Ola pessoal
De inicio, obrigado por me deixarem participar do forum que ja me ajudou com diagramas e detalhes tecnicos do manual
Como de praxe, vou apresentar meu primeiro e unico carro, uma Suprema 93 azul oxford que comprei quase as cegas mais de 100km de casa apenas porque não estava com a documentação enrolada.
nada carinhosamente apelidada de "Baldiléia", meu balde de tetano/baleia azul não tem sinais de assoalho corroido por raspar em quebramolas nem pontos estruturais enferrujados.
Em termos de luxo, é uma GLS bem basica em comparação as outras versões, sem teto solar, menor dos motores, 2.0... mas ainda é um comforto que carros populares 10x mais caros não chegam nem perto.
Eletrica e mecanica estão deixando a desejar, foi usado oleo mais espesso pra esconder a fumaça do motor, radiador furado, alternador estragado, AC sem correia(certamente escondendo algo pior), entre outras besteiras que estou arrumando aos poucos
vou deixar o insta do carro caso alguem queira dar pitaco no meu trabalho
@baldileia_azul
Quanto ao meu objetivo com o carro, pretendo morrer com ele, é um carro que tem configuração ideal pra mim;
um familia2 facil de manter na frente, cambio manual com muito conforto no meio, muito espaço e tração na parte de tras.
Não pretendo colocar placa preta pois só aquela suspensão traseira pneumatica ja é mais cara que o carro, tentarei modernizar de leve com farol de led e multimidea android, coisas desse tipo..
---deste trexo para baixo eu provavelmente vou tomar um puxão de orelha dos admins---
Muitos dos acabamentos e molduras internas estão ausentes pois estavam quebradas e como tenho uma impressora 3D, comecei a tentar imprimir algumas peças ao inves de comprar-las.
Isso acabou dando a oportunidade de fazer algumas partes customizadas, evitando ter que furar um painel pra colocar um botão por exemplo.
Aqui entra o pedido ao forum, eu não tenho muita vivencia entre omegas então não sei quais são as peças mais necessitadas e dificeis de achar, se eu tiver a peça em mãos, tentarei fazer uma engenharia reversa e disponibilizar ao publico.
Porem fazer algo no "olhometro" é dificil, especialmente porque não sou engenheiro, então estou juntando uma grana pra comprar um scanner 3d e fiz um financiamento coletivo no apoia.se/baldileia_azul para tentar facilitar minha vida e acelerar o processo de engenharia reversa.
Vou tentar colocar peças no grabcad e thingiverse assim que for criando coisas adequadas.
Desculpem o textão e obrigado pela oportunidade
quase Suprema 2.0
Re: quase Suprema 2.0
Rapaz... que legal e que motivador sua Baldileia kkkk ! Bem vindo ao grupo!
Não se preocupe quanto ao "terrorismo" sobre ser perfeitamente original ou nao. Penso que, parafraseando um youtuber , "o melhor carro é o seu" . Se esta do seu gosto, _e foi feito direito_ , sem problemas.. A birra mesmo é com gambiarra. Outro youtuber (agora americano) costuma dizer que se vc vai fazer alguma gambiarra, faz a melhor coisa que pode ser feita. "Faça a gambiarra o mais bem feito possivel" hehe
Mas sim, dependendo do que for, entendemos que voltar ao original vale mais a pena do que fazer gambiarra. mas isso pode ser amplamente conversado para entender qual o melhor caminho né!
Suprema... carro delicioso. Sim , seu carro tem tudo para ser muito duradouro, porém tem algumas coisas nos omegas (independente da versao) que precisam sim ser revisadas, pois sao problematicos:
BOLACHAS DO CARDÃ: olho nisso. tem tamanho certo, e fabricantes bons e ruins. quando espatifa, nao ferra só o bolachao... costuma zoar cardã também, e ai começa vibração, mancal central vai embora... entao a preventiva é muito melhor que a corretiva.
Bracinho da caixa de direção (pitman e auxiliar) : costumam dar folga, e o carro fica muito imprevisivel de dirigir.
arrefecimento: funciona excelente, desde que mantido original ou superior. O 2.0 tem uma mangueira com monte de saida, abaixo do coletor de admissao, que vai pra ar quente, etc, etc, e ela é importante. costumam gambiarrar ela, e dai começa aquecimento... e vc nao sabe de onde.
bem vindo !
