Atualização sobre o diagnóstico do problema do carro.
Recapitulando:
Já havia substituído bomba de combustível;
Filtro de combustível;
Filtro de ar;
Sensor de rotação;
Limpeza de MAF, TBI, bicos injetores, atuador de marcha lenta, sensores;
Regulagem de velas;
Remontagem dos coletores de admissão pra evitar possível entrada de ar;
Já havia testado outra bobina.
Então resolvi comprar o Opcom para diagnosticar em casa, porque na minha cidade nenhuma oficina conseguiu ou quis tentar conectar com a central do omega.
Depois que decidir comprar o Opcom, o problema passou a ser a conexão do dispositivo.
Primeiro o vendedor do ML não enviou o cabo adaptador;
Depois de receber o cabo vi que o Opcom estava com uma versão de firmware muita antiga, que não conversava com os softwares (V01.35);
O vendedor precisou enviar outro Opcom com o firmware mais recente (V01.99);
Depois o cabo adaptador, apesar de ter a mesma pinagem da tomada de diagnósticos do omega (12 pinos), não funcionava no omega, porque a sequência de pinos do omega é diferente do ALDL, mesmo tendo a mesma quantidade de pinos.
Então tentei contato com o nobre colega Danrpm e só assim consegui fazer o Opcom conversar com a central do carro.
Danrpm me explicou que para conectar o dispositivo na tomada do carro eu deveria ligar de forma individual os pinos de 12V, terra e diagnóstico.
E só assim consegui conexão com a central do carro.
E felizmente, a lista de erros apontou o que eu queria: Mass air flow sensor vontage high e low.
Sensor MAF hora acusando voltagem alta, hora acusando voltagem baixa.
Ontem comprei o MAF no ML. Infelizmente não pude comprar um original bosch. Vou testar um chingling primeiro.
Agradecimento ao amigo Danrpm!
Apresentação de novo membro
Re: Apresentação de novo membro
Omegueiro/opaleiro apaixonados pelos GM TT.
Re: Apresentação de novo membro
Que bom que esta conseguindo resolver o problema.
Depois posta o link de onde vc adquiriu o opcom
Depois posta o link de onde vc adquiriu o opcom
Omega Prata Huet 4.1 98/98
Simplesmente Absoluto!!!
Simplesmente Absoluto!!!
Re: Apresentação de novo membro
CA
RAM
BA
que legal!!!
tenho um opcom 1.99, uso no Vectra C 06. muito inteligente ligar a linha K do ALDL para OBD.... que top!!
Vai contando que ta ficando mto bom !!! parabéns!
E o DAN eh o cara msm, bixao manja tudo!
RAM
BA
que legal!!!
tenho um opcom 1.99, uso no Vectra C 06. muito inteligente ligar a linha K do ALDL para OBD.... que top!!
Vai contando que ta ficando mto bom !!! parabéns!
E o DAN eh o cara msm, bixao manja tudo!
Re: Apresentação de novo membro
marcosvl escreveu:Que bom que esta conseguindo resolver o problema.
Depois posta o link de onde vc adquiriu o opcom
No Ml tem de montão. São todos cópias, mas funcionam.
É só torcer para que o vendedor não envie um com uma versão muito antiga, mas dá para perguntar no próprio no anúncio pela versão firmware mais recente.
Omegueiro/opaleiro apaixonados pelos GM TT.
Re: Apresentação de novo membro
Admin escreveu:CA
RAM
BA
que legal!!!
tenho um opcom 1.99, uso no Vectra C 06. muito inteligente ligar a linha K do ALDL para OBD.... que top!!
Vai contando que ta ficando mto bom !!! parabéns!
E o DAN eh o cara msm, bixao manja tudo!
Exato, se não fosse o Dan eu não teria conseguido ler o carro.
Ontem a noite fiz mais uma conexão com o Opcom com o carro em funcionamento para analisar a resposta da MAF.
Ela tanto acusa 0 volts durante a aceleração como também acusa voltagem alta na marcha lenta do carro. E sempre variando.
Mas reparei também que a lista de falhas está apontando outras coisas :
1- Voltagem baixa no sistema de refrigeração (Coolante system) Não sei se refere-se ao sistema de cebolão e ventoinha ou ao sensor de temperatura que fica na carcaça da válvula termostática;
2- Erro no sensor de RPM.
Já fiz a troca do sensor de rotação da roda fônica, mas não sei se essa falha refere-se à ele ou ao sensor do eixo de comando.
Fora isso, a MAF nova chegou hoje.
Comprei a mais baratinha do ML, marca YMAX, 136 reais.
A noite vou montar e testar.
Omegueiro/opaleiro apaixonados pelos GM TT.
Re: Apresentação de novo membro
Irruuu
torcendo aqui pra dar certo o MAF!
torcendo aqui pra dar certo o MAF!
Re: Apresentação de novo membro
Admin escreveu:Irruuu
torcendo aqui pra dar certo o MAF!
Sua torcida deu certo, amigo!
Agora o 4.1 voltou a vida!
Foi só plugar a MAF nova e o carro ficou com o funcionamento perfeito.
Marcha lenta quietinha e estável, aceleração rápida e lisinha. Até o barulho do carro voltou a ficar bonito
Omegueiro/opaleiro apaixonados pelos GM TT.
Re: Apresentação de novo membro
Que legal que legal que legal
comprar uns 10 MAF e deixar de reserva rsss pq é sazonal... tem meses que nao acha um. E agora vc achou assim, puf...
EXCELENTE! fico mto contente que deu certo!
comprar uns 10 MAF e deixar de reserva rsss pq é sazonal... tem meses que nao acha um. E agora vc achou assim, puf...
EXCELENTE! fico mto contente que deu certo!
Re: Apresentação de novo membro
Bom saber dorelato positivo, MAF paralelo é uma peça que costuma dar muita dor de cabeça