Omega 4.1 GLS _ Diamante Negro =P

Alex A. M. Jr.
Omegueiro semi-profissional

Re: Omega 4.1 GLS _ Diamante Negro =P

Mensagem por Alex A. M. Jr. »

Sobre a luta que é ajeitar um Omega, agora eu estou nela meu amigo hahahaha
E não falta tão pouco quanto vc pensa. Os antigos donos maltrataram taaaanto o coitado.

Já deve ter 2 anos que Deus me abençoou com ele. Um conhecido nosso que vive fazendo negócio (aqueles caras que tão sempre comprando carro, dão uma ajeitadinha +- e vendem p comprar outro) apareceu com ele na nossa oficina p ver a suspensão, mas nem queria fazer tudo, só queria dar um "jeitinho" ¬_¬

Quando vi comentei: -Poooo agora sim, ISSO é um carro!
Daí o cara: -Ih Junior... to de saco cheio dessa merda! Essa ****** só dá problema, nunca fica bom. TO VENDENDO, se alguém aparecer perguntando é R$ 14000,00 mas até por 12 eu faço.

O mais engraçado é que eu desdenhei do carro. Na época eu não sabia nada do 4.1 e pensava que só o 3.0 prestava. Isso até que eu sentei no banco do motorista e pisei no acelerador a primeira vez *¬*
Ps.: No final saiu por R$ 8000,00 graças à Deus 8-)

Colho alegremente as consequências daqueles dias até hoje :lol: ...tentando desfazer anos de maus tratos

O pretão veio vazando todos os fluidos possíveis (água, óleo do motor, da direção, do freio, da caixa de marcha e até a gasolina);
Estourando no gás ao ponto de soltar as mangueiras do coletor e arrebentar a caixa do filtro de ar;
Funcionando mal na gasolina;
Sem os auto-falantes originais (inclusive quebraram o forro da porta do motorista p tirar o som, tive que aparafusar ¬¬);
Bolachão arrebentando;
Suspensão precisando de bucha e de amortecedor traseiro;
Na dianteira só tinha lampada nos piscas e no farol principal;

E mais um monte de coisinha que se eu for ficar falando uma por uma vai ficar gigante isso.
Já perdi a conta de quantas vezes ele ficou parado p fazer serviços.

Essa ultima agora foi pra trocar a junta elástica da coluna de direção, daí como eu estava fazendo auto-escola p tirar a minha primeira habilitação (olha só, nem isso eu tinha) e como era ritmo de fim de ano + crise, o omega ficou parado meses.

Acabei trocando a junta elástica, um retentor da caixa de direção, 3 das 4 mangueiras da direção (encontra-se as 4 na net), barra central da direção (TRW), junta da tampa de válvulas, palhetas. Também desmontei a coluna de direção e dei uma GERAL.

Pra instalar ainda, já tenho aqui as 4 coifas das homocinéticas (interna - Albarus Spicer, externa -Esqueci a marca, uma xing ling, mas que valeu a tentativa pelo preço), coxim do diferencial (GM), par de kit dos amortecedores dianteiros (Axios) e os 4 pneus (traseiros: 245/35 r20, novos Ling Long e dianteiros 225/35 r20 usados :mrgreen:)

Domingo nós colocamos o coletor no lugar e as barras de direção. Coloquei a coluna de direção provisoriamente no lugar e fizemos a sangria da direção. Quando ouvi o som do motor depois de meses de silencio... chegou a ser emocionante.

Dá trabalho ter carro velho, intendo quem prefere ter um inferior, porém mais novo. Mas p mim... VALE A PENA!
Anexos
Meu irmão me flagrou regulando o Hidrovácuo (cervo-freio), troço chato de colocar e de tirar do lugar. Felizmente consegui regular por dentro com uma chave 10 de boca
Meu irmão me flagrou regulando o Hidrovácuo (cervo-freio), troço chato de colocar e de tirar do lugar. Felizmente consegui regular por dentro com uma chave 10 de boca
Meu coletor estava sem aquele parafuso  que fica em baixo do "Chevrolet", daí comprei esse (não achei o preto de aço) e usei essa bucha de bieleta no lugar da que deveria haver ali
Meu coletor estava sem aquele parafuso que fica em baixo do "Chevrolet", daí comprei esse (não achei o preto de aço) e usei essa bucha de bieleta no lugar da que deveria haver ali
Comparando a Barra Central GM com a nova TRW
Comparando a Barra Central GM com a nova TRW
IMG_20160117_171013533.jpg
Da pra ver que a original era superior
Da pra ver que a original era superior
Depois vou lavar, como fiz com a tampa de válvulas
Depois vou lavar, como fiz com a tampa de válvulas
IMG_20160117_155643745.jpg
Caixa de direção no lugar Graças à Deus, que trabalho que deu. Detalhe: Veio escrito "Omega 3.0" em uma das mangueiras. Sendo que é bem diferente
Caixa de direção no lugar Graças à Deus, que trabalho que deu. Detalhe: Veio escrito "Omega 3.0" em uma das mangueiras. Sendo que é bem diferente
Mesa de instrumentos
Mesa de instrumentos
Omega Gls 4.1 - 1995 - Preto Lizst