#edit
Adicionalmente, existem algumas peças de acabamento que sao muito raras de encontrar, e as que se encontra disponiveis feito em 3D ficam ruins ou nao tem boa qualidade.. por exemplo, as caixas de saidas de ar laterais do painel (entre a porta e o painel) , o curvao que fica entre o painel e o parabrisa, a moldura central que fica o radio e os botoes.. acha, mas é feio ou malfeito.
e vc , é de onde?
Não se preocupe quanto ao "terrorismo" sobre ser perfeitamente original ou nao. Penso que, parafraseando um youtuber , "o melhor carro é o seu" . Se esta do seu gosto, _e foi feito direito_ , sem problemas.. A birra mesmo é com gambiarra. Outro youtuber (agora americano) costuma dizer que se vc vai fazer alguma gambiarra, faz a melhor coisa que pode ser feita. "Faça a gambiarra o mais bem feito possivel" hehe
Mas sim, dependendo do que for, entendemos que voltar ao original vale mais a pena do que fazer gambiarra. mas isso pode ser amplamente conversado para entender qual o melhor caminho né!
Suprema... carro delicioso. Sim , seu carro tem tudo para ser muito duradouro, porém tem algumas coisas nos omegas (independente da versao) que precisam sim ser revisadas, pois sao problematicos:
BOLACHAS DO CARDÃ: olho nisso. tem tamanho certo, e fabricantes bons e ruins. quando espatifa, nao ferra só o bolachao... costuma zoar cardã também, e ai começa vibração, mancal central vai embora... entao a preventiva é muito melhor que a corretiva.
Bracinho da caixa de direção (pitman e auxiliar) : costumam dar folga, e o carro fica muito imprevisivel de dirigir.
arrefecimento: funciona excelente, desde que mantido original ou superior. O 2.0 tem uma mangueira com monte de saida, abaixo do coletor de admissao, que vai pra ar quente, etc, etc, e ela é importante. costumam gambiarrar ela, e dai começa aquecimento... e vc nao sabe de onde.
bem vindo !
#edit
Adicionalmente, existem algumas peças de acabamento que sao muito raras de encontrar, e as que se encontra disponiveis feito em 3D ficam ruins ou nao tem boa qualidade.. por exemplo, as caixas de saidas de ar laterais do painel (entre a porta e o painel) , o curvao que fica entre o painel e o parabrisa, a moldura central que fica o radio e os botoes.. acha, mas é feio ou malfeito.
e vc , é de onde?
opa
trouxe ela de Caxias do sul pra Porto Alegre,
Infelizmente não é tranquilo de fazer peças mecanicas na impressora 3d mas devo ser capaz de tirar medidas e escaneamento das mesmas e disponibilizar online pra quem quiser, é só avisar por aqui que tentarei reproduzir.
O distribuidor de agua e o radiador foram os primeiros a serem trocados exatamente pelo medo do aquecimento, as mangueiras eu dei sorte pois uma especializada em canoas tinha o livro de peças e todas elas em estoque, o radiador completo de aluminio veio dia mercadolivre, não pretendo chegar aos 400cv que eles falaram mas confio mais em peças sem plastico para segurar a mudança de temperatura
As peças de acabamento ainda são o meu foco na função da impressora e do scanner 3d pois imagino que futuramente essas pessoas que vendem essas peças não vão disponibilizar os mapas dos objetos (quando e se falirem), com isso ficaremos sem alternativas pra mantermos nossos carros em ideal condições de funcionamento
trouxe ela de Caxias do sul pra Porto Alegre,
Infelizmente não é tranquilo de fazer peças mecanicas na impressora 3d mas devo ser capaz de tirar medidas e escaneamento das mesmas e disponibilizar online pra quem quiser, é só avisar por aqui que tentarei reproduzir.
O distribuidor de agua e o radiador foram os primeiros a serem trocados exatamente pelo medo do aquecimento, as mangueiras eu dei sorte pois uma especializada em canoas tinha o livro de peças e todas elas em estoque, o radiador completo de aluminio veio dia mercadolivre, não pretendo chegar aos 400cv que eles falaram mas confio mais em peças sem plastico para segurar a mudança de temperatura
As peças de acabamento ainda são o meu foco na função da impressora e do scanner 3d pois imagino que futuramente essas pessoas que vendem essas peças não vão disponibilizar os mapas dos objetos (quando e se falirem), com isso ficaremos sem alternativas pra mantermos nossos carros em ideal condições de funcionamento
Legal legal!!
parabens pela empreitada, e no que for precisando, vai falando!
parabens pela empreitada, e no que for precisando, vai falando!
Top top ! Vai contando a saga para a gente ! Um abraço !