Polimento - Eu que fiz... e o que aprendi até agora. [FINAL]

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Polimento - Eu que fiz... e o que aprendi até agora. [FINAL]

Mensagempor Admin » 12 Fev 2016, 14:33

Hello pessoas.

Eu (igual todomundo) gosto do carro brilhando, limpinho, e lisinho. entao eventualmente fazemos aquela encerada, ou talvez até uma polida e uma encerada.

Ok... Eu fazia isso á mao. fica legal, mas AFFF quebra a gente.

entao.. num primeiro momento... voce vai la e compra uma boina pra furadeira. CHESSUS. NUNCA FAÇA ISSO. a "escapadinha" de controle que der da sua mao o parafuso já arregaça com tudo... dai voce chora no estrago.

depois... comprei uma politriz. xingling. na verdade é guanghong. mas tem controle de velocidade. e veio com uma boina grande de lã de mentira.

Bom... lavei o carro, e tome massa 2 pérola no carro. fui lá e lambuzei o paralama todo. depois vim com a politriz. PQP... tudo errado. nao se faz assim. mas nao tem pra quem perguntar, e so da pra aprender tentando. pode olhar 10 mil videos no youtoba que nao aprende como aprende fazendo. Bom... foi massa pra todo lado.... daí descobri que tem que ser menos. bem menos.

Experimentei polir com diferentes velocidades. E fui poupando meu equipamento... brincava uns 5-10 minutos, desligava pra deixar esfriar um pouco... xingling, neh, entao usa um pouco, guarda um pouco.

Quando pus em velocidade maior (de 1 a 6, usei no 4 nesse caso) ele dá uma corte legal na pintura, mas vai desgraçando com a boina peba que eu tinha. Entao aprendi a usar velocidade baixa. Fiquei pensando... se eu fazia com a mao, era velocidade zero rss.... entao posso usar uma velocidade 2 que vou estar fazendo isso bem. E assim fiz. vim usando na velocidade 2. até nao ter mais massa de polir no paralama. ficou lindao....

Mas aí descobri um novo problema: o raio do resto do carro ficou feio, em relação ao paralama. E uma Suprema nao é exatamente pequena.

bom... bora fazer o capô. passei uns dedinhos de massa. Limpei os dedos na boina. hmm... a boina parecia uma meia agora rss.... sem fiapos nem pelos. Bom... ainda bem que vieram duas com a politriz.

troquei a boina (é de elástico, ainda bem... pq as de cordinhas deviam ser usadas como pantufas somente... sao terriveis) e espalhei a massa na velocidade 1, depois subi pra velocidade 2 e fui dando o polimento.... tem que ir polindo até acabar a massa que foi aplicada. COMOFAS, TIO? Assim ó: voce pega a politriz, poe na velocidade (no meu caso 2 tava bom, mas pode ser entre 2 e 3), e vai passando. SEM APERTAR. deixa so no peso dela, e vai guiando. E nao adianta ficar passando que nem passa sabão no banho, zup zup e pronto. é como se tivesse fazendo carinho com a politriz. devagar... fui passando em pedaços de 3 em 3 palmos... até ficar lindão. Se ficar muito pesado pra politriz, voce ate pode subir mais a velocidade. mas eu deduzo que isso seria forçar mais o motor, entao dá uma ajudinha pra politriz e levanta ela o suficiente pra nao ficar agarrando tanto. ela fica pesada porque a pintura mais a massa de polir estao num atrito brabo...

Cabei o capo e o outro paralama. PQP, que orgulho.

lavei a frente do carro de novo. mardita massa, só lambuzeira. parabrisa, friso, tudo lambança.

Daí encerei o carro com cera em pasta com carnauba... na mão. camadinha bem fina. e vim tirando, com outro pano bem macio, até nao ficar residuo. Uau... eu me via no reflexo. que lindo.

História longa neh! mas tá na metade só rss

esse procedimento acima as vezes fica uns hologramas. caceta, que coisa medonha. passei muitas demaos de cera até eu achar que tinha sumido o holograma.

anos fazendo isso e feliz da vida... hora usa uma cera, hora outra. Ir fazendo testes. E um belo dia, em uma casa de tintas, comprando um spray da cor do carro pra pintar pecinhas, fui me meter no assunto de polimento. E já comecei explicando pro cara:
- Sou uma mula, e nao manjo de polimento. E nao vou fazer disso profissão. Mas eu fazendo isso certo ou errado, eu que vou seguir fazendo, porque o Curuja mora muito longe e nao vai vir fazer isso no meu carro aqui. (Curuja eh o broder que manja desses paranaue fodasticamente, mas mora uns 1000km da minha casa).

