Voltando de onde parei.
Naquelas buscas aleatórias no ML, encontrei uma viscosa de 3.0 aparentemente boa num precinho excelente. A que eu usava no carro era de 2.0, então resolvi testar. Aparentemente a construção das duas são iguais, o que muda é a calibração da chapinha bimetalica.
Estava descarregada. Fiz a carga com silicone 7.500, acho que passou um pouco da quantidade, mas como eventualmente ele irá vazar, sem muitos problemas.
3.0 com a de 2.0 original e as paralelas de 3.0 e 4.1
Diferença na altura da 2.0, creio que está amassada para fora.
No meu fornecedor, fui atrás de um evaporador de cobre, para ver se tem maior eficiência mesmo como dizem. Além disso, é menos suscetível a furos por corrosão.
Não sei se os de cobre saíram nos primeiros ou nos últimos. Lá tinha um 92 chassis baixo que tinha sido vendido completo a pouco. Num 2.0 também 982, depois de me f*der inteiro pra acessar o porta luvas, descobri que era AC adaptado...
Lá na prateleira achei um único evaporador, e era de cobre. Comprei regateando o preço, já que estava muito feio. Depois que eu lavei, descobri que estava mais feio ainda.
Esse Zennith foi o Piasentin que me recomendou e é muito bom, rende bem.
O problema do evaporador em questão é que as aletas estavam meio corroídas e estava quase impossível acertá-las. Como a caixa R12 já tem a fama de ter menos vento que a caixa R134, deiei ele de lado e vamos partir para outra solução.
Como não consegui alugar um cilindro de nitrogênio em nenhum lugar, fui numa loja de AC que sei que o cara trabalha assim e pedi para diagnosticar.
O cara ficou meio assim que eu quem fiz o ar, me encheu de pergunta "pra me testar" e tal. De fato tinha um vazamento grande, e era muito idiota. Na porca da conexão do filtro acumulador, que estava solta. ô vergonha da porra. Mas depois de apertar e pressurizar novamente, ainda tinha um vazamento, menor mas tinha. Não identificamos nas conexões visíveis, e existe a possibilidade de ser na junção dos tubos de alumínio com as conexões de cobre do evaporador.
Oleo com constraste para completar a nova carga
A algumas mensagens eu havia dito que tinha comprado um radiador de ar quente por conta do gotejamento. Bom, como ia mexer no evaporador, resolvi trocar ele logo.
Por mais que o vazamento fosse pequeno, me incomodava a possibilidade daquele treco estourar no meio do nada (e pior, podendo queimar o pé do passageiro)
Analisei tudo em volta ali e cheguei a conclusão que se apenas soltasse o tabelier, teria espaço para pucar o radiador.
(desculpem a falta de foco)
Ao puxar o radiador, de fato não estava maluco ao sentir cheiro de aditivo ao mudar para ar quente.. Tinha um vazamento interno nele e a caixa estava melecada por dentro. Uma pena pois ele estava com aspecto muito novo.
Comparando as duas peças, não poderia ser diferente. Uma baita diferença na espessura da peça. Na caixa, ficava mais folgada que bombacha de palhaço. Tive que fazer várias camadas de fita elastomérica para preencher o espaço.
Agora os próximos passos serão fazer uma cobertura para isolar o calor dos canos de ar quente e trocar o evaporador.