Viscosa: Consegui um ótimo resultado retirando 9 gotas (sim, gotas) de silicone, o que prova o quão sensível é o ajuste fino. Inclusive o comportamento na partida ficou muito bom (prese por uns 3-4 segundos, em seguida cai a rotação).
Fiz um rebuild meio que parcial da suspensão dianteira. As peças foram amortecedores KYB, molas aliperti, calços de mola de marca qualquer, bieletas GM. Batentes não troquei. Apenas a coifa direita estava bem ruim e coloquei uma mobensani. Junto a isso foram instalados 4 Michelin Primacy 4 na medida original (195/65 R15) para substituir os Yokohama C-Drive que já tinham 12 anos de DOT e estavam super ressecados. De extra, aproveitado para trocar a coifa interna da homocinética esquerda que ganhou um rasgo e começou a espalhar graxa. Eu até cheguei a comprar um par de molas traseiras para tentar nivelar a parte de trás, mas só achei Fama (antiga aliperti). Comparando com uma original que tenho, vi que era muito diferente e fiquei com receio de ficar muito alto /muito duro.
Fiz uma pequena viagem de Brasília a Uberlândia para a casa do nosso amigo Márcio (last). Cerca d 800km, sem percalços. Carro muito firme e macio.
Chegando lá aproveitamos para fazer uma limpeza e equalização dos injetores. Tinha dois um pouco fora. Também apareceu um gotejamento na lateral direita do radiador.
Na volta tive um pouco de dificuldade com o ar condicionado. A cabine no máximo ficava fresca, e quando parava dava pra ver a tubulação de baixa congelada.
Em casa, com outra viagem ja programada fiz as seguintes manuts:
- Troca da pinça traseira esquerda, que estava travada novamente, junto com um jogo de pastilhas novas;
- Troca do radiador por um Procooler (visualmente idêntico ao notus)
- Troca da válvula torre do compressor de verde para azul e nova carga;
Um dia antes de sair, mais um vazamento. Dessa vez na mangueira inferior que foi cortada pela abraçadeira. Corri atrás de uma e consegui Jamaica em uma Auto peças.
Durante e ida, um percalço. Na cidade de Cristalina - GO o ar parou de funcionar. O LED continuava aceso, então por alto descartei vazamento, pois a alimentação dele vem após o pressostato de baixa pressão. Na primeira parada dei uma chacoalhada no conector do compressor e nada. Infelizmente teria que seguir assim.
Em Uberlândia, com ajuda do Marcio fomos a uma loja de AC. O cara colocou o manômetro e de cara vimos que tinha fluido. Com a caneta de teste ele me disse: ó tem 12V no compressor, mas não tem negativo.
Puxei o esquema na hora e relembrei que o negativo do compressor passa pelo relé de corte pelo cambio e pelo corte do cebolão. Um tapa no relé la na caixa e o compressor armou na hora. Deu pra ver também que usando um relé de 5 pinos universal e eliminando o pino 87, serviria perfeitamente. Assim foi feito e voltamos a ter AC.
Com a elevada temperatura ambiente (por volta dos 36°) o marcador de temperatura do motor passou a exibir 4 barrinhas. fui aliviando o pé até abaixar para 3 e nas paradas preferia manter o motor funcionando para a água continuar circulando.
Após uma parada em São Paulo, seguimos para Curitiba. Como iria pegar a serra do mar até o litoral, achei por bem substituir a termostática, pois não sabia se a indicação quase que constante de 3 barras na estrada era por conta de falta de circulação ou o medidor que marca errado. Saiu a Termo Wahler, coloquei uma Motorad (embalagem Marelli), ambas 80°.
Na subida da serra não houve aquecimento. No retorno, que a temperatura ambiente estava baixa e sem AC, consegui rodar com 2 barrinhas maior parte do tempo. Eu ainda vou retornar o sensor de painel original e fazer mais alguns diagnósticos na fiação antes de condenar mais algo.
Numa parada, o alternador não entrava. Voltou sozinho após acelerar (auto-excitação). Devo abri-lo novamente para trocar o regulador, pois não estou confiando nele.
No total foram 3.184 km em 7 dias. Consumo pelo CB ficou na faixa de 8.8. Ok considerando 5 passageiros + bagagem.
Sobre o AC, foi apenas suficiente. Com elevada temperatura externa e intensa luz solar, a quantidade de ar insuflada na cabine não consegue resfriar a contento. Estou com a ideia de retornar o meu setup original, torre verde com evaporador original, que eu percebia um fluxo de ar maior.
Algumas fotos durante o caminho
Danrmp - Omega CD 3.0 1994.
Re: Danrmp - Omega CD 3.0 1994.
Rs Dan... parabéns cara. É um deleite ler seus relatos.