O cara ficou me olhando.. entendeu metade. Eu continuei:
- entao.. eu queria aprender o minimo nisso, pra fazer menos cagada . É fogo nao ter pra quem perguntar, e video da internet só poe mais duvida. Pra aprender a nadar, tem que saber o que é agua neh.

O cara esbugalhou os olhos. tirou o óculos. limpou na camisa. pos o oculos de volta, e me perguntou: - Você quer um café?

rs...

Eu emendei: Traz a garrafa que eu gosto muito de café.

Bom, agora a historia segue onde eu conto o que aprendi com ele, que materiais comprei, como apliquei as coisas e qual o resultado. entao tem outro tanto desse ai em cima pra escrever, mas acho que quem ta lendo ja deve tá de saco cheio de ler rss

Mas vou continuar escrevendo. Vai ser nesse post aqui, mas nao nesse momento. jájá..... rss

###################
rss
vamo lá

###############

daí eu peguei um copo de cafe... e o cara me perguntou: ce usa boina?

eu falei - cara... uso a que veio. e a minha maquina eh xingling.

Entao ele me mostrou algumas boinas... boina ninja, é como chama. tem de espuma, de la, de espuma dos dois lados.

hum.. perguntei a ele se serve na minha politriz. Ele falou: Cara, tem que usar esse adaptador aqui (de mm pra polegada). Voce ta com ela ai?
Eu disse: nao... mas ja volto.

Acabei o cafe rapidinho e fui la em casa pegar a politriz rss

Voltei com ela na mao. é uma songhe (sh), 1600w. ele desrosqueou a boina, colocou o adaptador. serviu. LEGAL!!

Entao voltou a explicação:
- a boina de PELOS eh para corte. ela eh pra voce usar com massa de polir. Por sinal, qual voce usa?
eu respondi... Uso pérola, numero 2.
- Afe... que lambuzeira hein! aqui ó. (ele pegou um pote de massa Lincoln, a base de água). Essa aqui é 2 tambem, é a base de água. isso quer dizer que sai com agua... muito melhor.
EBA! massa nova!

Bom. E ai? passo muito? pouco? passo na boina ou no carro?

Ele disse :
- Cara, passa uns dedos na area. dai vem com a politriz e a boina de pelo espalhando, e fica fazendo isso até sumir toda a massa. vai fazendo isso por partes.. nao precisa lambuzar nao. eh de leve só. Se voce nao gostar, passa mais e faz de novo.

OK... Mas e a boina, como limpo? - Limpa com agua ué. lava ela e tal, E PENDURA NO VARAL. nao seque ela girando na politriz, pois a agua pode ter mais em uma area que outra, e a boina vai desbalancear. fora que nao fica sequinha, e se voce fizer isso e for usar de novo, vai ficar bom nao.

okok, mensagem recebida.

Entao ele pegou a boina de espuma.

Essa aqui é pra usar depois de polir. Voce tem polidor? E finalizador?

Eu disse a ele que tinha pasta de dente e cera gran prix rss

Ele pegou mais produtos Lincoln (mas me disse que era a que ele tinha de bom ali, nao eh a mais top do universo, mas é boa. E disse que tem mais barata ali pra vender, mas o custo beneficio dessa serve). Tirou uma embalagem de lustrador lincoln e um de finalizador.

Eu ja emendei: Eu tenho o Autobrilho 3M. ouvi... Cara, isso é uma enganação. fica lindo, mas nao dura nada. pra uma polida pra vender carro, fica top. Mas nao é duradouro. eu tenho aqui tambem.

Certo. E comofas com essa Lincoln ae?

Ele pegou a bisnagona, a boina e fez assim: plim plim plim. TRES gotinhas na boina, num espaço regular. Isso da pra fazer um paralama inteiro, por exemplo. Aplica na boina, espalha com a boina na maquina e tome maquina....

Falei: CACETA, mas uma ampola dessa faz uns 200 carros! - Pois é , faz mesmo... mas nao tem embalagem menor.

ok... depois de polido e lustrado, voce faz a finalização. isso significa pegar uma cera de carnauba, panos de microfibra, e APLICAR Á MÃO. aplica, retira. aplica, retira. parte por parte.

Rapaix.. quanta coisa! ok! vou la brincar!

