Olá , me chamo Joel e acho que é por aqui que me apresento ...
Recentemente comprei um ômega para meu filho , ele queria um Chevette e pesquisando achei um ômega com o preço de um Chevette , então eu disse cara não é melhor ?
Ele disse claro .
Porém nada mais caro que um ômega barato ...
Não me levem a mal
Estou amando o carro coisa que meu filho desprezou o ômega depois de ele ter deixado na mão .
Motivo bomba de combustível.
Depois veio os b.o .
Troquei duas vezes a bomba ,
Troquei cabos de vela
Velas
Sensor de rotação que faz leitura do painel digital
E por aí o carrão não parou de falhar , encontrei um cara que só meche com ômega , e ele deu um grau , o carro saiu legal , porém duas semanas depois apresentou um novo problema
Em 1 marcha ele corta em 17 km/h
Passo a 2 marcha ele corta a 27 km/h
Passo a 3 ele corta a 38 km/h
Passo 4 ele corta aos 48 km/h
E assim vai a 5 marcha também ...se eu acelerar ele não faz , só quando eu ando normal e é tipo uns socos que sente no motor .
Alguém já pegou isso ?
Omega CD 4.1 , 1995 [Falhas]
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Re: Omega CD 4.1 , 1995 [Falhas]
Joel, algumas perguntas:
Sem marcha alguma, carro parado, entendo que o giro do motor sobe certinho, isso esta correto?
Ao andar com o carro, o "corte" é corte de giro mesmo?
Quantos RPM tem ocorrido isso?
O motor falha ou apaga?
A luz da injeção funciona? ela acende com os erros?
Dado o historico da bomba de combustivel, eu diria que é falta de pressao de combustivel na admissao. Podem ser algumas coisas nesse circuito, vamos diagnosticar.
Sem marcha alguma, carro parado, entendo que o giro do motor sobe certinho, isso esta correto?
Ao andar com o carro, o "corte" é corte de giro mesmo?
Quantos RPM tem ocorrido isso?
O motor falha ou apaga?
A luz da injeção funciona? ela acende com os erros?
Dado o historico da bomba de combustivel, eu diria que é falta de pressao de combustivel na admissao. Podem ser algumas coisas nesse circuito, vamos diagnosticar.
Re: Omega CD 4.1 , 1995 [Falhas]
Eu tbm imagino que seja falta de combustível. como estão os injetores desse carro?
Tem alguns testes que podem apontara direção da falha. Pode ser feito com multímetro, mas melhor mesmo é com scanner.
- Tensão de MAF: veja se acompanha a carga e o giro do motor. Por exemplo, com pé embaixo, após subir para uns 2V, ele vai subir linearmente a medida que o motor acelera.
- Tensão de sonda: com pé embaixo a tensão deve ficar próximo de 1V, se fica mais baixo significa que a mistura está pobre por falta de combustível. Pode ser problema de alimentação (bomba, regulador, bico) ou de cálculo da carga (MAF)
Tem alguns testes que podem apontara direção da falha. Pode ser feito com multímetro, mas melhor mesmo é com scanner.
- Tensão de MAF: veja se acompanha a carga e o giro do motor. Por exemplo, com pé embaixo, após subir para uns 2V, ele vai subir linearmente a medida que o motor acelera.
- Tensão de sonda: com pé embaixo a tensão deve ficar próximo de 1V, se fica mais baixo significa que a mistura está pobre por falta de combustível. Pode ser problema de alimentação (bomba, regulador, bico) ou de cálculo da carga (MAF)
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- Omegueiro iniciante
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Re: Omega CD 4.1 , 1995 [Falhas]
Opa , o mecânico me falou que esse carro estava com bomba flex e que os bicos eram flex também , mais foi substituído a bomba e um bico , feito limpeza também , ele também disse que estava muito sujo não sei o nome da peça , uma que ver ou mede o fluxo de ar .
Aqui na região já fui a várias oficina e ninguém tem scaner para o carro .
Há a luz da injeção funciona , quando ele ficou no caminho ela ficou acesa direto , e após o mecânico resolver o problema ficou tudo apagado .
Só a luz do ABS , pois os sensores das rosas traseiras estão quebrados .
Quando a luz da injeção estava acesa ele não pegava de primeira .
Hj ele pega de primeira.
Vou tentar fazer os testes .
Não atentei para o rpm .
Só para a velocidade.
