Descontaminação de pintura

Avatar do usuário
LucasPiasentin
Omegueiro semi-profissional
Mensagens: 284
Registrado em: 08 Out 2015, 19:57

Descontaminação de pintura

Mensagempor LucasPiasentin » 15 Fev 2016, 09:40

Buenas gurizada, depois que eu levei o 4.1 pra pintura completa, não tive coragem de deixar a etapa de polimento nas mãos do gurizão da oficina.

A partir dalí comecei a ler mais sobre assunto apenas com o objetivo de saber a forma correta de fazer. Acabei fazendo um curso básico de Detail, onde pude ver a enorme diferença entre um polimento porco (desses oferecidos nas esquinas por 200-300 pila) e de um processo completo de Full Detail, ainda assim, sinto que não sei poha nenhuma sobre o assunto.

Acho que tão importante quanto o polimento em si, é a preservação da pintura e descontaminação da mesma.

O uso da claybar é extremamente recomendado (obrigatório eu diria) antes de iniciar as etapas de polimento. A aplicação é extremamente simples e o resultado é ótimo. Sai toda aquela sujeira de chuva ácida e impurezas (marcas de tinta, vernizes, pingos de pixe/asfalto, etc.) que uma lavagem normal não remove. Além disso, com a superfície limpa e descontaminada, torna o processo de polimento bem mais fácil, exigindo menos da politriz, das boinas e do próprio verniz da pintura.

Um teste simples para verificar o quanto o carro está contaminado com estas partículas que dificilmente são vistas a olho nu, é colocar um plastico na mão (sacola plástica, filme plastico, etc. - quanto mais fino melhor) e passar a mão suavemente na superfície. Você irá sentir que a lataria parece uma lixa! O processo de descontaminação já deixa a superfície lisa!

Em breve vou iniciar este processo nos meus filhotes e vou abastecendo este tópico com fotos e vídeos!

Se alguém mais já se aventurou neste processo, posta aí!
Omega Suprema CD 3.0 93/93 Azul Oxford
Omega CD 4.1 96/96 Fase II Verde Rosseaus
Omega CD 4.1 96/96 Fase I Preto Liszt

diegog174
Omegueiro iniciante
Mensagens: 79
Registrado em: 18 Dez 2015, 23:06

Re: Descontaminação de pintura

Mensagempor diegog174 » 15 Fev 2016, 10:08

Show Lucas, como falei no whats tô querendo fazer no meu também. Meu omega tá com a pintura parecendo uma lixa e meu uno o vizinho pintou o portão e ficou uma poeira de tinta em cima dele.
Você sabe se pode ser usado nos vidros também?

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

Avatar do usuário
LucasPiasentin
Omegueiro semi-profissional
Mensagens: 284
Registrado em: 08 Out 2015, 19:57

Re: Descontaminação de pintura

Mensagempor LucasPiasentin » 15 Fev 2016, 10:10

Pode sim, só não é recomendado o uso no parabrisas, por causa dos riscos causados por sujeira nos limapdores, pode acontecer de ficar tudo esbranquiçado onde tem riscos.

Mas nos vidros laterais pra tirar marca de chuva ácida também serve muito bem.
Omega Suprema CD 3.0 93/93 Azul Oxford
Omega CD 4.1 96/96 Fase II Verde Rosseaus
Omega CD 4.1 96/96 Fase I Preto Liszt

Avatar do usuário
marcosvl
Omegueiro de plantão
Mensagens: 551
Registrado em: 08 Out 2015, 14:30

Re: Descontaminação de pintura

Mensagempor marcosvl » 15 Fev 2016, 10:33

Lucas so falto vc explicar como se faz a aplicação do claybar....

Explica ai guri
Omega Prata Huet 4.1 98/98
Simplesmente Absoluto!!!
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Avatar do usuário
LucasPiasentin
Omegueiro semi-profissional
Mensagens: 284
Registrado em: 08 Out 2015, 19:57

Re: Descontaminação de pintura

Mensagempor LucasPiasentin » 15 Fev 2016, 11:13

A mão de obra é bem simples mas tem que ter alguns cuidados:

Nunca deixar a pasta cair no chão, ela se tornará inutil pois irá se contaminar com a sujeira do chão e ao tentar utilizar novamente, essa sujeira vai acabar riscando toda a pintura. Se cair no chão, coloque fora!
A melhor forma de evitar que a claybar caia no chão, é moldar ela à sua mão (utiliza-se apenas os dedos) e fazer uma "aba" para fixar com o dedão.
Esse trabalho não exige força, não esfregue a pasta na lataria, apenas deslize-a sobre a superfície com o peso dela mesma.
Não aplicar a seco! Deve-se utilizar um lubrificante com um borrifador, ainda não sei uma receita caseira para utilizar, quanto melhor o lubrificante (existem produtos específicos), maior será a durabilidade da pasta.

