Roberto Francesco - Omega CD 4.1 1996 / 1996 - 2.ª geração.

danrmp
Omegueiro profissional
Mensagens: 462
Registrado em: 02 Dez 2015, 23:53

Re: Roberto Francesco - Omega CD 4.1 1996 / 1996 - 2.ª geração.

Mensagempor danrmp » 04 Abr 2018, 14:09

Eu coloquei os Cofap (achei Monroe só em Curitiba, ia pedir para mina mulher buscar pessoalmente mas o cara colocou um monte de complicação que era depósito e tal).

Detalhe que o cara da autopeça me vendeu o do 4cil. Ainda bem que percebi no balcão ao pegar. O pior foi a teimosia dele, tive que pedir para ele pelo código do 6cil.

Só que venceram a garantia na prateleira, pois fiquei me enrolando para dar aquela geral.

Avatar do usuário
Roberto Francesco
Omegueiro de plantão
Mensagens: 865
Registrado em: 09 Out 2015, 01:51

Re: Roberto Francesco - Omega CD 4.1 1996 / 1996 - 2.ª geração.

Mensagempor Roberto Francesco » 02 Jun 2018, 14:30

Faz tempo que não atualizo o tópico...

O carro teve os amortecedores dianteiros trocados. Fiz alinhamento após a troca, e o carro ficou muito bom de andar.

No final de abril, tive um problema com o atuador de embreagem que vai no câmbio. Usava um Powerstop. Comprei um GM no mercado livre para trocar. Só resolvi essa pendência nessa semana, devido ao trabalho (o carro ficou mais de um mês sem ligar). Troquei o atuador, substitui todo o fluído de freio do carro. Aproveitei, e troquei o óleo do motor, que rodou muito pouco (739 km), mas venceu por tempo. O óleo saiu bem limpo. Carro rodando perfeitamente.

Fiz hidratação dos bancos em couro, e dei um trato no interior. Uma pena não ter tirado fotos do antes e depois.

O que aconteceu de ruim, foi um risco na lateral direita do carro. Brigando com o condomínio para saber quem vai arcar com os custos.
Imagem

Enviado de meu Moto G (4) usando o Tapatalk
Omega CD 4.1 1996 - cinza monet: viewtopic.php?f=56&t=51

Omega Diamond 3.0 1994 - azul strauss: viewtopic.php?f=56&t=76

hiuri-4100
Omegueiro Amador
Mensagens: 103
Registrado em: 21 Ago 2017, 22:05

Re: Roberto Francesco - Omega CD 4.1 1996 / 1996 - 2.ª geração.

Mensagempor hiuri-4100 » 15 Jul 2018, 21:20

Show. O meu Omega esta quase chegando na restauração da suspensão. Quero montar com tudo de melhor.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Omega CD 4.1 - Diplomata 4p 6cc 1987 - Caravan 6cc 1976

Avatar do usuário
Roberto Francesco
Omegueiro de plantão
Mensagens: 865
Registrado em: 09 Out 2015, 01:51

Re: Roberto Francesco - Omega CD 4.1 1996 / 1996 - 2.ª geração.

Mensagempor Roberto Francesco » 02 Nov 2018, 19:35

Caramba, faz bastante tempo que não atualizo a história do carro.

Nesses últimos meses andei fazendo várias coisas que já queria ter feito, além de um imprevisto que foi a junta de cabeçote.

Vou postar algumas fotos. Meio fora de ordem cronológica, mas fica o registro.

Enviado de meu Moto G (4) usando o Tapatalk
Omega CD 4.1 1996 - cinza monet: viewtopic.php?f=56&t=51

Omega Diamond 3.0 1994 - azul strauss: viewtopic.php?f=56&t=76

Avatar do usuário
Roberto Francesco
Omegueiro de plantão
Mensagens: 865
Registrado em: 09 Out 2015, 01:51

Re: Roberto Francesco - Omega CD 4.1 1996 / 1996 - 2.ª geração.