Ele não dá defeito se eu sair acelerando , ele vai de boa .
Aqui na região já fui a várias oficina e ninguém tem scaner para o carro .
Há a luz da injeção funciona , quando ele ficou no caminho ela ficou acesa direto , e após o mecânico resolver o problema ficou tudo apagado .
Só a luz do ABS , pois os sensores das rosas traseiras estão quebrados .
Quando a luz da injeção estava acesa ele não pegava de primeira .
Hj ele pega de primeira.
Vou tentar fazer os testes .
Não atentei para o rpm .
Só para a velocidade.
Ele não dá defeito se eu sair acelerando , ele vai de boa .
Re: Omega CD 4.1 , 1995 [Falhas]
Fala Joel!
interessante, vamos destrinchar mais!
0 4.1 usa bicos especificos, entao "bicos flex" podem dar falta de combustivel, ou um comportamento inesperado. se voce conseguir tirar uma foto, ou saber o numero/modelo, ou descrever ele bem, da pra ter ideia...
Scanner para o carro: um scanner TECH-1 eh algo muito raro mesmo. Mas nao precisamos de um, o carro conta pra gente. Tem uma ligação que deve ser feita no conector "do scanner" lá no cofre do motor, e o sistema vai te dizer os codigos através da luz da injeção no painel. Ta nesse topico aqui, bem explicado.. viewtopic.php?f=30&t=295&hilit=aldl
Luz do ABS acesa, mas motivo já descoberto, entao ok;
Luz da injeção acesa direto, dificuldade de partida: sensor de ar ou sensor de rotação, inicialmente.. teria que investigar. Mas como já esta pegando de primeira, vamos entender que esta OK a partida.
Limpeza do sensor de ar, la perto do filtro: tem um topico com bastante informação sobre isso, aqui oh.. la pro fim do post. viewtopic.php?f=56&t=120&p=7584&hilit=vaf#p7584
mas basicamente é um "potenciometro" com uma borboleta, a borboleta abre conforme puxa o ar pro motor, e dentro da caixinha preta tem umas agulhas que correm em trilhas. as vezes essas trilhas estao gastas, ou a agulha nao esta encostando, ou precisa de limpeza.
Conta como ta indo!
interessante, vamos destrinchar mais!
0 4.1 usa bicos especificos, entao "bicos flex" podem dar falta de combustivel, ou um comportamento inesperado. se voce conseguir tirar uma foto, ou saber o numero/modelo, ou descrever ele bem, da pra ter ideia...
Scanner para o carro: um scanner TECH-1 eh algo muito raro mesmo. Mas nao precisamos de um, o carro conta pra gente. Tem uma ligação que deve ser feita no conector "do scanner" lá no cofre do motor, e o sistema vai te dizer os codigos através da luz da injeção no painel. Ta nesse topico aqui, bem explicado.. viewtopic.php?f=30&t=295&hilit=aldl
Luz do ABS acesa, mas motivo já descoberto, entao ok;
Luz da injeção acesa direto, dificuldade de partida: sensor de ar ou sensor de rotação, inicialmente.. teria que investigar. Mas como já esta pegando de primeira, vamos entender que esta OK a partida.
Limpeza do sensor de ar, la perto do filtro: tem um topico com bastante informação sobre isso, aqui oh.. la pro fim do post. viewtopic.php?f=56&t=120&p=7584&hilit=vaf#p7584
mas basicamente é um "potenciometro" com uma borboleta, a borboleta abre conforme puxa o ar pro motor, e dentro da caixinha preta tem umas agulhas que correm em trilhas. as vezes essas trilhas estao gastas, ou a agulha nao esta encostando, ou precisa de limpeza.
Conta como ta indo!
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- Omegueiro iniciante
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Re: Omega CD 4.1 , 1995 [Falhas]
Estamos na peleja , hj dia 29 sai para almoçar e o carro agora falha na baixa como estivesse com um cilindro a menos , mas quando acelera engatado (andando) dispara normal .
Os bicos são de astra flex .
Os cortes eram exatamente a 1500 rpm .
Mas agora está falhando na baixa .
Irei olhar os tópicos .
Vou também tirar os cabos de velas de um por um , para testar os cilindros .
Eu trabalho no Rio de Janeiro e estava pensando em descer para Maceió com ele , acho que ele não quer ir kkkk
Os bicos são de astra flex .
Os cortes eram exatamente a 1500 rpm .