O exemplo do correto cuidado com o carro , e a consequencia de ter um carro confiavel. "Olha o tamanho do rolê que o cara deu".... e ta la , firme e forte a nave espacial.

O exemplo do correto cuidado com o carro , e a consequencia de ter um carro confiavel. "Olha o tamanho do rolê que o cara deu".... e ta la , firme e forte a nave espacial.

Re: Danrmp - Omega CD 3.0 1994.
Muito bacana o relato e passar esse feedback para nós.
Vou tirar o tempo hoje de ler todo seu tópico, afinal acabei de comprar meu primeiro omega 3.0 o qual desmanchei completo para restaurar do zero!
Quero deixar igual saiu da fábrica e vou procurar muita informação aqui no fórum.
Parabéns pelo carro e pelo empenho em mantê-lo em perfeitas condições.
Vou tirar o tempo hoje de ler todo seu tópico, afinal acabei de comprar meu primeiro omega 3.0 o qual desmanchei completo para restaurar do zero!
Quero deixar igual saiu da fábrica e vou procurar muita informação aqui no fórum.
Parabéns pelo carro e pelo empenho em mantê-lo em perfeitas condições.
OMEGA 3.0 93 MONOCROMÁTICO
Re: Danrmp - Omega CD 3.0 1994.
Eu andei neste omega quando estive em Brasília
um verdadeiro espetáculo, uma máquina. O melhor de tudo foi que o amigo Dan me deixou guiar o Absoluto, passei pelos principais locais da nossa capital, foi muito louco, inesquecível para mim.

Re: Danrmp - Omega CD 3.0 1994.
Mass demais esse dia. Quando vc dirigiu ele ainda não tinha feito o AC... Agora tá bem melhor que aquela época rsrs
Re: Danrmp - Omega CD 3.0 1994.
Tirando o pó daqui..
Fevereiro de 2024: 144.000km Março de 2024, manutenções: Coifa homocinética que rasgou, bomba de combustível (preventiva), vedação bóia (vazando), correia correta (2260 ante 2263)
Estava de férias e fiz dois rápidos passeios com a patroa, Alto Paraíso:
Neste dia soltou a lente do pisca direito e devido a um temporal desgracento depois do almoço, encharcou dentro do carro. Em casa desmontei pra secar melhor
E também fomos a Pirenópolis, sem muitos registros
Manutenções de Abril:
Cheiro de combustível abaixo dos 20 litros, troquei a tampa mas não resolveu. Pela minha análise, o gargalo está muito baixo e a tampa topa na borracha da carroceria antes de vedar totalmente. Tá assim até hoje..
Encomendei meio às cegas uma tampa e rotor da Alemanha, sem ter certeza que a capa anti-ruido eletrmagnético serviria. Felizmente encaixou perfeitamente
Resolvi instalar as molas Fama que tinha comprado. Não achei que deixou muito mais duro, mas o aspecto de traseira caída melhorou:
Em maio fomos mais uma vez a Pirenópolis levar uma visita. No caminho virou 146.000km
Junho: Ida a Belo Horizonte para o aniversário do amigo Raphael Hagi:
E no final do mês, mais uma virada de hodômetro: 148.000km
Agosto: Participação na terceira (ou quarta?) edição do Jorlan Retrô
Outubro:mais um período de férias, aproveitei para resolver o suporte central que já tinha cedido a um tempo e causava vibração desconfortável ao arrancar. Passeio para Posse (GO) e novo marco, 150.000km
Antes dessa ida á Posse o alternador começou a miar novamente, o mesmo sintoma que ocorreu em outubro de 2023 em Registro SP. Ainda consegui ir e voltar com o carro, mas na volta abri novamente o alternador. Sai o regulador Transpo, entra um Gauss. Também aproveitei para fazer a troca da mangueira do retorno da DH e tirar um vazamento na mangueira do reservatório que sempre melava toda a longarina. Com o novo regulador, aquela luz de fluido de freio fantasma, bem fraquinha, sumiu.
Com mais uma ida programada para SP em dezembro (afinal teríamos DOIS shows do Iron Maiden) concluí que o AC não estava bom para meu gosto. Troquei a caneta pela Laranja que é 5 centésimos de polegada menor que a amarela e melhorou. Ainda não no nível de quando tinha torre verde (que congelava) mas foi bem. Também troquei o atuador do circulador direito que estava com vazamento e não conseguia vedar a portinhola completamente.
Em SP vi os amigos de já conhecidos no fórum Raphael Hagi e Roberto Francesco. Também dei um pulo para ver o amigo Diego e conhecer o omega verde Voltando de Atibaia peguei um transito de 1 hora num calor fdp e um defeito que havia começado a um tempo manifestou com força.. Falha de um cilindro na marcha lenta.. Basta acelerar que melhora. Até a correção de marcha lenta do neutro/drive muda. Depois (neste mes) descobri uma entrada de vácuo no coletor nos cilindros 1-2 devido a um parafuso frouxo. Praticamente sanou após o aperto, mas agora voltou e preciso investigar mais.
