&t=51

Omega Diamond 3.0 1994 - azul strauss: viewtopic.php?f=56&t=76

Avatar do usuário
Roberto Francesco
Omegueiro de plantão
Mensagens: 865
Registrado em: 09 Out 2015, 01:51

Re: Roberto Francesco - Omega CD 4.1 1996 / 1996 - 2.ª geração.

Mensagempor Roberto Francesco » 28 Dez 2017, 11:15

leo_almeida escreveu:Uso os 821 no omega 2.2 tb....

Só tive que fazer uma adaptação quanto ao valo de fixação pois a parte pra encaixar o grampo de travamento era ao contrário do que a minha flauta precisava....


A flauta do 2.2 é tão diferente assim?

Confesso que não lembro desse detalhe.
Omega CD 4.1 1996 - cinza monet: viewtopic.php?f=56&t=51

Omega Diamond 3.0 1994 - azul strauss: viewtopic.php?f=56&t=76

danrmp
Omegueiro profissional
Mensagens: 462
Registrado em: 02 Dez 2015, 23:53

Re: Roberto Francesco - Omega CD 4.1 1996 / 1996 - 2.ª geração.

Mensagempor danrmp » 28 Dez 2017, 11:43

Roberto Francesco escreveu:A flauta do 2.2 é tão diferente assim?


Como é sistema Rochester, é meio diferentona. Mas conseguimos montar os bicos Bosch (do 2.0/3.0) no carro de um amigo meu. Claro que às vezes se vc olhar meio torto pra ela dá já começa a dar entrada de ar no coletor, e na hora de mexer sempre fica um vazando. Mas vale a pena, pois esses bicos usados no sistema Delco são uma porcaria com B maiúsculo. Pode procurar em vários sites internacionais, a bobina deles é exposta ao combustível, que com a presença de álcool acaba com o isolamento dela. Nesse carro em questão já estava com um bichado e outro era de Corsa, ou seja também já tinha dado defeito.

Roberto Francesco escreveu:Estão comercializando um outro modelo de bico Bosch (final 975, salvo engano), como compatíveis e adequados. Mas não conheço ninguém que fez essa substituição.


Tem que ficar de olho pois tem uns vendedores entregando bico genérico como se fosse original Bosch do 4.1. Tem que ler muito bem o anúncio e entender as entrelinhas.

Tem gente que tenta com os bicos de Astra, mas são os curtinhos e não dão fechamento na flauta/coletor.