Mas agora está falhando na baixa .
Irei olhar os tópicos .
Vou também tirar os cabos de velas de um por um , para testar os cilindros .
Eu trabalho no Rio de Janeiro e estava pensando em descer para Maceió com ele , acho que ele não quer ir kkkk
Re: Omega CD 4.1 , 1995 [Falhas]
kkkkk
talvez pense que ainda nao ta bao pra passear...
Eu , pessoalmente, acredito em ser o VAF (sensor de ar)... o testes das piscadas ajuda bem a saber qual o circuito que ta dando problema , o "conjunto de sensores" mais provavel.
talvez pense que ainda nao ta bao pra passear...
Eu , pessoalmente, acredito em ser o VAF (sensor de ar)... o testes das piscadas ajuda bem a saber qual o circuito que ta dando problema , o "conjunto de sensores" mais provavel.
Re: Omega CD 4.1 , 1995 [Falhas]
No caso do 4.1 que usa MAF em vez de VAF, dependendo de como limparam pode danificar.
os bicos de Astra podem ser que atendam. Tem que ver o volume deles. Os próprios de 4.1 final 975 não existem mais e no lugar é utilizado bicos de Vectra final 821 ou 822.
Falha a 1500RPM costuma ser falta de sinal de fase ou chicote de bicos ligados fora de ordem.
os bicos de Astra podem ser que atendam. Tem que ver o volume deles. Os próprios de 4.1 final 975 não existem mais e no lugar é utilizado bicos de Vectra final 821 ou 822.
Falha a 1500RPM costuma ser falta de sinal de fase ou chicote de bicos ligados fora de ordem.
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- Omegueiro iniciante
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- Registrado em: 26 Fev 2024, 21:27
Re: Omega CD 4.1 , 1995 [Falhas]
Mais uma para a saga do meu primeiro ômega , acho até lega, estou aprendendo , mas quem não curte é a esposa , hahaha , descobri que o 4 cilindro não está funcionando, agora a bobina foi para o espaço, o que estou pensando é porque elas queimam ?, porque segundo o mecânico já substitui uma que estava com o sexto cilindro sem sentelha , e agora a que ele colocou (usada) foi para o espaço também .
Qual a marca devo comprar ?
Encontrei aqui no Rio 1060,00 Bosch.
Mas fica a quase de ida e volta até onde eu moro 3 horas de carro .
Qual a marca devo comprar ?
Encontrei aqui no Rio 1060,00 Bosch.
Mas fica a quase de ida e volta até onde eu moro 3 horas de carro .
Re: Omega CD 4.1 , 1995 [Falhas]
Cara, eh comum acontecer por fuga no cabo, dai a centelha com frequencia sai para o "aterramento" do carro e a carga na bobina sobe, e com algum tempo acaba queimando aquela saida.
As saidas da bobina sao de duas em duas, apesar de internamente terem enrolamentos individuais.
A outra coisa que pode ocorrer , pelo que me lembro, é uma trinca/fissura nela, e com isso permite entrada de umidade, que tambem danifica a bobina. e como esse motor esquenta uma barbaridade, a trinca eventualmente acontece.
entendo que o ideal é colocar a bobina original, mas ja vi adaptações simples utilizando 3 bobinas de uno ou gol, que tem duas saidas. A bobina da ranger / explorer v4 4.0 é muito semelhante, mas precisaria adaptar o conector.. e o preço acho que é parecido , entao nao sei se convem.
No mercadolivre achei a bobina , bem mais em conta... https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 8077a6b874
Mas é aquilo, nao é a original , MTE-Thompson ou bosch...
As saidas da bobina sao de duas em duas, apesar de internamente terem enrolamentos individuais.
A outra coisa que pode ocorrer , pelo que me lembro, é uma trinca/fissura nela, e com isso permite entrada de umidade, que tambem danifica a bobina. e como esse motor esquenta uma barbaridade, a trinca eventualmente acontece.
entendo que o ideal é colocar a bobina original, mas ja vi adaptações simples utilizando 3 bobinas de uno ou gol, que tem duas saidas. A bobina da ranger / explorer v4 4.0 é muito semelhante, mas precisaria adaptar o conector.. e o preço acho que é parecido , entao nao sei se convem.
No mercadolivre achei a bobina , bem mais em conta... https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 8077a6b874
Mas é aquilo, nao é a original , MTE-Thompson ou bosch...