O último update é da última sexta feira, que rodando no bairro fiquei sem acelerador... Causa: a haste que faz a ligação cabo-borboleta folgou, desrosqueando totalmente e perdendo a porca rosca esquerda (nem pra ser a normal... a esquerda custa 500x mais!). Pra ajudar na desgraça, revirando a região pra ver se encontrava a porca, rasguei a mangueira de ventilação da tampa de válvulas. Pelo jeito ela já estava rasgada abaixo da abraçadeira... Torcendo para o defeito de falha de cilindro estar relacionado.
Fevereiro de 2024: 144.000km Março de 2024, manutenções: Coifa homocinética que rasgou, bomba de combustível (preventiva), vedação bóia (vazando), correia correta (2260 ante 2263)
Estava de férias e fiz dois rápidos passeios com a patroa, Alto Paraíso:
Neste dia soltou a lente do pisca direito e devido a um temporal desgracento depois do almoço, encharcou dentro do carro. Em casa desmontei pra secar melhor
E também fomos a Pirenópolis, sem muitos registros
Manutenções de Abril:
Cheiro de combustível abaixo dos 20 litros, troquei a tampa mas não resolveu. Pela minha análise, o gargalo está muito baixo e a tampa topa na borracha da carroceria antes de vedar totalmente. Tá assim até hoje..
Encomendei meio às cegas uma tampa e rotor da Alemanha, sem ter certeza que a capa anti-ruido eletrmagnético serviria. Felizmente encaixou perfeitamente
Resolvi instalar as molas Fama que tinha comprado. Não achei que deixou muito mais duro, mas o aspecto de traseira caída melhorou:
Em maio fomos mais uma vez a Pirenópolis levar uma visita. No caminho virou 146.000km
Junho: Ida a Belo Horizonte para o aniversário do amigo Raphael Hagi:
E no final do mês, mais uma virada de hodômetro: 148.000km
Agosto: Participação na terceira (ou quarta?) edição do Jorlan Retrô
Outubro:mais um período de férias, aproveitei para resolver o suporte central que já tinha cedido a um tempo e causava vibração desconfortável ao arrancar. Passeio para Posse (GO) e novo marco, 150.000km
Antes dessa ida á Posse o alternador começou a miar novamente, o mesmo sintoma que ocorreu em outubro de 2023 em Registro SP. Ainda consegui ir e voltar com o carro, mas na volta abri novamente o alternador. Sai o regulador Transpo, entra um Gauss. Também aproveitei para fazer a troca da mangueira do retorno da DH e tirar um vazamento na mangueira do reservatório que sempre melava toda a longarina. Com o novo regulador, aquela luz de fluido de freio fantasma, bem fraquinha, sumiu.
Com mais uma ida programada para SP em dezembro (afinal teríamos DOIS shows do Iron Maiden) concluí que o AC não estava bom para meu gosto. Troquei a caneta pela Laranja que é 5 centésimos de polegada menor que a amarela e melhorou. Ainda não no nível de quando tinha torre verde (que congelava) mas foi bem. Também troquei o atuador do circulador direito que estava com vazamento e não conseguia vedar a portinhola completamente.
Em SP vi os amigos de já conhecidos no fórum Raphael Hagi e Roberto Francesco. Também dei um pulo para ver o amigo Diego e conhecer o omega verde Voltando de Atibaia peguei um transito de 1 hora num calor fdp e um defeito que havia começado a um tempo manifestou com força.. Falha de um cilindro na marcha lenta.. Basta acelerar que melhora. Até a correção de marcha lenta do neutro/drive muda. Depois (neste mes) descobri uma entrada de vácuo no coletor nos cilindros 1-2 devido a um parafuso frouxo. Praticamente sanou após o aperto, mas agora voltou e preciso investigar mais.
O último update é da última sexta feira, que rodando no bairro fiquei sem acelerador... Causa: a haste que faz a ligação cabo-borboleta folgou, desrosqueando totalmente e perdendo a porca rosca esquerda (nem pra ser a normal... a esquerda custa 500x mais!). Pra ajudar na desgraça, revirando a região pra ver se encontrava a porca, rasguei a mangueira de ventilação da tampa de válvulas. Pelo jeito ela já estava rasgada abaixo da abraçadeira... Torcendo para o defeito de falha de cilindro estar relacionado.
Re: Danrmp - Omega CD 3.0 1994.
Rapaz, sempre um prazer ver seus updates..... ta de parabens! mto legal!