"Direi do SENHOR: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei."
marcosvl
Omegueiro de plantão

Mensagem por marcosvl »

Parabens amigo pelo cuidado, da trabalho mas depois e so alegria...
Boa sorte com a maquina
Omega Prata Huet 4.1 98/98
Simplesmente Absoluto!!!
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
José
Omegueiro de plantão

Mensagem por José »

Parabéns nobre....estou numa saga parecida...
Roberto Francesco
Omegueiro de plantão

Mensagem por Roberto Francesco »

Alex, parabéns pelos cuidados com o carro!
Omega CD 4.1 1996 - cinza monet: http://forum.clubedoomegabrasil.com.br/ ... ?f=56&t=51

Omega Diamond 3.0 1994 - azul strauss: http://forum.clubedoomegabrasil.com.br/ ... ?f=56&t=76
diego rodrigues
Omegueiro iniciante

Mensagem por diego rodrigues »

parabéns! aos poucos vai zerando as coisas. o bom é que vai conhecer bem o carro.
BMW 540i E39 1996 Cosmos Black
Ex-Omega CD 4.1 1996 Cinza Monet (2008-2014)
YT: https://www.youtube.com/user/DIEGO4100
Alex A. M. Jr.

Valeu gente. Algumas coisas são bem complicadas e chatinhas, mas eu tenho satisfação em mexer no carro. Tudo que posso eu faço.
Até os pneus fui eu que montei :P
Um dianteiro (e 2 traseiros no suprema do meu pai) no feriado, o outro dianteiro quarta-feira depois do expediente e os 2 traseiros hoje.

Depois vejo se posto algumas fotos.

Agora é só umas coisinhas na coluna de direção p ela ir pro lugar e dar um jeito no cabo do acelerador, daí o Omega já pode sair do seu local de repouso 8-)

"Direi do SENHOR: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei."
José
Omegueiro de plantão

Mensagem por José »

logo vai estar novo... parabéns...
leo_almeida
Omegueiro profissional

Mensagem por leo_almeida »

Parabéns pelo carinho com o carro amigo....

Diz uma coisa, qual retentor da caixa trocou? A minha vaza desde sempre.... e tenho impressão ser naquele lá embaixo... vc trocou em casa, com ela no lugar? teve que tirar fora a caixa, conta aí hehe
Omega GLS 2.2 1996/1997 Prata Huet
Blazer Executive 4.3 V6 1999 Branco Mahler
Astra Wagon GLS 2.0 1995 Vermelho Goya

Conduzido por mim, guiado por Deus e cuidado por JC!
Alex A. M. Jr.

Po Leo, que bom q tu perguntou, foi o seguinte:

O ultimo bolachão lixo que estourou no carro quebrou a flange que liga a caixa ao cardã. Eu até fiz um tópico falando sobre isso no fórum antigo.

Quando conseguimos soltar a porca que prende a flange na caixa (acho que é chave 30, e é MUITO RUIM DE SAIR, MUITOOOOO) notamos que o retentor que fica ali, o da saída da caixa mesmo, tava meio ruim.

Isso foi na nossa oficina, com o carro no elevador e meu pai me ajudando. Não tivemos que tirar a caixa (embora já tenhamos tirado uma vez pra trocar o disco de embreagem, o que me ocasionou um problemão com atuadores o que inclusive temo que esteja se repetindo x_x), como o retentor tava lá a 20 anos, tava bem ressecado mas não foi tão difícil assim de tirar. Fizemos um furo nele, enfiamos uma ferramenta lá qualquer, acho que uma chave de fenda, não lembro, e puxamos.

O problema todo é que se vc chega na auto-peças e pede um "Retentor da Caixa de Marchas do Omega", CLARO que ninguém tem, e o problema todo é que nele vem escrito 3 numerações. Uma é o código da peça original GM, outro é o código de "reposição" e o terceiro é a medida.

Quando furamos o retentor, estragamos logo o número do código de reposição. Sendo que NINGUÉM tinha a GM e infelizmente é difícil nos dias de hoje o vendedor se dar ao trabalho de olhar os catálogos em busca de peças.

Quando encontrei um cara disposto a usar o número com as medidas e caçar nos catálogos, depois de um tempinho de procura ele descobriu que é o mesmo retentor do diferencial! Inclusive, acho que do 3.0 e do 4.1 é diferente do dos 2.0 e 2.2.

Serviu perfeitamente e tá lá até hoje. Depois se quiser eu procuro o antigo que guardei em algum lugar e te digo a medida ;)

Alex A. M. Jr.

Opa, espera... por acaso tu se refere ao retentor da caixa de DIREÇÃO?! xD

Responder