Re: Apresentação de novo membro
Enviado: 15 Fev 2023, 10:26
Atualização sobre o diagnóstico do problema do carro.
Recapitulando:
Já havia substituído bomba de combustível;
Filtro de combustível;
Filtro de ar;
Sensor de rotação;
Limpeza de MAF, TBI, bicos injetores, atuador de marcha lenta, sensores;
Regulagem de velas;
Remontagem dos coletores de admissão pra evitar possível entrada de ar;
Já havia testado outra bobina.
Então resolvi comprar o Opcom para diagnosticar em casa, porque na minha cidade nenhuma oficina conseguiu ou quis tentar conectar com a central do omega.
Depois que decidir comprar o Opcom, o problema passou a ser a conexão do dispositivo.
Primeiro o vendedor do ML não enviou o cabo adaptador;
Depois de receber o cabo vi que o Opcom estava com uma versão de firmware muita antiga, que não conversava com os softwares (V01.35);
O vendedor precisou enviar outro Opcom com o firmware mais recente (V01.99);
Depois o cabo adaptador, apesar de ter a mesma pinagem da tomada de diagnósticos do omega (12 pinos), não funcionava no omega, porque a sequência de pinos do omega é diferente do ALDL, mesmo tendo a mesma quantidade de pinos.
Então tentei contato com o nobre colega Danrpm e só assim consegui fazer o Opcom conversar com a central do carro.
Danrpm me explicou que para conectar o dispositivo na tomada do carro eu deveria ligar de forma individual os pinos de 12V, terra e diagnóstico.
E só assim consegui conexão com a central do carro.
E felizmente, a lista de erros apontou o que eu queria: Mass air flow sensor vontage high e low.
Sensor MAF hora acusando voltagem alta, hora acusando voltagem baixa.
Ontem comprei o MAF no ML. Infelizmente não pude comprar um original bosch. Vou testar um chingling primeiro.
Agradecimento ao amigo Danrpm!
Recapitulando:
Já havia substituído bomba de combustível;
Filtro de combustível;
Filtro de ar;
Sensor de rotação;
Limpeza de MAF, TBI, bicos injetores, atuador de marcha lenta, sensores;
Regulagem de velas;
Remontagem dos coletores de admissão pra evitar possível entrada de ar;
Já havia testado outra bobina.
Então resolvi comprar o Opcom para diagnosticar em casa, porque na minha cidade nenhuma oficina conseguiu ou quis tentar conectar com a central do omega.
Depois que decidir comprar o Opcom, o problema passou a ser a conexão do dispositivo.
Primeiro o vendedor do ML não enviou o cabo adaptador;
Depois de receber o cabo vi que o Opcom estava com uma versão de firmware muita antiga, que não conversava com os softwares (V01.35);
O vendedor precisou enviar outro Opcom com o firmware mais recente (V01.99);
Depois o cabo adaptador, apesar de ter a mesma pinagem da tomada de diagnósticos do omega (12 pinos), não funcionava no omega, porque a sequência de pinos do omega é diferente do ALDL, mesmo tendo a mesma quantidade de pinos.
Então tentei contato com o nobre colega Danrpm e só assim consegui fazer o Opcom conversar com a central do carro.
Danrpm me explicou que para conectar o dispositivo na tomada do carro eu deveria ligar de forma individual os pinos de 12V, terra e diagnóstico.
E só assim consegui conexão com a central do carro.
E felizmente, a lista de erros apontou o que eu queria: Mass air flow sensor vontage high e low.
Sensor MAF hora acusando voltagem alta, hora acusando voltagem baixa.
Ontem comprei o MAF no ML. Infelizmente não pude comprar um original bosch. Vou testar um chingling primeiro.
Agradecimento ao amigo Danrpm!