A utilização:

Com a superfície limpa e seca, borrife o lubrificante e utilize a pasta abrasiva fazendo movimentos horizontais ou verticais (nunca circulares) em uma parte de mais ou menos 20cm (é um trabalho que exige paciência). Você irá notar no início o aspecto de "lixa" bem presente na pintura, mas lembre-se de não utilizar força, basta ir e voltar (sempre respeitando o sentido que você escolher) suavemente com a claybar até que a pintura comece a ficar lisa.
Qual é o momento de parar? Assim que a lataria ficar lisa, seque a superfície com um pano de microfibra e faça o teste novamente do saco plástico. Se você não notar mais nenhuma imperfeição na pintura, avance para a próxima parte, com a prática você irá notar sem precisar refazer o teste.
Enquanto você estiver fazendo este processo, irá notar que a claybar vai ficando suja. Para continuar o processo, basta remodelar a claybar (amassar a superfície que estava em contato com a lataria para dentro, e remodelar nos dedos).

Esse final de semana vou ver se consigo exemplificar e tirar algumas fotos.

Por enquanto é isso!
Omega Suprema CD 3.0 93/93 Azul Oxford
Omega CD 4.1 96/96 Fase II Verde Rosseaus
Omega CD 4.1 96/96 Fase I Preto Liszt

Avatar do usuário
marcosvl
Omegueiro de plantão
Mensagens: 551
Registrado em: 08 Out 2015, 14:30

Re: Descontaminação de pintura

Mensagempor marcosvl » 15 Fev 2016, 11:35

Ai sim ja valeu a dica...

Vc e um gaucho gay mais e gente boa....
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Fica bravo nao.....
Omega Prata Huet 4.1 98/98
Simplesmente Absoluto!!!
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Avatar do usuário
LucasPiasentin
Omegueiro semi-profissional
Mensagens: 284
Registrado em: 08 Out 2015, 19:57

Re: Descontaminação de pintura

Mensagempor LucasPiasentin » 15 Fev 2016, 11:37

Mais um apaixonado pelos gaúchos?

Pede ajuda pro Giu e abre um fã clube haushaeuhashue
Omega Suprema CD 3.0 93/93 Azul Oxford
Omega CD 4.1 96/96 Fase II Verde Rosseaus
Omega CD 4.1 96/96 Fase I Preto Liszt

Avatar do usuário
marcosvl
Omegueiro de plantão
Mensagens: 551
Registrado em: 08 Out 2015, 14:30

Re: Descontaminação de pintura

Mensagempor marcosvl » 15 Fev 2016, 11:58

Kkkkkkk
Omega Prata Huet 4.1 98/98
Simplesmente Absoluto!!!
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Avatar do usuário
leo_almeida
Omegueiro profissional
Mensagens: 433
Registrado em: 08 Out 2015, 14:27

Re: Descontaminação de pintura

Mensagempor leo_almeida » 15 Fev 2016, 17:55

LucasPiasentin escreveu:Mais um apaixonado pelos gaúchos?

Pede ajuda pro Giu e abre um fã clube haushaeuhashue

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Omega GLS 2.2 1996/1997 Prata Huet
Blazer Executive 4.3 V6 1999 Branco Mahler
Astra Wagon GLS 2.0 1995 Vermelho Goya

Conduzido por mim, guiado por Deus e cuidado por JC!

Avatar do usuário
Roberto Francesco
Omegueiro de plantão
Mensagens: 865
Registrado em: 09 Out 2015, 01:51

Re: Descontaminação de pintura

Mensagempor Roberto Francesco » 16 Fev 2016, 20:46

Obrigado pelas dicas Lucas!

Tenho os produtos em casa, e pretendo usar assim que pintar o 3zero. Vou pedir aquele primeiro polimento pós pintura, e depois do tempo de cura da tinta faço esse processo também.

Não esqueça das fotos!

Enviado de meu GT-I9515L usando Tapatalk
Omega CD 4.1 1996 - cinza monet: viewtopic.php?f=56&t=51

Omega Diamond 3.0 1994 - azul strauss: viewtopic.php?f=56&t=76