Levei embora o adaptador, a boina de la, a boina de espuma dos dois lados (boina ninja Lincoln as duas), a massa de polir, o lustrador e um finalizador, tipo finesse-it. deu uns 300 conto... mas é material pra fazer muitos carros. e nao tem como comprar menos que isso rs.

OK. Vamos contar como foi a minha experiencia fazendo isso! E a raiva que passei com a ANTENA DO CARRO... descobri que aquela pontinha cabeçuda de metal da antena original do omega é rosqueada.

############
Muitobem.

peguei o sedan pra brincar. vamos começar pela tampa do portamalas. o carro tava lavado, limpinho.

passei a massa pelo portamalas, alguns dedos poucos e limpei os dedos na boina. e tome maquina.

Fiz tipo um terço do portamalas, e vez ou outra eu borrifava água quando percebia que tava ficando meio seco. Desliza melhor, e fica bom. mas é bem pouquinho mesmo de água.

no segundo terço eu experimentei pegar o mesmo tanto de massa, mas espalhar com a mao pela parte toda. pensei comigo: (se eu passo um tanto em um lugar só - o caso de deixar uma bolinha de massa com os dedos - essa parte recebe mais massa que a parte mais distante desse ponto). Entao eu "encapei" o trecho com massa. Particularmente achei melhor assim.

Maquinei a tampa toda. ficou legal, brilhandão. fiz o mesmo no capô, mas tem uns detalhes mais fortes no capo, e nao consegui deixar 100%. talvez pela impaciencia mesmo rs....

Lavei as duas peças de novo, e segui com o proximo produto: lustrador. e boina de espuma.

Uau, aquilo agarra. fiquei pensando se tava fazendo algo errado. mas nao consegui ver nada errado, e deduzi que me faltava conhecimento sobre o que houve. Entao eu levantei a maquina e usei ela levantando um pouquinho... pra fazer menos força a espuma sobre o carro. e deu certo, lustrei a tampa. Uau... ficou realmente brilhante, e nitida. fiz o mesmo no capo. mesmo resultado, mas os bracinhos estavam cansando de levantar levemente a politriz... tipo, aplicando 80% do peso dela, nao 100%.

dai fui dar um tapinha em uma parte na traseira, ali perto da antena. A porra agarrou na lata , aquela grudada que eu ainda nao entendo o porque acontece, e foi na direção da antena eletrica que estava abaixada.

Roçou a ponta da antena, desrosqueou a cabeça da antena e a caceta da ponta da antena rasgou tudo a minha boina de espuma que custou 50+ reais!!!!

haaaaa odiooooooo nao tinha horas que eu tinha comprado ela pqppppp

mas pelomenos eu comprei a de espuma dos dois lados. virei o lado, espuma novinha, e terminei o trampo.

Ficou lindão.

Daí vim com a cera que tenho lá importada com uns paranaue e teflon e carnauba e nao sei o que mais... vem com espuminha pra aplicar.

passei a espuminha na cera, passei no carro. parecia que eu tava passando gordura da cara no carro. PQP.... que merda eu fiz.


passei na metade do portamalas. esperei um pouco, e tirei com microfibra. ficou bonito!! passei no resto. tirei. ficou bonito!!

um pouco depois, parecia que eu nao tinha tirado. tava la tudo de novo. Peguei o pano, tirei de novo. ficou lindo.

daí fui me tocar que eu devo ter passado uma camada animal... e devia ter sido uma camada fininha de cera de carnauba.

tive que ficar tirando até ficar OK.... fiz isso no capo. ficou show. passa bem pouquinho mesmo.

CACETA! faltam as portas e o teto.

bom.... fiz o mesmo em tudo. canseira da porra. Parabens curuja, voce eh um cara de muita paciencia, pensei.

Mas fiz o carro todo. com cuidado e atençao. ficou realmente bonito.

Depois limpei os vidros com limpa vidro por dentro e jornal, e "limpa pedra" por fora. um acido locao, que tira as manchas de chuva e etc. daora.

Passei um pretinho, silicone, parecia carro de loja, de exposição.... ai que orgulho.

fui no outro dia trabalhar com o carro. daquele momento em diante choveu uma semana. droga.

eh legal ver a agua escorrendo pela lata enceradinha. Mas no fim das contas, fiquei na memoria que carros ha tempos atras quando eu encerava com grand prix amarela mesmo, a agua escorria mais facil....

ficou mesmo lindo o carro, e facil de tirar a sujeira dos dias de chuva. Mas fiquei com essa impressao...

e foi isso.