Mensagempor Roberto Francesco » 02 Nov 2018, 19:46

Depois de muitos anos com vontade de fazer isso, semana passada tomei coragem de revisar os forros de porta do 4.1 (que faziam muitos barulhos ao andar em locais onde as vias não estivessem como um tapete).

Desmontei os forros, troquei as presilhas dos mesmos por novas. Colei aquelas que estavam quebradas (a que já estavam, e as que quebraram na desmontagem).

Com os forros fora, troquei o atuador da trava da porta traseira esquerda, troquei 2 buchas dos trilhos das máquinas de vidro dianteiras (1 em cada lado). Troquei também todas as buchas que fixam os parafusos dos puxadores, 1 bucha da canaleta (que segura o vidro quando aberto), além de lubrificar os trilhos das máquinas de vidro.

Aproveitei também e instalei forração acústica nas portas, afim de melhorar a qualidade do som e também diminuir o ruído no interior do carro.

Seguem algumas poucas fotos. Não acho que tenha algo de muito relevante nessa manutenção.

O que posso dizer é que sumiram 95% dos barulhos no interior do carro, e o som interno melhorou bastante (principalmente com os vidros abertos. É um trabalho bem chato e demorado, mas valeu a pena.ImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagem

Enviado de meu Moto G (4) usando o Tapatalk
Omega CD 4.1 1996 - cinza monet: viewtopic.php?f=56&t=51

Omega Diamond 3.0 1994 - azul strauss: viewtopic.php?f=56&t=76

Avatar do usuário
Roberto Francesco
Omegueiro de plantão
Mensagens: 865
Registrado em: 09 Out 2015, 01:51

Re: Roberto Francesco - Omega CD 4.1 1996 / 1996 - 2.ª geração.

Mensagempor Roberto Francesco » 02 Nov 2018, 19:54

Revisei o ar condicionado do carro, e descobri que o vazamento era pelo pressostato de alta. Foram algumas idas e vindas na oficina até encontrar o vazamento.

Não encontramos o pressostato original do Omega, então provisoriamente utilizamos um de Vectra (que é um pouco maior, mas atua com os mesmos valores de pressão), que foi instalado junto ao filtro secador, devido ao mesmo ser maior que o original. Está funcionando perfeitamente. Fico devendo essa foto por momento.

Aproveitei e troquei o silencioso traseiro, que havia rasgado na emenda superior. O carro estava até com um ronco legal, mas nada melhor que o silêncio original.

Na oficina de ar condicionado tinha um brinquedo bem legal. Seguem as fotos.ImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagem

Enviado de meu Moto G (4) usando o Tapatalk
Omega CD 4.1 1996 - cinza monet: viewtopic.php?f=56&t=51

Omega Diamond 3.0 1994 - azul strauss: viewtopic.php?f=56&t=76

Avatar do usuário
Roberto Francesco
Omegueiro de plantão
Mensagens: 865
Registrado em: 09 Out 2015, 01:51

Re: Roberto Francesco - Omega CD 4.1 1996 / 1996 - 2.ª geração.

Mensagempor Roberto Francesco » 02 Nov 2018, 20:15

Comparando com o 3.0, esse carro estava com a frente bem dura. Os amortecedores dianteiros foram trocados a alguns meses. Ao verificar, achei as 2 buchas de bandeja dianteiras "bem" estouradas.

Outro problema que esse carro apresentava era uma trepidação ao sair lentamente. Na época que a trepidação surgiu, encontrei algumas peças que estavam "meia boca", e fui substituindo ao longo do tempo (coxim do câmbio, coxim do diferencial, coxim traseiro do cardan, coxins do motor). A trepidação diminuiu, mas nunca desapareceu. Realizei maia alguns testes, e o veredito foi a embreagem.

A embreagem foi trocada quando fiz o motor do carro em 2013. Hoje, ela tem cerca de 54k km rodados, e não era para apresentar essa trepidação (provavelmente, foi montada sem o passe no volante do motor).

