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Apresentação de novo membro.

Enviado: 08 Abr 2025, 05:24
por BLN
Fala, galera do Clube do Ômega Brasil!

Me chamo Tiago Belieny, sou servidor público e moro em Belém do Pará – sim, naquela cidade tão, tão distante, onde a brisa quente mistura o cheiro de açaí com o ronco do motor!

Sou o feliz (e orgulhoso!) dono de um Ômega 3.0 1994, que mesmo com seus quase 30 anos nas costas, continua imponente como um verdadeiro senhor dos sedãs.

Cheguei no clube pra trocar (na verdade mais receber) experiências, aprender com os veteranos e, claro, compartilhar as aventuras (e eventuais dores de cabeça) dessa nave maravilhosa.

Re: Apresentação de novo membro.

Enviado: 08 Abr 2025, 07:26
por Admin
Bom dia Belieny!! bem vindo ao clube!!

que legal, um 3.0!! e ta bonito nas fotos hein... é legal ver um Omega com "dono" né.. a disposição para manter o carro é o que faz valer! fique a vontade pra perguntar, e conta mais da historia do seu carro!

bem vindo :):)

-Admin

Re: Apresentação de novo membro.

Enviado: 12 Abr 2025, 15:25
por BLN
Então! Não temos muita história ainda, pois ele chegou a pouco na garagem…
Comprei o carro de um amigo, que comprou de outro e por ai vai.
Estou na fase de organização e fazendo uma boa revisão mecânica.
Na garagem temos ainda uma cherokee XJ que também é equipada com 6 cilindros.
Estou com um problema no omega, pois ele marca “quente” (por volta dos 100°), mas não esta “quente”. Visando ter a certe- disso, troquei a viscosa (que estava meia boca), a ventoinha (que estava quebrada) e os sensores do painel e de temperatura (o azul).
Ah, ele não ta a marcando nada e passou a “esquentar” quando troquei os sensores. Me ajudem ai!

Re: Apresentação de novo membro.

Enviado: 14 Abr 2025, 07:39
por Admin
BLN,

o painel é meio sensivel ao aterramento / negativo. bem como a tensão dos sinais dos sensores. Penso que o caso pode ser esse; Mas diria para arranjar um termometro a laser , sabe, daquele de pistolinha, e tentar comparar a temperatura na regiao do cebolao, com a temperatura indicada no painel. Se voce observar que no painel tá maior, pode ser esse caso do aterramento. Aquele soquete traseiro é loco pra dar malcontato... o que vai no meio do painel. vai contando ai !

Re: Apresentação de novo membro.

Enviado: 15 Abr 2025, 07:18
por BLN
Então,
Primeiro, obrigado pela resposta.
Ontem eu medi a temperatura do carro em vários “locais” com um termômetro industrial. Enquanto aquecia eu media bloco do motor, mangueiras, radiador e reservatório. Tudo ok!
Quando media na base da termostática, bem próximo ao sensor que manda sinal pro painel, a temperatura estava normal (86.9), mas quando media no próprio sensor ele esta a mais “quente” (99.7) em alguns momentos passa do de 100°.
Observo, também, que o teste foi feito com o carro parado. Ele alcançou rapidamente os 90° no painel, mas a temperatura ainda estava bastante baixa nos componentes (na casa dos 60°).
Será que posso estar usando um sensor errado?

Re: Apresentação de novo membro.

Enviado: 15 Abr 2025, 07:30
por BLN
Como disse, o carro marcou 90° rápido e o motor ainda estava frio. Achei interessante porque a temperatura trabalhou gradativa e homogênea em todo o sistema, menos no painel.
Ah, quando troquei o sensor recentemente, pois o outro subia um pouquinho e parava, usei um do mercado livre que indicava vários carros.
O velho, como disse, marcava “nada” e quando tirei ele estava bastante corroído e parecia que era original.

Re: Apresentação de novo membro.

Enviado: 15 Abr 2025, 08:02
por Admin
que interessante.... certa vez eu estava mexendo com cebolinha de temperatura tbm, mas era outro carro. entretanto, percebi a mesma coisa... a cebolinha nova ia rapido pro "meio" do marcador (nao tinha numeros, só risquinhos... mas deduzo ser 90 a 100 graus) porém ficava ali parado mesmo com a temperatura variando entre 90 e 102... entao fiquei matutando se o termopar interno la nao tem essa caracteristica.... ou se é defeito mesmo hehe... mas no sensor original, era gradativo, diferente do tal novo.. mas achei bem legal voce atualizar aqui! vamo acompanhando!

Re: Apresentação de novo membro.

Enviado: 14 Mai 2025, 10:06
por danrmp
Desconecte o fio do sensor e meça, deve ter 10V com o circuito aberto. Tb meça a tensão entre a carcaça do sensor e o negativo da bateria.

Cada marca de sensor registra de um jeito, mas aparentemente está bem discrepante. Como não é muito caro, vc pode testar com outras. Eu dou preferencia pro VDO que era original.