P.S.: eu comprei massa de vidraceiro e usei como clay bar outro dia. Funcionou legal! mas a massa quando esquenta ela desmancha. entao deixa na geladeira, e usa pedaços... conforme esquenta, voce pega outro pedaço...

:D

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marcosvl
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Re: Polimento - Eu que fiz... e o que aprendi até agora.

Mensagempor marcosvl » 12 Fev 2016, 18:05

Bacana o texto, estou curioso pelo restante da historia...
Quero aprender um pouco sobre polimento tbm, ate eu so faço no braço e confirmo o eu o max disse no outro dia vc está quebrado.
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Roberto Francesco
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Re: Polimento - Eu que fiz... e o que aprendi até agora.

Mensagempor Roberto Francesco » 13 Fev 2016, 12:04

Pô Max... termina a história aí!

Eu gosto desses assuntos, já andei pesquisando sobre politriz e roto orbital para fazer esses serviços em casa. Mas não comprei nenhuma máquina ainda.

Tenho curiosidade sobre os produtos também, as etapas, corte fino, etc. Já pensei em me inscrever num curso para aprender sobre o assunto.

Um tópico que li, que esclareceu bastante sobre o processo de polimento, diferenças entre a etapa de lustro e enceramento (cera não é para dar brilho!), foi esse: http://www.meguiars.com.br/centro-de-conhecimento

Lógico que no link os produtos mencionados são Meguiars, mas dá para usar similares de outros fabricantes. O processo seria o mesmo.

Tem um vídeo também, falando sobre esse processo de 5 passos: https://youtu.be/WC8fiXmvHCo

Cheguei a comprar diversos produtos da Meguiars para fazer esse processo (época de dólar não muito absurdo), mas pretendi fazer o polimento também, antes do processo. E empacei nessa etapa.

Sei que o processo que descrevi não fala especificamente do polimento em si, e sobre as dificuldades que você enfrentou. Mas acho que a etapa 2 ajudaria na correção dos hologramas citados por você.

Além da etapa de conservação do serviço. Até porque não devemos ficar polindo o carro "toda hora".

Sobre o Curuja, já convidei ele a participar do fórum, e dar umas dicas para nós sobre o básico para cuidarmos dos carros.

E, parabéns pela coragem de meter a cara e fazer o trampo.

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Re: Polimento - Eu que fiz... e o que aprendi até agora.

Mensagempor LucasPiasentin » 15 Fev 2016, 09:37

Continua Max!!
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Re: Polimento - Eu que fiz... e o que aprendi até agora.

Mensagempor Raphael Hagi » 15 Fev 2016, 23:30

Continue aeeeee
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Re: Polimento - Eu que fiz... e o que aprendi até agora.

Mensagempor Pedro Estagiário » 16 Fev 2016, 22:31

Cade o resto da histórinha???

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Re: Polimento - Eu que fiz... e o que aprendi até agora.

Mensagempor Admin » 16 Fev 2016, 22:35

Atualizado o primeiro post...

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Re: Polimento - Eu que fiz... e o que aprendi até agora. [Update]

Mensagempor Roberto Francesco » 16 Fev 2016, 22:58

Aguardando a próxima parte... rs.

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marcosvl
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Re: Polimento - Eu que fiz... e o que aprendi até agora. [Update]

Mensagempor marcosvl » 16 Fev 2016, 23:01

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LucasPiasentin
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Re: Polimento - Eu que fiz... e o que aprendi até agora. [Update]

Mensagempor LucasPiasentin » 16 Fev 2016, 23:49

Muito bom Max! O cara realmente te deu uma baita aula! Os produtos da Lincoln realmente são muito bons, se consegue resultados a nível profissional com eles.

Uma coisa muito importante também no processo de polimento é a iluminação (enxergar onde está o problema e o que você está fazendo. Lâmpadas halogenas revelam um tipo de riscos, lâmpadas de LED revelam outros.

Sobre os produtos 3M, todos dizem que eles tem o efeito "mascarador", ou seja, lavou o carro pela terceira vez e aparecem aqueles hologramas de boina terríveis.

Tem um produto que é basicamente composto de três tipos de álcool, que você vai utilizando durante o processo de polimento para remover os excessos de produto da lataria e verificar se você conseguiu realmente corrigir o verniz.

Max, comprou aquelas fitas adesivas da 3M pra fazer o isolamento das partes plásticas e entradas de porta, vidros, etc? Caso não use, o carro vai ficar branco por dentro haushaus
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