Bem, aproveitei e internei o carro para resolver esses problemas. O que foi feito:

- troca do kit de embreagem (Sachs).
- troca do rolamento da ponta do eixo piloto (Luk).
- troca do retentor do volante (Sabó).
- troca das coifas das homocinéticas, e lubrificação das mesmas (kits SKF).
- troca do rolamento da roda traseira direita (SKF).
- troca das buchas dianteiras das bandejas dianteiras (GM).
- troca dos amortecedores traseiros (Monroe).
- troca do atuador do pedal de embreagem (GM). Havia trocado o do câmbio uns meses atrás (também GM). Troquei pra deixar todo o kit zerado.
- alinhamento.

O carro fica pronto amanhã.

Seguem algumas fotos.ImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagem

Enviado de meu Moto G (4) usando o Tapatalk
Omega CD 4.1 1996 - cinza monet: viewtopic.php?f=56&t=51

Omega Diamond 3.0 1994 - azul strauss: viewtopic.php?f=56&t=76

Avatar do usuário
leo_almeida
Omegueiro profissional
Mensagens: 433
Registrado em: 08 Out 2015, 14:27

Re: Roberto Francesco - Omega CD 4.1 1996 / 1996 - 2.ª geração.

Mensagempor leo_almeida » 02 Nov 2018, 20:52

Dá gosto de ver Beto... Que dor no bolso né... rs

O Silencioso da Blazer tinha estourado tb.. aberto um rombo... O ronco tava muito louco, mas depois de andar um tempo enchia o saco....

Troquei tb nossa... que paz... rs

Poxa na minha garagem não dá pra fazer essas manutenções.... proibido... enchem o saco... principalmente quando botei o carro em cavaletes pra trocar o diferencial.. kkkkkk

Agora tenho mexido no meu sogro.... até ele correr comigo de lá... kkkk... o omega tá a duas semanas já numa rampa lá... vou mexendo quando posso...
Omega GLS 2.2 1996/1997 Prata Huet
Blazer Executive 4.3 V6 1999 Branco Mahler
Astra Wagon GLS 2.0 1995 Vermelho Goya

Conduzido por mim, guiado por Deus e cuidado por JC!

Avatar do usuário
Roberto Francesco
Omegueiro de plantão
Mensagens: 865
Registrado em: 09 Out 2015, 01:51

Re: Roberto Francesco - Omega CD 4.1 1996 / 1996 - 2.ª geração.

Mensagempor Roberto Francesco » 03 Nov 2018, 10:30

As peças, eu venho comprando aos poucos. A embreagem tava em casa fazia quase 1 ano.

Tem coisas que não dá pra fazer aqui no condomínio, daí mando em oficinas.

Mas manuts simples, como essa dos forros das portas, ou uma revisão básica de motor ou elétrica eu consigo fazer aqui.

Ultimamente, vem faltando tempo para cuidar mais dos carros. Venho colocando as manuts em dia quando possível.

No 4.1, o que falta mesmo é trocar a resistência do ventilador interno (só funciona a última velocidade), trocar a válvula termostática e a bóia de combustível (já tenho as peças). De resto, o carro tá bem tranquilo.

Enviado de meu Moto G (4) usando o Tapatalk
Omega CD 4.1 1996 - cinza monet: viewtopic.php?f=56&t=51

Omega Diamond 3.0 1994 - azul strauss: viewtopic.php?f=56&t=76

Avatar do usuário
leo_almeida
Omegueiro profissional
Mensagens: 433
Registrado em: 08 Out 2015, 14:27

Re: Roberto Francesco - Omega CD 4.1 1996 / 1996 - 2.ª geração.

Mensagempor leo_almeida » 03 Nov 2018, 11:23

Nem fala.... tenho bomba nova aqui, pré filtro novo original bosch e uma falta de vontade gigante de mexer nisso... tenho que terminar o chicote, montar tudo e torcer pra funcionar... da ultima vez foi a bomba e o chicote inteiro....
Omega GLS 2.2 1996/1997 Prata Huet
Blazer Executive 4.3 V6 1999 Branco Mahler
Astra Wagon GLS 2.0 1995 Vermelho Goya

Conduzido por mim, guiado por Deus e cuidado por JC!