Problema no ABS do sistema de freio

danrmp
Omegueiro profissional

Re: Problema no ABS do sistema de freio

Mensagem por danrmp »

Eu lembro de ter visto outro carro com o mesmo sensor, mas agora nao me recordo.

Esses senroes são bem robustos, com exceção dos conectores que são feitos de um material super quebradiço. Nunca chei este conector substituto, e pra piorar pra fazer um bom acabamneto em cabo coaxial é bem dificil. Mas perfeitamente "fazível".
Beto Marum
Omegueiro iniciante

Mensagem por Beto Marum »

Boa tarde pessoal,

No meu caso, a luz do ABS NÃO ascende! Estou rastreando todos os pontos do ABS que aprendi com vcs, fusível 27, rele 025794, reles do módulo hidráulico, módulo de controle eletrônico do ABS (embaixo do banco do motorista, conectado mas não testado), etc... mas ainda nada.

Segui o excelente tutorial do Pizzato sobre os problemas com o rele 90275794 e entendi que tenho problema nos dois diodos, neste caso as soldas estão ok e a bobina tb. Alguém sabe o código dos diodos? Não encontro um rele "novo" para comprar.

Agradeço a ajuda.
danrmp
Omegueiro profissional

Mensagem por danrmp »

Vamos analisar o esquema:
Captura de tela 2025-03-06 113641.png
A lâmpada recebe de um lado, positivo vindo da chave de ignição pela malha do painel.

O outro lado, está conectado na trilha 866 do esquema acima (INStruments)

O fio Marrom/Amarelo (BR/GE - Braun/Gelb) segue dois caminhos; Um vai para o pino 29 do módulo de controle, o outro para o pino 10 da unidade hidráulica.

Tanto um quando o outro pode aterrar o pino para acender a lampada.

Na unidade hidráulica, isso é feito "por padrão" pelo contato normalmente fechado do relé U4.2. Quando este relé é energizado, o caminho para o terra é interrompido e a luz apaga.

Portanto, se ela não acende, não necessariamente seu problema está no rele de proteção (K47). No caso dos diodos dele, o menor pode ser substituído por um 1N4007; O maior eu não encontrei nenhuma referencia dos seus valores, eu utilizaria um Zener de 16V e 5 a 10W.
Beto Marum
Omegueiro iniciante

Mensagem por Beto Marum »

danrmp,

Muito obrigado pelas informações e pelo diagrama! Vou fazer uma análise completa e te retorno. Pelo diagrama, realmente o relê de proteção não deveria influenciar na luz do painel.

Agradeço a ajuda!
Responder